
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting defronta esta quarta feira, dia 19 de fevereiro, o Borussia Dortmund, em jogo a contar para a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Tinga, antigo internacional brasileiro, que representou o Clube de Alvalade entre 2003/04 e parte de 2004/05 e os germânicos de 2006 a 2010, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, onde falou sobre a passagem nos dois emblemas.
Apesar de confessar não acompanhar muito do futebol português, disse: "Oh…Tenho uma recordação muito grande do Sporting. Depois vivi quatro anos na Alemanha, no Dortmund, onde tive um respeito muito grande e fui muito feliz. E sinceramente acredito que isso só aconteceu muito também pela experiência que tive em Portugal, uma época com treinadores diferentes, mas em que consegui resultados", começou por partilhar.
Lembrou, de seguida, alguns colegas em Alvalade: "Sim, grandes lembranças de colegas também. Olha, converso com o Nélson, conversei com o Viana um tempo também e vê-lo hoje como um diretor ativo, influente no mundo do futebol… É muito legal ver pessoas com quem joguei sendo protagonistas nas suas áreas. O Tiago hoje é treinador de goleiros do Sporting, Portugal tem isso, os jogadores permanecem dentro do mercado do futebol depois de se aposentarem… é um pouco diferente do Brasil, que é país muito grande, tem muita gente…", explicou.
Por último, Tinga falou dos treinadores que teve em Portugal, com destaque para Fernando Santos e José Peseiro, ainda com algumas palavras para Jorge Jesus, Abel Ferreira e Artur Jorge, que deram, ou estão a dar, cartas no Brasil. Terminou, ao explicar:
"Quando eu cheguei, o Felipão ajudou a ter essa transformação do futebol português, fez bem para a autoestima do futebol português. Então isso é bacana de ver que hoje está sendo retribuído, os portugueses estão aqui dentro no Brasil, assim como o Felipão esteve dentro de Portugal", atirou Tinga.
Leões perderam por 3-0 na primeira mão do playoff, disputada no Estádio José Alvalade, e terão dura missão para dar a volta no Signal Iduna Park
|
Sporting e Dortmund voltam a medir forças na Liga dos Campeões. Através das redes sociais, Maxi Araújo - titular há 10 encontros consecutivos com a Listada verde e branca - deixou uma breve mensagem aos adeptos, preparando-se para mais um duelo intenso na prova milionária da UEFA.
"Acreditar", escreveu o uruguaio, admitindo que ainda tem esperança, apesar de os pupilos de Rui Borges terem uma tarefa bastante complicada para virarem a eliminatória a seu favor, depois de terem perdido por 3-0, no Estádio José Alvalade, em jogo da primeira mão do playoff.
Recorde-se que, logo após ao desaire caseiro, Maxi também recorreu às redes sociais para se dirigir aos adeptos leoninos: "Se há algo que aprendi desde que cheguei ao Sporting é que lutamos juntos até ao fim. Eu escolho acreditar e confio nos meus companheiros de equipa para este grande desafio. Não tenho dúvidas que teremos inspiração e atitude".
Esta época, Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - disputou 31 jogos com a camisola do Sporting: 17 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e um na Taça de Portugal. No total, o canhoto alinhou durante 2.058 minutos, tendo feito dois golos - Estrela da Amadora e Manchester City - e apontando ainda outras tantas assistências.
O Sporting volta a entrar em campo na esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park e os leões estão em desvantagem no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (3-0).
Futebolista importante nas escolhas de Rui Borges, treinador dos leões, levou prémio para casa após o empate diante do Arouca
|
Sporting e Arouca empataram 2-2 na 22.ª jorna da Liga Portugal Betclic - veja o resumo completo. Rui Silva esteve diretamente envolvido no primeiro golo do adversário, a meias com Jeremiah St. Juste, logo aos 8 minutos. No entanto, o guarda-redes partiu numa caminhada de redenção até ao apito final de Miguel Nogueira.
A boa exibição frente aos comandados de Vasco Seabra valeu-lhe o recorde de mais defesas realizadas nesta ronda do campeonato nacional, com seis - as mesmas de Nico Mantl, adversário no encontro. A juntar ao bom desempenho entre os postes, Rui Silva acertou 100% dos 18 passes que tentou.
Embora tenha ficado mal no lance que deu vantagem aos beirões, Rui Silva este à altura do desafio até ao final da partida, fazendo várias defesas de grau elevado para manter os leões no encontro. A mais flagrante foi já depois dos 90, quando salva a vitória do Sporting com uma enorme intervenção.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou cinco encontros, tendo sido utilizado ao longo de 540 minutos. No total, o guardião sofreu quatro golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que parecem ter aprovado a contratação.
O guardião chegou no mercado de inverno e cumpriu o sonho de disputar a Liga dos Campeões. A estreia, frente ao Dortmund, não correu da melhor forma, com o internacional português a encaixar três golos, que dificultam a eliminatória aos pupilos de Rui Borges.
Especialista em transferências garante que craque dos leões já tratou de todos os termos contratuais junto do United e espera mudar-se para Old Trafford
|
O Manchester United segue muito atento a evolução de Geovany Quenda. Nos últimos dias o interesse terá crescido e, depois de uma abordagem, o ala do Sporting já terá negociado os termos do contrato para a próxima temporada, com o clube orientado por Ruben Amorim.
A informação está a ser avançada por Ben Jacobs - jornalista britânico especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências -, garantindo que o jovem prodígio do Sporting já acordou todos os detalhes pessoais com o emblema de Old Trafford.
A mesma fonte explica que entre Quenda e o United está tudo tratado e que o jogador está "à espera de um pré-acordo entre clubes" ou aguarda para saber se apenas na próxima janela de transferências de verão haverá um entendimento entre as duas partes envolvidas.
Tal como já tinha feito anteriormente, Ben Jacobs diz que o Sporting está disposto a vender o jovem por 60 milhões de euros, apesar de a cláusula de rescisão ser de 100M. No entanto, os red devils não valorizam o jogador em mais de 40M e vão tentar negociar com a Direção dos verdes e brancos.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 38 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.716 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.