
Modalidades
Bicampeão pelo Sporting está de saída e já se despediu dos adeptos: "Podia estar aqui..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
|
Arnaud Bingo concedeu uma entrevista ao Jornal Sporting na qual abordou diversos temas, nomeadamente a forma como tem vivido o período de isolamento social, analisou a prestação do andebol verde e branco até ao momento e, entre outros temas, falou sobre a evolução da modalidade em Portugal.
“A situação está muito complicada em todo o Mundo, sobretudo na Europa, com muitas mortes, muitas pessoas confinadas. É uma situação excecional, por isso é importante que as pessoas se mantenham unidas e solidárias. O que tenho visto é que em Portugal as pessoas têm agido muito bem”, começou por dizer o francês acerca da pandemia mundial COVID-19. Bingo confessou que não tem sido fácil permanecer em casa, sobretudo “para alguém habituado a viajar constantemente e a jogar”, mas o ponta afirmou que tem tentado manter a forma física, cumprindo o plano de trabalho indicado pelo Sporting CP.
Quanto à temporada atual, o antigo jogador do Montpellier HB considerou que o desempenho dos leões estava a ser bastante positivo: “Estávamos conscientes de que construímos algo de bom nesta época. Estávamos muito focados no campeonato e infelizmente aconteceu algo com circunstâncias excecionais. Não estávamos preparados para isto. Agora esperamos para ver como é que as coisas se vão passar daqui para a frente. Continuamos prontos e motivados”.
Bingo, que já está há mais de um ano nos leões, falou também sobre como tem sido envergar o leão rampante: “Cheguei e vi uma família. Damo-nos muito bem, batemo-nos uns pelos outros e isso é fundamental para jogar andebol e para praticar um desporto de equipa. Foi o que encontrei no Sporting CP: uma equipa, uma família. O Sporting CP realmente corporiza muito bem esses valores”.
Quanto à sensação de jogar no Pavilhão João Rocha, o francês não tem dúvidas de que é um ambiente espetacular e muito se deve aos adeptos leoninos: “Nos grandes jogos contra o FC Porto, o SL Benfica ou na EHF Champions League, é uma sensação extraordinária com o pavilhão todo verde e com o público a encorajar-nos. É algo de fantástico, é diferente de onde vinha e estou completamente apaixonado pelos Sportinguistas”.
Questionado sobre a evolução do andebol português, Bingo não se mostrou surpreendido: “Não há palavras para descrever a evolução do andebol português. Tem espantado o mundo, mas não me surpreendeu a mim porque sei o trabalho que é feito em Portugal. É conhecido o percurso recente do Sporting CP na EHF Champions League, assim como os jogos muito bons do FC Porto na mesma competição, e a seleção nacional esteve muito forte no Campeonato da Europa. Penso que pode ter sido uma novidade para muitas pessoas, mas para mim foi sobretudo uma satisfação por ter escolhido um bom país para jogar andebol”.
Por fim, o internacional francês deixou uma mensagem de força para os sportinguistas: “É o momento de estarmos todos unidos e juntos, de ajudar os outros e também de ficar em casa, o que é extremamente importante. Portugal tem sido um exemplo também por permitir que pessoas de outras nacionalidades vivam no país e tenham residência cá. Só com unidade poderemos sair deste grande problema e é uma muito boa imagem que Portugal tem dado aos outros países. Só com união e ajudando-nos mutuamente podemos sair deste grande problema”.
Nova aquisição do emblema verde e branco esteve em grande num encontro em que equipa das quinas bateu turma nórdica por dois tentos de diferença
|
A seleção nacional de sub-21 de andebol garantiu o primeiro lugar do Grupo II da Main Round do Mundial da categoria com uma vitória emocionante frente à Suécia (31-29), num duelo entre duas equipas já apuradas para os quartos de final. Filipe Monteiro, futuro reforço dos leões, apontou cinco golos na partida.
A primeira parte foi dominada pelos suecos, que abriram vantagem com Pelle Segertoft a destacar-se no ataque. Portugal teve momentos positivos, especialmente com defesas de Gonçalo Morgado, mas a falta de variedade ofensiva e sete perdas de bola permitiram à Suécia castigar os erros e ir para o intervalo a vencer por 21-16.
Apesar das dificuldades iniciais, Portugal terminou a primeira parte a melhorar os índices de eficácia ofensiva. Com o ataque sueco a perder fulgor, os lusos foram reduzindo distâncias até empatar a 24-24. Xavier Barbosa deu a primeira liderança desde o 3-2 inicial e o jogo seguiu equilibrado até aos instantes finais.
Já nos últimos segundos, Rafael Vasconcelos, atleta do Sporting, colocou Portugal na frente (30-29) e a tentativa de resposta sueca foi travada por uma defesa atenta. No contra-ataque final, Filipe Monteiro selou o resultado e garantiu o triunfo Agora, Portugal vai defrontar o segundo classificado do Grupo IV que será decidido entre Alemanha, Egito e Espanha.
Em 2024/25, ao serviço do ABC, Filipe Monteiro apontou 112 golos em 36 jogos, tendo participado na totalidade dos encontros disputados pelo emblema de Braga. No total, ao longo de duas temporadas no Minho, o jovem marcou por 193 ocasiões em 70 partidas pela equipa principal.
Apesar do apelo, formação azul e branca não fará parte da prova milionária que terá os leões como único representante luso
|
Está confirmado que o Sporting será o único representante português na Liga dos Campeões de andebol da próxima temporada, depois do Porto ter visto o seu pedido de acesso à edição 2025/26 negado pela Federação Europeia da modalidade.
Segundo notícia avançada pelo jornal A Bola, a formação comandada por Magnus Andersson apresentou candidatura a uma das vagas disponíveis para a prova milionária de andebol, mas acabou por não ser uma das equipas selecionadas pela entidade que regula a modalidade, juntamente com o Kadetten Schaffausen (Suíça) e Grosist Slovan (Eslovénia).
Outros clubes que fizeram o mesmo requerimento mas que tiveram luz verde da Federação Europeia de Andebol foram GOG (Dinamarca), Nantes (França), Pick Szeged (Hungria), Pelister (Macedónia), Kolstad (Noruega) e Kielce (Polónia).
Além do Sporting, que tem como objetivo vencer a competição, outras formações que já asseguraram a sua presença na Liga dos Campeões da próxima época, tal como o Zagreb (Croácia), Aalborg (Dinamarca), Barcelona (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Fuchse Berlin (Alemanha), Magdeburg (Alemanha), Veszprém (Hungria), Wisla Plock (Polónia) e Dinamo Bucureste (Roménia).
O Clube de Alvalade vai ficar a conhecer os seus adversários na competição na próxima sexta-feira às 16h00, altura em que o sorteio dos grupos será realizado. Quem já demonstrou o objetivo de vencer a competição foi o técnico Ricardo Costa: “O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo”.
Treinador da equipa de andebol dos leões sublinhou, numa nova entrevista, o que deseja vencer, referindo até que não será preciso esperar muito
|
Ricardo Costa concedeu uma nova entrevista e falou, entre vários temas, sobre a vontade de conquistar um título europeu pelo Sporting. O treinador da equipa de andebol, um dos grandes responsáveis pelas conquistas do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça desta época, não hesitou, até, em dizer que atingir esse patamar está para breve.
Ricardo Costa: "Se tivéssemos chegado à final four, íamos lutar para vencer"
A renovação de contrato com o Sporting até 2030 tanto de Ricardo Costa como de Francisco, Martim e Salvador Salvador foi apenas o ponto de partida para a próxima época, com o técnico verde e branco a deixar claro que "ainda há muito por conquistar". "O nosso foco passa agora por alcançar um título europeu. Estamos a construir algo duradouro, e acredito que essa conquista internacional será apenas uma questão de tempo", atirou, em declarações concedidas à agência Lusa.
A prestação inédita nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, esta última época, onde o Sporting foi travado pelo poderoso Nantes, também foi abordada por Ricardo Costa. "Tenho a certeza absoluta de que, se tivéssemos chegado à final four, iríamos lutar para vencer. O Nantes acabou por ganhar ao Barcelona nas meias-finais, o que demonstra o nível competitivo que enfrentámos”, fez notar.
O sucesso nacional não eclipsa, no entanto, o valor dos rivais, algo que Ricardo Costa faz questão de sublinhar nesta mesma conversa. "A luta pelos títulos é titânica. Só não houve equilíbrio com o Benfica nas fases decisivas, onde fomos superiores. Mas eles foram os únicos a vencer-nos”, lembrou o treinador que, de seguida, destacou a qualidade do plantel que perdeu o goleador William Hoghielm.
Ainda na entrevista, Ricardo Costa falou do orgulho que sente em ver de perto a evolução dos filhos, Martim e Francisco Costa, duas das estrelas da equipa. "É um privilégio vê-los alcançar o topo e poder acompanhá-los neste caminho, como treinador e como pai", destacou.