
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
06 Set 2025 | 10:39 |
Portugal vai defrontar a França na final do Europeu de hóquei em patins, prova que se disputa em território nacional durante o presente mês de setembro. A competição está prestes a chegar ao fim, e com as duas meias-finais disputadas na última sexta-feira, dia 5 de setembro, a seleção nacional já conhece o adversário no jogo decisivo.
Ora, como já explicamos, de um lado da final estará Portugal. Depois de um início complicado no Europeu de hóquei em patins, que viu a seleção nacional perder três jogos na fase de grupos, a equipa das quinas voltou a estar ao seu melhor nível na fase a eliminar.
Depois da goleada frente a Andorra no encontro referente aos quartos-de-final, Portugal defrontou a poderosa Espanha nas meias. O conjunto nacional sofreu o empate no último minuto do encontro, mas continuou a lutar e carimbou a passagem à final da decisão das grandes penalidades, onde Xano Edo, do Sporting, foi muito importante.
A outra meia-final disputou-se entre França e Itália, normalmente as outras duas seleções mais fortes do campeonato europeu. Os gauleses venceram os transalpinos por 9-5 nesse encontro, e marcaram presença na final do Europeu de hóquei em patins, onde vão defrontar Portugal.
Destaque, nessa meia-final, para a presença de Alessandro Verona, na seleção da Itália. O jogador do Sporting até foi um dos marcadores pela squadra azzura, mas saiu derrota com diferença de quatro golos, e viu a sua seleção ficar afastada da final do Europeu de hóquei em patins, que se disputa este sábado, dia 6 de setembro, pelas 21h45.
Equipa das quinas conseguiu nova qualificação para o jogo decisivo do campeonato da europa, após uma fase de grupos que correu muito mal
06 Set 2025 | 08:21 |
Portugal venceu a Espanha e está na final do Europeu de hóquei em patins. A equipa das quinas defrontou a seleção de nuestros hermanos na meia-final do campeonato da europa, e acabou por se superiorizar na decisão por grandes penalidades, após empate a duas bolas no fim do tempo-extra.
No Pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo, Paredes, a Seleção portuguesa tentava reagir a uma fase de grupos com três derrotas, num jogo em que enfrentou a tricampeã europeia da modalidade. As duas equipas já se tinham enfrentado neste Europeu de hóquei em patins, com vitória espanhola por 3-1 na fase de grupos.
Esta partida foi diferente, com muito mais Portugal. A equipa nacional fez uma grande primeira parte, onde pautou o equilíbrio, mas não conseguiu concretizar, e foi para o descanso com empate a zero. No segundo tempo, até foi Espanha a marcar primeiro, mas o conjunto das quinas iria reagir.
Hélder Nunes e Miguel Rocha carimbaram a reação portuguesa ao golo inicial da partida, apontado por Sergi Aragonés, e deram a reviravolta para Portugal já durante a etapa complementar. No entanto, a 29 segundos do fim do jogo, os rivais chegaram ao empate e atiraram a meia final do Europeu de hóquei em patins para o prolongamento. Nessa fase da partida, voltaram a não existir golos.
Decidiu-se tudo nas grandes penalidades, onde um dos heróis foi Xano Edo, guarda-redes do Sporting. Gonçalo Alves, jogador do Porto, apontou dois golos nessa discussão, e assumiu-se como outra das figuras importantes no momento que carimbou o acesso português à final do Europeu de hóquei em patins. Nesse jogo decisivo, disputado este sábado, às 21h15, Portugal enfrenta a França, que triunfou frente à Itália, por 9-5, no seu jogo das 'meias'.
Equipa das quinas não está a começar a competição da melhor forma, depois de dois desaires consecutivos frente a Itália e França
03 Set 2025 | 11:37 |
Paulo Freitas assumiu a derrota de Portugal contra a França (3-1), em partida a contar para o Europeu de Hóquei em Patins. O antigo treinador do Sporting encontra-se agora no cargo de selecionador nacional, o que não lhe impediu de deixar elogios ao conjunto gaulês. O adversário da equipa das quinas utilizou um estilo de jogo diferente, visto que não era visto como o favorito na partida.
Paulo Freitas: "Foram dois resultados que não queríamos. Assumo total responsabilidade"
“Foi uma vitória justa da França. Foram mais pragmáticos que nós. Assistimos a um jogo muito físico, quezilento e vínhamos preparados para isso”, reconheceu o técnico duas vezes campeão da Europa ao serviço do Clube de Alvalade, em conferência de imprensa após a partida.
Apesar da segunda derrota consecutiva, Paulo Freitas depositou total confiança nos seus pupilos e assumiu a responsabilidade dos desaires: “Não podemos acusar os nossos jogadores de falta de empenho. Ninguém está mais triste que nós. Tínhamos de carregar o orgulho de representar as nossas cores. Foram dois resultados que não queríamos. Assumo total responsabilidade. Mas tenho confiança inabalável nos meus jogadores”.
Após sair de vencido contra a Itália por 3-2 e frente à França por 3-1, a Seleção Nacional volta a ter encontro marcado para esta quarta-feira, às 21h45 Em teoria, este será o jogo mais complicado da fase de grupos, uma vez que será contra a eterna candidata à conquista do Euorpeu de hóquei em patins, Espanha.
Vale a pena recordar que após o final desta competição, Paulo Freitas irá abraçar um novo projeto. O antigo treinador do Sporting já foi oficializado como treinador do Porto para a época 2025/26, marcando assim o seu regresso às competições de clubes.
Anúncio dos leões com o jogador foi feito esta quarta-feira, dia 6 de agosto, através dos meios oficiais do Clube de Alvalade
06 Ago 2025 | 13:42 |
É oficial! O Sporting renovou contrato com Henrique Magalhães, defesa da equipa de hóquei em patins leonina. Desta forma, o Campeão do Mundo pela Seleção Nacional torna-se no quarto jogador a prolongar o seu vínculo de ligação com a turma de Alvalade, depois de Rafa Bessa, Facundo Bridge e Zé Diogo.
Henrique Magalhães: "Poder continuar mais um ano aqui no Sporting diz-me muito"
“É um orgulho enorme. Aqui estão os melhores anos da minha carreira e poder continuar mais um ano aqui no Sporting diz-me muito. Foi um clube que me ajudou muito ao longo destes anos e a melhor maneira que posso retribuir é renovar mais um ano e trazer mais alguma experiência, alguma maturidade para a equipa nova que vem, pois vem muita gente nova”, revelou aos meios de comunicação do Clube.
Enquanto um dos jogadores mais experientes e com mais anos de Sporting, Henrique Magalhães falou da sua função no emblema leonino: “Já tinha esse papel com outros que chegaram, mas ainda mais este ano, que são quatro caras novas, quatro ‘miúdos’, é importante este contraponto de atletas mais velhos que façam a integração da melhor maneira possível. Gosto desse papel”.
Henrique Magalhães: "Vamos fazer para que o apoio venha das bancadas"
De seguida, o defesa internacional português deixou claras as ambições para mais uma temporada com a Listada verde e branca: “Estamos muito confiantes que, acho que a linha que o hóquei está a seguir é a indicada e a confiança está no máximo. Agora a bola vai rolar e temos de ser capazes de transportar isso para a pista”.
Em jeito de conclusão, Henrique Magalhães fez um apelo aos adeptos Sportinguistas, pedindo a sua presença no Pavilhão João Rocha: “Que apoiem esta gente nova e a nós que cá estamos também. Vamos fazer para que o apoio venha das bancadas, tem de ser um trabalho mútuo, de nós para eles e deles para nós e acho que é esta simbiose entre nós e os adeptos é mais uma força que pode fazer com que os títulos sejam um bocadinho mais fáceis, sabendo que nunca será fácil”.
Confira uma simulação de Nicolía num lance com Henrique Magalhães: