
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Celtic está na final da Taça da Escócia. A formação de Brendan Rodgers aplicou mais uma goleada, desta vez ao St. Johnstone nas meias-finais da competição, por 5-0, e garantiu a presença no derradeiro jogo. Jota - eterna promessa do Benfica que já foi apontado ao Sporting - fez um dos golos do encontro.
Quatro dos cinco golos foram marcados no primeiro tempo e no último quarto de hora: McGregor (34'), Maeda (37' e 45+1') e Idah (45') fizeram os golos. Na segunda parte, Jota, acabado de entrar (63'), ainda foi a tempo de colocar o seu nome na lista de marcadores.
O Aberdeen, quinto classificado da liga escocesa, é o adversário do Celtic na final da Taça, após ter eliminado o Hearts, por 2-1, na fase anterior e com golo nos minutos finais do prolongamento, e em vantagem numérica. No último jogo entre as duas equipas, ainda este mês de abril, os últimos classificados levaram a melhor aos líderes (1-0), a contar para o campeonato.
Assim, a turma de Brendan Rodgers – que conquistou a competição em 2024 e 2023 – pode conquistar o triplete, depois de ter vencido a Taça da Liga e o Campeonato. A final será jogada no sábado, dia 24 de maio, em Hampden Park, na cidade de Glasgow.
Jota transferiu-se para o Rennes, em França, no último verão, mas não se adaptou ao futebol francês. Sob o comando de Jorge Sampaoli, o jogador não convenceu e transferiu-se para o Celtic, em janeiro, por 10 milhões de euros. Na Escócia, o internacional sub-21 português leva cinco golos e duas assistências em 15 jogos.
Decisão do avançado nigeriano deixa Presidente dos verdes e brancos com sorriso no rosto e com expectativas elevadas no mercado
|
O Manchester United de Ruben Amorim parece ter desistido de Viktor Gyokeres - um dos grandes alvos de verão -, o que agrada ao Sporting e a Frederico Varandas. Os red devils terão chegado a acordo com Victor Osimhen, goleador nigeriano do Nápoles.
A informação está a ser avançada pela imprensa turca, garantindo que Osimhen terá à sua espera em Old Trafford um salário de 15 milhões de euros limpos anuais e um contrato válido para as próximas cinco temporadas, faltando apenas chegar a acordo com o Nápoles.
O avançado está cedido pelos italianos ao Galatasaray, mas o empréstimo termina no final da presente temporada, com o atacante a regressar à Serie A e a entrar diretamente no mercado por valores a rondar os 80 milhões de euros. A mesma fonte adiante que Ruben Amorim está disposto a apresentar uma proposta perto dos 60M.
Arsenal, Chelsea e PSG também foram colocados na rota de Osimhen e certo é que o Manchester United não irá entrar em loucuras e disputas no mercado com outros emblemas. No entanto, o Sporting aguarda desfecho desta 'novela', uma vez que Viktor Gyokeres tem futuro em aberto.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 46 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.702 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 47 golos e fez 11 assistências.
'Camisola 8' dos verdes e brancos ficou de fora das opções nos últimos cinco meses, mas está apto e tem sido lançado por Rui Borges nos últimos encontros
|
Pedro Gonçalves voltou a jogar no Estádio José Alvalade - não pisava o relvado do reduto leonino desde 5 de novembro -, na vitória do Sporting, por 3-1, sobre o Moreirense. O avançado destacou o regresso nas redes sociais e foi aplaudido por Viktor Gyokeres - que está próximo de bater um recorde de Cristiano Ronaldo.
"Tive saudades 🍯💚"; escreveu Gyokeres, 'camisola 9' do Sporting, nas redes sociais. A publicação de Pote teve várias mensagens positivas de companheiros de equipa. "O rei está de volta", atirou Hidemasa Morita; "Finalmente", disse Eduardo Quaresma; com Nuno Santos e Morten Hjulmand a deixarem corações verdes.
O internacional português ainda não está apto para disputar 90 minutos, mas as indicações são para uma crescente utilização nesta reta final de campeonato. Com um 2-0 na primeira mão da Taça de Portugal, diante do Rio Ave, Rui Borges poderá mesmo lançar Pote a titular, saindo no início da segunda parte.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – leva 14 encontros disputados: dez na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 909 minutos disputados, o internacional português marcou cinco golos e fez seis assistências.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 22 de abril, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Petit, jogar-se-á às 20h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Na primeira mão, os leões venceram por 2-0.
Confira a publicação de Pote:
Jovem guarda redes, que defende as balizas da equipa secundária dos leões, abriu o livro e deixou um recado muito emotivo para homem importante no Clube
|
O falecimento de Aurélio Pereira foi um dos momentos mais carregados de emoção para todos os Sportinguistas em 2025. Quem não fugiu à regra foi Diego Callai, jovem guarda redes da equipa secundária do Sporting, que deixou, recentemente, a sua mensagem de despedida para o Senhor Formação, após a vitória da equipa B de Alvalade no último jogo, frente ao Atlético.
"Senhor Aurélio, hoje o meu coração fala por mim. Marcou profundamente a minha vida, não apenas como profissional e como apaixonado por futebol mas principalmente como pessoa. Viu me como criança a jogar e em mim viu algo, acreditou em mim. Trouxe me para o Sporting onde aprendi a defender e a amar este clube. Não fui o único que tive a sorte e a honra de ter cruzado o meu caminho consigo", começou por escrever o guardião, numa mensagem carregada de emoção.
Prosseguiu, com destaque para as características pessoais do Senhor Formação: "O senhor Aurélio não era apenas uma figura histórica no Sporting Clube de Portugal; ele era, é e continuará sendo parte da história. Um senhor de coração gigante, com uma visão de futuro rara, que ajudou a moldar não só o clube, mas também o futebol português", apontou, de seguida, Diego Callai.
Depois, sobre o amor ao Sporting que os dois partilhavam: "A sua dedicação ao clube era algo comovente, o seu amor pelo próximo, ainda maior. Fica um vazio enorme em todos nós, mas também uma gratidão imensa por tudo o que nos deixou. E assim o vazio pode ser preenchido um pouco que seja".
Por último, uma dedicatória: "Senhor Aurélio, descanse em paz. A sua luz continua e sempre continuará a brilhar não apenas em cada canto de Alvalade mas também dentro de todos os nossos corações. Esta vitória foi para si!", rematou Diego Callai, juntando uma foto da equipa B dos leões - onde estão muitos talentos descobertos por Aurélio Pereira - antes da última partida.