Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"ESPERAVA MAIS DO MOREIRENSE": BERNARDO RIBEIRO, DIRETOR DO RECORD, DESILUDIDO COM 'PASSEIO' DO SPORTING

Leões de Rúben Amorim não deram qualquer hipótese ao adversário, que terminou o jogo sem remates à baliza

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

20 Fev 2024 | 07:51 |

Icon Comentário0

Sporting venceu, na passada segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o Moreirense (2-0), em jogo válido para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Apesar de o resultado não ser muito dilatado, os leões deram um 'passeio' no Minho, não permitindo qualquer lance de perigo ao adversário, Bernardo Ribeiro, diretor do Record, ficou algo desapontado.


"O Sporting voltou a apanhar o Benfica na liderança, mantendo o jogo a mais, com uma vitória tranquila, mesmo se menos espampanante do que outras mais recentes. A equipa de Amorim foi competente e segue em frente numa série de jogos complicada, com o Young Boys já aí à porta", começou por escrever, no diário desportivo.


"A liga vai longa e equilibrada e todos os pontos contam. Confesso que esperava mais do Moreirense, não por obrigação, mas porque o campo não é fácil para ninguém e a formação orientada por Borges já fez melhor", acrescentou Bernardo Ribeiro, mostrando-se desiludido pela exibição dos cónegos.


Com a vitória diante do Moreirense, o emblema verde e branco alcança a oitava vitória consecutiva na Liga e continua na liderança do Campeonato Nacional com 55 pontos, os mesmos do segundo classificado, o Benfica que conta com mais um jogo realizado. O Porto (48) encontra-se a sete pontos dos leões, também com mais um encontro disputado. Já o Braga ocupa a quarta posição da tabela classificativa com 43 pontos somados.


O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, na receção ao Young Boys. O jogo diz respeito à segunda mão do playoff da Liga Europa. O encontro diante da turma helvética está marcado para as 20h00, em Alvalade. De recordar que os leões venceram o primeiro encontro da eliminatória por 3-1, na Suíça.

Confira aqui os golos da vitória do Sporting frente ao Moreirense:


Futebol

Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting

Comentador afeto ao Clube de Alvalade não deixou passar a sua mais recente coluna de opinião sem abordar temas relacionados com a arbitragem

Carlos Barbosa da Cruz acusa o VAR do Gil Vicente - Sporting de ter medo de falar e comunicar a fala sobre Alisson Santos
Carlos Barbosa da Cruz acusa o VAR do Gil Vicente - Sporting de ter medo de falar e comunicar a fala sobre Alisson Santos

08 Jan 2026 | 15:26 |

Icon Comentário0

Carlos Barbosa da Cruz considera que o clima de pressão mediática e institucional no futebol português continua a condicionar decisões da arbitragem em prejuízo do Sporting. Num texto de opinião publicado no jornal Record após o empate dos leões frente ao Gil Vicente, o advogado sustenta que o VAR terá optado pelo silêncio num lance decisivo por receio das consequências externas.


C. Barbosa da Cruz: "Aposto que o VAR detetou a falta sobre Alisson"


Em causa está o golo do empate da equipa de Barcelos, precedido de uma infração não sancionada sobre Alisson Santos: “Aposto que o VAR Vasco Santos detetou a falta sobre o Alisson, que precedeu o golo do empate do Gil Vicente”, escreve Carlos Barbosa da Cruz, acrescentando que acredita que o VAR “pensou em alertar o árbitro e aconselhá-lo a anular a jogada”.


No entanto, segundo o autor, essa intenção terá sido travada por um contexto de intimidação instalado no futebol nacional. “O seu subconsciente, contudo, dissuadiu-o”, afirma, descrevendo um cenário em que o VAR antecipa “o comunicado que o Benfica iria de imediato publicar, criticando-o asperamente, por mais este favorecimento do Sporting”.

Carlos Barbosa da Cruz aponta ainda para o papel dos comentadores e antigos juízes que dominam o espaço mediático: “Depois considerou a multitude de ex-árbitros, omnipresentes nos media e supostamente isentos, que o iriam crucificar”, escreve, referindo também “a miríade de comentadores televisivos e radiofónicos que o acusariam, dias a fio, de todos os males do inferno”.


No texto, o comentador afeto aos leões alarga a crítica à cobertura mediática e a determinados canais televisivos, evocando “os insuspeitos locutores da CMTV, sempre de língua afiada em tudo o que tenha a ver com deitar abaixo o Sporting”, bem como a previsíveis reações de dirigentes e treinadores rivais.

Mais grave, segundo Carlos Barbosa da Cruz, são as consequências pessoais que este tipo de polémica pode gerar para os árbitros. O cronista refere o receio de ver “o seu nome arrastado na lama das redes sociais”, de receber “mensagens ameaçadoras” e até de ver “os filhos enxovalhados na escola”.


Futebol

Rui Borges vê-se obrigado a fazer a 15.ª alteração no Sporting esta época

Entre lesões, castigos e ausências na CAN, treinador dos leões prepara-se para apresentar frente ao gansos uma nova estrutura

Segundo a dimensão das dificuldades, Rui Borges é forçado a apresentar 15.ª linha defensiva na receção do Sporting ao Casa Pia
Segundo a dimensão das dificuldades, Rui Borges é forçado a apresentar 15.ª linha defensiva na receção do Sporting ao Casa Pia

08 Jan 2026 | 15:00 |

Icon Comentário0

Rui Borges volta a enfrentar um cenário delicado, com o número de lesionados a aumentar e várias ausências forçadas a condicionarem as opções. Geovany Quenda, Pedro Gonçalves e Nuno Santos continuam fora por lesões de longa duração, enquanto Ricardo Mangas, Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma juntaram-se recentemente ao boletim clínico. A este cenário soma-se ainda a ausência de Ousmane Diomande, que permanece ao serviço da Costa do Marfim na Taça das Nações Africanas.


Nem tudo são más notícias para o técnico dos leões. Gonçalo Inácio já cumpriu o castigo imposto após a expulsão frente ao Gil Vicente e está novamente disponível. Geny Catamo regressou a Alvalade depois da eliminação de Moçambique nos oitavos de final da CAN, enquanto Daniel Bragança voltou gradualmente à competição, tendo alinhado pelo Sporting B e marcado presença no banco na meia-final da Taça da Liga. Ainda assim, os problemas persistem, sobretudo com a lesão de Eduardo Quaresma e o castigo de Maxi Araújo para o próximo jogo.


Em 29 jogos oficiais realizados em 2025/2026, Rui Borges já utilizou 14 linhas defensivas diferentes. Fresneda e Vagiannidis dividiram o lado direito, enquanto à esquerda estiveram Maxi Araújo, Mangas e Matheus Reis. No eixo central, Gonçalo Inácio foi o elemento mais constante, formando dupla com Diomande, Debast e Quaresma.


Para o encontro com o Casa Pia, as opções continuam limitadas. Estão disponíveis Fresneda e Vagiannidis à direita, Matheus Reis à esquerda e Gonçalo Inácio no centro. Debast deverá regressar dentro de dias e Diomande poderá ainda ser opção, caso a Costa do Marfim seja eliminada pelo Egito nos quartos de final da CAN. Independentemente desse cenário, será inevitável a utilização da 15.ª linha defensiva da temporada.

O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em casa dos Leões.



Futebol

Sporting dá novidades aos adeptos sobre jogo com o Casa Pia

Verdes e brancos voltam a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, em partida válida para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Sporting já anunciou a venda de ingressos relativos ao jogo contra o Casa Pia, referente à 18.ª jornada da Liga
Sporting já anunciou a venda de ingressos relativos ao jogo contra o Casa Pia, referente à 18.ª jornada da Liga

08 Jan 2026 | 14:18 |

Icon Comentário0

O Sporting colocou, esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, os bilhetes à venda para a partida diante do Casa Pia, que se disputa n Estádio José Alvalade a 16 de janeiro, em partida válida para a 18.ª jornada do Campeonato Nacional, marcado o regresso dos leões não só à competição, como a casa - depois de um empate com o Gil Vicente e uma derrota diante do Vitória de Guimarães.


O preço dos ingressos começa nos 10 euros para Sócios do Clube e nos 22 euros para adeptos. Os bilhetes podem ser adquiridos de forma online, bem como nas bilheteiras do Estádio José Alvalade, abertas diariamente das 10h00 às 20h00.


Os leões recordam, em todo o caso, que é proibida a entrada a menores de três anos, sendo obrigatório bilhete para maiores de três (inclusive). O jogo está incluído na Gamebox Full e National 2025/2026, com Lion Seats não renovados à venda a partir de 12 de janeiro. A quota mínima de Sócio é dezembro de 2025 e as portas do estádio abrem 1h30 antes do apito inicial.


De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 42 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 39, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 49 pontos.

O Sporting volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão, jogar-se-á às 20h15, em casa dos Leões.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Mikel Arteta comenta crise de Gyökeres e 'culpa' Sporting: “Sozinho”
Futebol

Mikel Arteta comenta crise de Gyökeres e 'culpa' Sporting: “Sozinho”

08 Jan 2026 | 14:15

Icon Comentário0
Paulo Andrade comenta rumor sobre Ruben Amorim ao Sporting e avalia Rui Borges
Futebol

Paulo Andrade comenta rumor sobre Ruben Amorim ao Sporting e avalia Rui Borges

08 Jan 2026 | 14:02

Icon Comentário0
Há boas novidades sobre Eduardo Quaresma, mas central do Sporting passou por inferno
Futebol

Há boas novidades sobre Eduardo Quaresma, mas central do Sporting passou por inferno

08 Jan 2026 | 13:40

Icon Comentário0