Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ESPECIALISTAS DE ACORDO: VAR NÃO DEVERIA REVERTER PENÁLTI

Pedro Henriques, Jorge Faustino e Marco Pina consideram que lance entre Pedro Gonçalves e Zaidu não entra na esfera de ação do VAR

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Uma grande parte dos especialistas em arbitragem estão de acordo: VAR não deveria ter revertido a grande penalidade assinalada por Luís Godinho no clássico entre Sporting CP e FC Porto. Apesar da discordância quanto ao facto de existir ou não falta, Pedro Henriques, Jorge Faustino e Marco Pina concordam que o lance entre Pedro Gonçalves e Zaidu não entra na esfera de ação do VAR. Tudo aconteceu já no tempo de compensação da primeira parte, ao minuto 45, quando Zaidu, dentro da grande área portista, carregou Pedro Gonçalves. Num primeiro momento, Luís Godinho apontou para a marca dos 11 metros e exibiu o segundo amarelo, e consequente vermelho, ao lateral portista. Porém, chamado à atenção pelo VAR (Tiago Martins), o árbitro voltou atrás com a decisão e reverteu a grande penalidade e a expulsão de Zaidu. Confira a opinião dos especialistas:

  • Pedro Henriques (Observador)
“O protocolo diz claramente que tem de ser um erro claro e óbvio para que o VAR possa intervir. Sendo uma questão subjetiva, a maior parte dos VAR não intervém nestes lances e aceita a decisão inicial do árbitro. Neste aspeto, não há coerência”.
  • Jorge Faustino (Record)
“Existem argumentos válidos para defender ou rebater qualquer que fosse a decisão do árbitro pelo que, neste contexto, sou de opinião que ela merece o benefício da dúvida. Os mesmos argumentos que me fazem dar o benefício da dúvida servem para, no meu entender, justificar que este lance não seria para intervenção do videoárbitro. À luz do protocolo, o VAR deve apenas intervir em lances de erro claro e óbvio. E a única certeza que podemos ter sobre este lance é que não é de todo clara e óbvia a decisão acertada a tomar”.
  • Marco Pina (Correio da Manhã)
“No protocolo VAR, apenas os erros claros justificam a intervenção. Este lance, pela subjetividade, ultrapassa os parâmetros. Era importante que o Conselho de Arbitragem explicasse que indicações deu aos árbitros, para que o público percebesse os critérios”.


Fotografia de Sporting CP




Futebol

Biamou diz que craque do Sporting "não era nada de especial"

Avançado, que está sem clube, recorda convivência com pupilo de João Pereira e lembra que jogador "não impressionou ninguém" nos primeiros meses

Gyokeres, avançado do Sporting, não impressionou Biamou
Gyokeres, avançado do Sporting, não impressionou Biamou

  |

Icon Comentário0

Maxime Biamou partilhou o balneário com Viktor Gyokeres em Inglaterra nos ingleses do Coventry. Em entrevista ao jornal L'Équipe, o avançado, que está sem clube, confessou que o goleador do Sporting não foi capaz de impressionar ninguém nos primeiros tempos em Inglaterra e que está surpreendido com o crescimento do jogador.


"Nos primeiros seis meses, não impressionou ninguém. Não havia nada de especial nele. Mesmo que estivesse com fome e criasse oportunidades, elas simplesmente não entravam. Antes de ele se destacar no verão seguinte, nunca pensei vê-lo chegar a este nível. É a maior melhoria que já vi na minha vida", apontou.


Chegado em janeiro de 2021 aos Sky Blue, Gyokeres marcou apenas três golos nos primeiros seis meses em terras de Sua Majestade. Seguiram-se 18 na temporada seguinte e 22 golos em 2022/23, números que chamaram a atenção do emblema verde e branco.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 25 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.090 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 75 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada. O avançado tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.



Futebol

Canhoto na mira do Sporting elogiado: "Tem tudo para jogar num grande"

Esquerdino que já foi apontado ao emblema verde e branco brilhou no último jogo na Liga Portugal Betclic e ouve elogios de ex-colega

Lelo, alvo do Sporting, de Varandas, elogiado
Lelo, alvo do Sporting, de Varandas, elogiado

  |

Icon Comentário0

João Nunes partilhou o balneário com Leonardo Lelo ao longo de duas temporadas pelo Casa Pia. O atual central dos húngaros do Újpest e fez questão de deixar uma mensagem ao jogador que já foi apontado ao Sporting e diz que o mesmo tem capacidade para "jogar num grande".


"Quando cheguei ao Casa Pia e conheci o Leonardo Lelo, vi um jogador com qualidade, mas acima de tudo com muita vontade de trabalhar e melhorar. Ainda não tinha experiência de 1.ª Liga, mas era percetível que ia ter sucesso", começou por dizer ao jornal Record.


"Quem conhece o Lelo sabe que é uma pessoa tranquila, que não fala muito, mas que acaba por ser um exemplo pela maneira como trabalha e procura sempre melhorar. Com o passar do tempo e com o acumular de experiência, começou a ser mais comunicativo e foi sendo cada vez mais importante para a equipa e para o clube".


"Não me surpreende que seja um dos capitães de equipa. Tem feito uma boa época e, na minha opinião, é um dos grandes responsáveis pelo sucesso da equipa até agora. Envolve-se muito bem no ataque, tanto com movimentos interiores, como pelo corredor".

"Defensivamente, teve uma grande evolução. Poderá ser uma perda significativa para o Casa Pia. Merecia uma oportunidade num dos grandes de Portugal. Não acontecendo, gostava de o ver em Espanha ou num projeto europeu no estrangeiro", concluiu João Nunes.



Futebol

Dupla do Sporting visita crianças carenciadas em Lisboa

Jogadores participaram numa ação de responsabilidade social, junto de famílias que acolhem crianças em situação de risco

Conrad Harder e João Simões, dupla do Sporting, em ação de solidariedade
Conrad Harder e João Simões, dupla do Sporting, em ação de solidariedade

  |

Icon Comentário0

Conrad Harder e João Simões aproveitaram o dia de folga concedido por João Pereira para fazerem uma visita especial a jovens adeptos dos leões e não só. A dupla marcou presença esta sexta-feira, dia 20 de dezembro, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, numa ação de solidariedade em colaboração com a Fundação Sporting, fazendo o dia de várias crianças em situação de risco.


"É uma época especial do ano e foi bom estar aqui. É bom dar e receber este amor, mostrar-lhes que há muitas coisas boas na vida e que todos podemos ser felizes. No Sporting somos uma grande família e é bom partilhar este amor com todos", começou por destacar o avançado dinamarquês, em declarações aos meios de comunicação do emblema verde e branco.


Parabenizando igualmente a iniciativa, Simões garantiu que "esta altura do ano é de estar com os familiares e amigos. Foi muito bom. É de realçar o papel delas porque ajudam as crianças que precisam a crescerem como pessoas e a terem as mesmas oportunidades que as outras têm".


Em representação da Fundação Sporting, Inês Seco, coordenadora-executiva da organização, relembrou o mote dos leões para esta altura do ano: "Família só há duas!". "Viemos aqui, como vamos todos os meses a algum lado, mas claro que o Natal é sempre uma altura especial. Temos sempre muitos pedidos e desta vez escolhemos a SCML, nossa parceira de longa data, tendo em conta os 'motes' deste ano e o facto de podermos estar com famílias de acolhimento. Trazer aqui este calor e tanta esperança nesta altura do Natal foi bom para todos", rematou.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Dirigentes do Sporting aflitos com Rafael Nel
Futebol

Exclusivo Leonino - Dirigentes do Sporting aflitos com Rafael Nel

 

Icon Comentário0
Bruno Pinheiro defende pilar do Sporting: "Herdou algo difícil"
Futebol

Bruno Pinheiro defende pilar do Sporting: "Herdou algo difícil"

 

Icon Comentário0
"Não ajudou João Pereira” – Dirigente do Sporting criticado
Futebol

"Não ajudou João Pereira” – Dirigente do Sporting criticado

 

Icon Comentário0