Modalidades
Exclusivo Leonino - Após rutura do tendão de Aquiles, craque do Sporting mais perto do regresso
19 Jan 2026 | 11:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
30 Mai 2020 | 12:11 |
Pedro Gil, em entrevista ao Jornal Sporting, falou sobre a época que terminou mais cedo devido à pandemia e revelou como tem passado os dias de isolamento.
O antigo internacional espanhol começou por dizer que não tem sido assim tão difícil para ele o período de confinamento, uma vez que se encontra em Espanha junto da família. No entanto, referiu que “a única coisa que me custa é, de facto, estar longe do ringue e dos balneários”, sublinhou Pedro Gil.
Para o experiente jogador de hóquei em patins, a paragem dos campeonatos foi uma decisão chocante e que marcou muito a temporada: “Foi um choque, não estava à espera. Esta época podia ter sido de sonho para mim e para o Sporting CP, isto porque o clube podia tornar-se no primeiro clube português a vencer quatro troféus da modalidade na mesma época e seria a minha temporada com mais títulos”.O jogador leonino acredita que o mais importante, apesar das paragens das competições, é a saúde de cada um e espera que tudo posa voltar à normalidade.
Quanto ao período de quarentena em Espanha, Pedro Gil para além de manter a forma física, tem investido num projeto familiar. “Há vários anos que decidi e comecei eu próprio, juntamente com o meu pai, a construir a minha casa e é nisso que tenho trabalhado. Nas últimas férias não deu para fazer grande coisa, mas agora temos tido tempo e muito trabalho”, referiu o atleta leonino de 40 anos.
Recorde-se que Pedro Gil representa o Clube verde e branco desde 2016/17, vindo do hóquei italiano e desde então conquistou um Campeonato Nacional e uma Liga Europeia de Clubes ao serviço dos leões. Com a listada verde e branca, o espanhol já realizou 116 jogos, tendo marcado 95 golos.
Para além disso, conta com um vasto palmarés internacional, onde se destacam 7 Europeus de Hóquei, 6 Mundiais de Hóquei em Patins e 3 Taças das Nações.
Tal como revelado inicialmente pelo nosso Jornal, verdes e brancos vão permitir o 'adeus' de um dos portugueses do plantel principal
03 Fev 2026 | 11:41 |
Exclusivo Leonino confirmado! Henrique Magalhães irá deixar o Sporting no final da presente época. O internacional português prepara-se para concluir a sua segunda passagem pelos leões, somando um total de sete temporadas ao serviço do clube de Alvalade.
Tal como o nosso Jornal já havia avançado, depois de, na temporada anterior, a saída ter estado praticamente definida, o jogador acabou por permanecer mais um ano no plantel. Desta vez, no entanto, o regresso à cidade do Porto surge como um cenário dado como certo, escreve o Zerozero.
Em todo o caso, o Leonino sabe que, nesta fase, o destino mais provável para Henrique Magalhães será a Oliveirense. Apesar de continuar a ser opção regular para Edo Bosch, os leões acreditam que o trajeto do jogador em Alvalade está no fim e até tem o seu substituto definido. Assim sendo, o hoquista poderá regressar a uma casa que bem conhece - aliás, esteve duas temporadas na equipa de Oliveira de Azeméis antes de assinar com o Sporting pela segunda vez.
Na presente temporada, o hoquista português já realizou 24 partidas oficiais, nas quais registou um total de sete golos. No Sporting desde 2021/22, Henrique Magalhães já conquistou mais de uma dezena de títulos, entre os quais duas Ligas dos Campeões, um Campeonato Nacional e um Mundial de Clubes.
Por seu turno, a equipa de hóquei em patins do Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, frente à própria Oliveirense. O encontro diante da turma liderada por Nuno Resende, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á no Pavilhão João Rocha, pelas 18h30.
Guarda-redes que atua na primeira liga portuguesa e, ao que parece, vai ser reforço do Clube de Alvalade na próxima temporada desportiva
23 Jan 2026 | 12:11 |
António Marante será o novo guarda-redes do Sporting para a próxima temporada 2026/2027. Dono da baliza do Tomar desde 2022, o guardião prepara-se para render o Zé Diogo e juntar-se ao internacional português Xano Edo na defesa das redes leoninas no hóquei em patins.
O atleta de 23 anos assumiu a baliza dos tomarenses em 2022, aposta de Nuno Lopes apesar de 'tenros' 20 anos, e foi uma aposta ganha. Numa equipa em afirmação na categoria máxima, Marante foi preponderante em históricas campanhas no campeonato, na conquista da Taça de Portugal em 2023 e na caminhada para a final da WSE Cup na passada época.
António Marante deve ocupar o lugar de Zé Diogo, que pode deixar a equipa principal do Sporting à beira de completar 33 anos, depois de 21 temporadas de leão ao peito, revela o portal HóqueiPT. O veterano guardião conquistou títulos nacionais jovens e foi internacional jovem, campeão da Europa de Sub-20 em 2012.
O Sporting garante assim um jovem com potencial, apenas seis meses mais novo que Xano, com rotina no Campeonato Nacional, estatuto de titular na sua atual equipa e inúmeras exibições elogiadas. Marante poderá lutar pelo lugar ou, pelo menos, ter minutos na gestão do técnico espanhol Edu Bosch.
Esta temporada, António Marante tem sido uma das grandes figuras da sua equipa. Com a camisola dos leões do Ribatejo, o guardião leva 18 jogos realizados. O Tomar defrontou, no passado mês de dezembro, o Sporting e perdeu por 3-0, em jogo a contar para a 10.ª jornada da fase regular do Campeonato Placard Hóquei Patins 2025/26.
Equipa verde e branca foi a jogo nesta quinta-feira, dia 22 de janeiro, em partida válida para a quinta jornada da competição internacional
22 Jan 2026 | 22:34 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu com a Oliveirense, por 4-2, esta quinta-feira, dia 22 de janeiro, em jogo a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões da modalidade. Henrique Magalhães e Danilo Rampulla foram os autores dos golos dos leões.
A partida começou com oportunidades para ambos os lados, no entanto, a boa exibição dos guarda-redes de parte a parte ia garantindo o nulo do marcador, com uma grande penalidade desperdiçada para cada lado. A segundos do intervalo, Henrique Magalhães desfez o resultado e colocou os verdes e brancos em vantagem (25').
No regresso dos balneários, a igualdade chegou rapidamente. Marc Rouzé marcou para a equipa da casa (30’) e abriu ainda mais o jogo. Foi mesmo o Sporting quem se voltou a colocar na frente, com Rampulla a liderar as tropas (41’), no entanto, a turma de Oliveira de Azeméis respondeu logo de seguida, por Joan Galbas (42’) e, pouco depois, Di Benedetto garantiu a cambalhota no marcador (45’). A segundos do final, João Souto, ex leão, fechou as contas.
Com esta derrota - a quinta em 28 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam sete pontos e estão o terceiro lugar no grupo B da competição. O Benfica é líder com 15. Já o Liceo é segundo classificado com os mesmos pontos dos leões.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 28 de janeiro, frente à AD Valongo. O encontro diante da turma orientada por Raúl Meca, a contar para 13.ª jornada do Campeonato Nacional, jogar-se-á às 21h00, no reduto adversário.
Confira a grande penalidade falhada:
Exclusivo Leonino - Após rutura do tendão de Aquiles, craque do Sporting mais perto do regresso
19 Jan 2026 | 11:50
Fisioterapeuta que esteve no Sporting foi detido pela Polícia Judiciária
17 Jan 2026 | 11:43
Guardião do Sporting defende grande penalidade no final e leões ganham jogo de loucos (4-3)
16 Jan 2026 | 19:44