
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jota, eterna promessa do Benfica que esteve na rota do Sporting vai parar até nove meses depois de se magoar na vista ao Dundee United, partida que confirmou o Celtic como tetracampeão da Escócia. O extremo português, de 26 anos, lesionou-se nos ligamentos cruzados do joelho direito.
Quem deu as más notícias foi o treinador Brendan Rodgers, que explicou a lesão e indicou o tempo de que o avançado português deverá ficar de fora: "Não são boas notícias. Não parecia tão mau, mas o exame indica que vai parar entre seis e nove meses", analisou Brendan Rodgers, em entrevista à Sky Sports.
"É uma oportunidade para regressar ainda mais forte"
"Ele está bastante otimista, ainda assim. É uma oportunidade para regressar ainda mais forte. Têm sido épocas desafiantes para o Jota, até na Arábia Saudita. Ele é muito filosófico na sua vida. Tive uma longa conversa com ele, analisei qual será o plano para ele daqui para a frente e todas as fases do processo".
O jogador terá toda a ajuda do clube: "Ele sabe que terá todo o apoio, é um jovem muito otimista e tenho a certeza de que vai voltar mais forte", concluiu. Jota transferiu-se para o Rennes, em França, no último verão, mas não se adaptou ao futebol francês. Sob o comando de Jorge Sampaoli, o jogador não convenceu.
No último mercado de transferências de janeiro, o internacional sub-21 português transferiu-se para o Celtic por valores a rondar os 10 milhões de euros. Na Escócia, o antigo pupilo de Bruno Lage contabilizou cinco golos e duas assistências em 16 jogos disputados.
Treinador da equipa verde e branca prepara-se para juntar jogadores que nunca atuaram em simultâneo no setor intermédio da equipa
|
O Sporting recebe, este domingo o Gil Vicente, num jogo a contar para a 32ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões querem vencer os gilistas para se manterem na liderança da tabela classificativa do campeonato. No que diz respeito às opções iniciais de Rui Borges, destaque para a forte possibilidade de Hidemasa Morita e Zeno Debast formarem uma dupla titular inédita na zona central do meio campo.
O médio internacional japonês – que regressou à competição no jogo passado frente ao Boavista, após lesão – deve voltar a assumir a titularidade no setor intermédio dos verdes e brancos, o que já não acontece desde a vitória frente ao Famalicão (3-1), em Alvalade, no passado dia 15 de março. Quanto ao internacional belga, nos últimos encontros dos leões, tem atuado como médio-centro, apesar de ser defesa-central de raiz. E, na partida frente ao Gil Vicente, deve voltar a jogar no meio campo.
Apesar de já terem coincidido num total de 25 jogos na equipa do Sporting, na presente temporada, Morita e Debast nunca foram titulares, em simultâneo, no setor intermédio da formação leonina. Nas ocasiões em que foram ambos titulares, o jogador belga atuou como defesa-central e o atleta japonês no meio campo.
Em 2024/25, Morita – que tem sofrido diversos problemas físicos - soma 31 jogos com a camisola do Clube de Alvalade, tendo assinado dois golos e três assistências. Por sua vez, Debast já participou em 44 partidas da equipa verde e branca, nas quais conseguiu dois remates certeiros e quatro passes para golo.
Vale lembrar que, para o encontro frente ao Gil Vicente, Rui Borges não poderá contar com os lesionados João Simões, Nuno Santos e Daniel Bragança. Ousmane Diomande também é baixa, devido a castigo. O apito inicial da partida está agendado para as 20h30, no Estádio José Alvalade, e o jogo será arbitrado por Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa.
Antigo treinador do Clube de Alvalade voltou a somar nova derrota; 'Red devils' evitaram goleada nos instantes finais do encontro
|
O Manchester United, de Ruben Amorim, perdeu frente ao Brentford por 4-3, este domingo, dia 4 de maio, e volta às derrotas na Premier League. Bruno Fernandes, antigo médio do Sporting, que foi o destaque no último encontro frente ao Athletic Bilbao, ficou no banco de suplentes.
A equipa do antigo treinador do Sporting até entrou a sorrir com o golo inaugural de Mason Mount (14'), mas a resposta apareceria da equipa da casa viria a aparecer ainda antes do intervalo, com dois golos de rajada a carimbarem a remontada no placard.
Um autogolo de Luke Shaw (27') e remate certeiro de Schade (33') deixaram os 'bees' na frente do marcador (33') e a vencer por 2-1. Já na segunda parte, Schade chegou ao bis (70') e Wissa ainda fez o 4-1, aos 74 minutos, deixando a turma de Ruben Amorim em maus lençóis.
Ainda assim, o Manchester United conseguiu reduzir com golaço de Garnacho (82') e, só depois, o tento tardio de Amad Diallo (90+5') evitaram a goleada. Com este resultado, o Manchester United passa a somar 39 pontos e está no 14.º lugar, enquanto o Brentford cimenta o 11.º posto, com 49.
O emblema de Old Trafford vira agora atenções para a segunda mão das meias-finais da Liga Europa. O encontro diante do Athletic Bilbao está marcado para a próxima quinta-feira, dia 8 de maio, às 20h00, em Old Trafford. No San Mamés, os ingleses venceram por 3-0.
Equipa verde e branca tem motivação extra para o próximo jogo, que se disputa frente à equipa de Barcelos, este domingo, dia 4 de maio
|
O Sporting entra em campo este domingo, dia 4 de maio, para desforrar o empate a zero contra o Gil Vicente, na primeira mão. No meio da luta pelo título, os leões receberam uma motivação extra por parte de César Peixoto, técnico gilista: em causa estão as palavras do treinador da equipa de Barcelos a Bruno Lage, no final do jogo entre ambos.
Tudo aconteceu no passado dia 28 de março. O Gil Vicente deslocou-se ao estádio da luz para ser derrotado por esclarecedores 3-0. No final do encontro, César Peixoto e Bruno Lage cumprimentaram-se, como normalmente acontece entre treinadores adversários. Foi aí que se tornou percetível que o gilista tinha dito algo como "Que sejas campeão" ao técnico encarnado.
Ora, segundo avança o Record, o episódio terá tido o efeito contrário ao desejado. Os jogadores do Sporting não ficaram nada agradados com o treinador do Gil Vicente, e o sentimento de revolta tornou-se em motivação para impedir que as palavras de César Peixoto se tornassem realidade.
O treinador lamentou a ação na altura, afirmando não se querer meter em guerras que não são suas, mas as palavras chegaram tarde de mais para o plantel verde e branco. Esta semana, na preparação para o encontro, César Peixoto foi, inevitavelmente, tema em Alcochete.
Rui Borges foi questionado sobre o assunto em conferência de imprensa e disse o seguinte: "Espero respeito. Faço sempre o mesmo com todos os treinadores e farei amanhã [hoje] com ele também. Não tenho de esperar nada – espero sim um Gil Vicente forte e desinibido em Alvalade", explicou o treinador leonino.