Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

“ESTOU COMPLETAMENTE APAIXONADO PELOS SPORTINGUISTAS”

Arnaud Bingo, em entrevista ao Jornal Sporting, falou sobre como tem vivido em quarentena

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

19 Abr 2020 | 12:22 |

Icon Comentário0

Arnaud Bingo concedeu uma entrevista ao Jornal Sporting na qual abordou diversos temas, nomeadamente a forma como tem vivido o período de isolamento social, analisou a prestação do andebol verde e branco até ao momento e, entre outros temas, falou sobre a evolução da modalidade em Portugal.


“A situação está muito complicada em todo o Mundo, sobretudo na Europa, com muitas mortes, muitas pessoas confinadas. É uma situação excecional, por isso é importante que as pessoas se mantenham unidas e solidárias. O que tenho visto é que em Portugal as pessoas têm agido muito bem”, começou por dizer o francês acerca da pandemia mundial COVID-19. Bingo confessou que não tem sido fácil permanecer em casa, sobretudo “para alguém habituado a viajar constantemente e a jogar”, mas o ponta afirmou que tem tentado manter a forma física, cumprindo o plano de trabalho indicado pelo Sporting CP.


Quanto à temporada atual, o antigo jogador do Montpellier HB considerou que o desempenho dos leões estava a ser bastante positivo: “Estávamos conscientes de que construímos algo de bom nesta época. Estávamos muito focados no campeonato e infelizmente aconteceu algo com circunstâncias excecionais. Não estávamos preparados para isto. Agora esperamos para ver como é que as coisas se vão passar daqui para a frente. Continuamos prontos e motivados”.


Bingo, que já está há mais de um ano nos leões, falou também sobre como tem sido envergar o leão rampante: “Cheguei e vi uma família. Damo-nos muito bem, batemo-nos uns pelos outros e isso é fundamental para jogar andebol e para praticar um desporto de equipa. Foi o que encontrei no Sporting CP: uma equipa, uma família. O Sporting CP realmente corporiza muito bem esses valores”.

Quanto à sensação de jogar no Pavilhão João Rocha, o francês não tem dúvidas de que é um ambiente espetacular e muito se deve aos adeptos leoninos: “Nos grandes jogos contra o FC Porto, o SL Benfica ou na EHF Champions League, é uma sensação extraordinária com o pavilhão todo verde e com o público a encorajar-nos. É algo de fantástico, é diferente de onde vinha e estou completamente apaixonado pelos Sportinguistas”.


Questionado sobre a evolução do andebol português, Bingo não se mostrou surpreendido: “Não há palavras para descrever a evolução do andebol português. Tem espantado o mundo, mas não me surpreendeu a mim porque sei o trabalho que é feito em Portugal. É conhecido o percurso recente do Sporting CP na EHF Champions League, assim como os jogos muito bons do FC Porto na mesma competição, e a seleção nacional esteve muito forte no Campeonato da Europa. Penso que pode ter sido uma novidade para muitas pessoas, mas para mim foi sobretudo uma satisfação por ter escolhido um bom país para jogar andebol”.

Por fim, o internacional francês deixou uma mensagem de força para os sportinguistas: “É o momento de estarmos todos unidos e juntos, de ajudar os outros e também de ficar em casa, o que é extremamente importante. Portugal tem sido um exemplo também por permitir que pessoas de outras nacionalidades vivam no país e tenham residência cá. Só com unidade poderemos sair deste grande problema e é uma muito boa imagem que Portugal tem dado aos outros países. Só com união e ajudando-nos mutuamente podemos sair deste grande problema”.


Modalidades

Treinador do Sporting sonha alto: "Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo"

Técnico dos verdes e brancos deixou garantias sobre a prova europeia, apesar de ter consciência das dificuldades que tem pela frente

Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol
Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol

23 Out 2026 | 11:07 |

Icon Comentário0

O Sporting bateu o Kristianstad por 42-40, esta quinta-feira, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões de andebol. No final da partida, Ricardo Costa mostrou satisfação pelo percurso europeu dos leões, mas manteve um discurso de ambição controlada quanto às possibilidades de conquistar a competição.


Ricardo Costa: "Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo não digo irrealista"


“Ganhar a Liga dos Campeões é um objetivo não digo irrealista, porque estamos em competição e, por isso, é possível, mas eu gosto de estar com os pés bem assentes no chão e o que já temos feito tem sido histórico e algo que nenhuma equipa [em Portugal] conseguiu”, começou por afirmar o treinador do Sporting.


Apesar da prudência, Ricardo Costa não escondeu o sonho de chegar ao topo da Europa. “Sim, quero ganhar a Liga dos Campeões, quero ganhar os Jogos Olímpicos, quero ganhar o Campeonato do Mundo e o Campeonato da Europa que nunca ganhei. Sim, gostava”, acrescentou o técnico dos verdes e brancos.

O treinador leonino recusou, porém, desviar o foco do compromisso seguinte. “O próximo jogo é com o Póvoa e é esse o nosso grande foco. Depois vamos preparar-nos para o jogo da Liga dos Campeões [com os dinamarqueses do GOG]. Eles querem retificar a imagem que deixaram cá. Agora vamos preparar o jogo do campeonato”.


Do lado do Kristianstad, Bjorn Satherstrom lamentou sobretudo a falta de eficácia dos guarda-redes. “Não foi um jogo com guarda-redes de ambos os lados. Acontece algumas vezes. Penso que jogámos bem defensivamente. Infelizmente não houve grandes defesas hoje. Se tivéssemos feito algumas talvez tivéssemos ganho, pelo menos, um ponto hoje”, explicou, destacando ainda a importância deste tipo de encontros para a evolução dos jogadores mais jovens.


Modalidades

Sporting mostra quem manda na Champions e vence por 2 golos; Estrela de saída foi o destaque

Equipa dos verdes e brancos voltou a vencer para a competição europeia na partida disputada na última quinta-feira, dia 22 de outubro

A equipa de andebol Sporting voltou a vencer para a EHF Champions League, frente ao IFK Kristianstad, por 42-40
A equipa de andebol Sporting voltou a vencer para a EHF Champions League, frente ao IFK Kristianstad, por 42-40

23 Out 2026 | 09:39 |

Icon Comentário0

A equipa de andebol Sporting voltou a vencer para a EHF Champions League. Os tricampeões nacionais somaram a terceira vitória consecutiva, ao vencerem o IFK Kristianstad numa dura partida esta quinta-feira, por 42-40, no Pavilhão João Rocha.


Na ressaca de um folgado triunfo diante do Águas Santas, os leões começaram a tentar construir o triunfo desde os primeiros minutos. A certa altura, os verdes e brancos garantiram uma distância já mais confortável, por quatro golos, aos 17 minutos. Ao intervalo, o Sporting ia vencendo por 20-18.


No segundo tempo, a equipa de Alvalade geriu a vantagem sem nunca permitir que o adversário colocasse o triunfo em causa ou sequer sem perder a dianteira do marcador. Ainda assim, a partida manteve-se altamente equilibrada e competitiva, com os leões a acabaram por vencer por 42-40.


Francisco Costa foi o melhor marcador da equipa do Sporting e principal destaque do encontro, com 14 golos assinalados. Carlos Alvaréz e Martim Costa foram os nomes que se seguiram, com 6. Salvador Salvador, por seu turno, apontou 4.

Com esta vitória - a 14.ª em 16 partidas oficiais nesta temporada - os verdes e brancos continuam na liderança do grupo D da competição, com 9 pontos. O Sporting volta agora e entrar em campo no próximo domingo, 25 de outubro, frente ao Póvoa AC, no Pavilhão João Rocha.



Modalidades

Goleador que está de saída do Sporting prevê noite mágica na Champions: "Queremos ganhar"

Na antevisão à partida, jogador de 27 anos deixou claro que objetivo dos verdes e brancos passa por conquistar todos os pontos ainda em disputa

Sporting prepara-se para receber o Kristianstad, esta quinta-feira, às 19h45, no Pavilhão João Rocha; Orri Thorkelsson quer vencer
Sporting prepara-se para receber o Kristianstad, esta quinta-feira, às 19h45, no Pavilhão João Rocha; Orri Thorkelsson quer vencer

21 Out 2026 | 14:07 |

Icon Comentário0

O Sporting prepara-se para receber o Kristianstad, esta quinta-feira, às 19h45, no Pavilhão João Rocha, em encontro da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol. Apesar de já ter garantido a presença na Main Round, a equipa leonina quer somar mais dois pontos e continuar a campanha vitoriosa na competição.


O. Thorkelsson: “O nosso objetivo é simplesmente ganhar"


Na antevisão à partida, Orri Thorkelsson - que vai sair dos leões no final da época - deixou claro que o objetivo dos verdes e brancos passa por conquistar os seis pontos ainda em disputa nesta fase: “O nosso objetivo é simplesmente ganhar. Nós quando entramos em campo fazemos sempre tudo o que podemos para vencer. Portanto, esse é o nosso objetivo para os dois jogos que faltam na fase de grupos, até porque também é importante fechar esta fase com pontos extra que levamos connosco”, afirmou o ponta islandês.


O Sporting venceu os suecos por 37-29 na primeira volta, mas o jogador não espera facilidades: “Provavelmente virão com o objetivo de fazer melhor do que fizeram nesse jogo. Lá, eles jogaram bastante bem e criaram-nos alguns problemas, mas, no geral, acho que conseguimos fazer mais paragens defensivas e estar mais equilibrados ao longo do jogo e com isso conseguimos vencê-los. Foi um bom jogo e acredito que agora também volte a ser e espero que os consigamos vencer outra vez”.

Questionado sobre o menor tempo de descanso do adversário, que jogou na segunda-feira e saiu derrotado, Orri desvalorizou qualquer possível vantagem: “É uma competição completamente diferente, por vezes há outra mentalidade e também tem muito a ver como a equipa está no momento. É melhor ter mais tempo de descanso e jogar sobre uma vitória, mas não penso muito nessas diferenças. Por isso, o certo é que temos de pensar mais em nós próprios e temos de estar muito bem preparados se quisermos vencer mais este jogo”.


Por fim, o internacional islandês deixou um apelo aos adeptos do Sporting: “Venham ao jogo. É sempre importante contar com o apoio dos nossos adeptos quando jogamos. Por isso, espero que esteja lá o maior número de pessoas possível para podermos criar juntos mais uma noite especial”, concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Bomba em Alvalade: PSG anuncia contratação de jogador do Sporting
Modalidades

Oficial! Bomba em Alvalade: PSG anuncia contratação de jogador do Sporting

19 Out 2026 | 13:13

Icon Comentário0
Sporting vai ao Norte dar coça ao adversário e mantém senda de vitórias
Modalidades

Sporting vai ao Norte dar coça ao adversário e mantém senda de vitórias

18 Out 2026 | 15:14

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Mais um a voar de Alvalade! Lateral direito deixa o Sporting no verão
Modalidades

Exclusivo Leonino - Mais um a voar de Alvalade! Lateral direito deixa o Sporting no verão

10 Out 2026 | 13:28

Icon Comentário0