Futebol
Sporting - Arsenal: Leões já conhecem datas e horas dos 'quartos' da Champions
19 Mar 2026 | 09:04
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2025 | 17:58 |
Jota viveu um apagão futebolístico nos últimos dois anos, após uma carreira promissora que o levou a ser ídolo no Celtic, na Escócia. O atleta, que havia encantado com a sua capacidade de desequilibrar e com a sua veia goleadora, viu-se a lutar por um lugar em equipas que não conseguiram potenciar as suas qualidades. O extremo português foi alvo de interesse do Sporting no último verão, mas acabou por rumar ao Rennes, mas pode estar de saída.
O período mais brilhante de Jota aconteceu entre 2021 e 2023, quando se destacou no Celtic, onde registou 28 golos e 26 assistências em apenas duas temporadas. Durante esse tempo, foi também autor de golos contra o Rangers, o eterno rival. Sem espaço no Benfica, Jota foi cedido ao Celtic na temporada 2021/22, acabando por ser adquirido de forma definitiva pelos escoceses, com quem conquistou dois campeonatos.
A chegada de Jota ao Al Ittihad, com apenas 24 anos, foi vista como uma surpresa, dado o impacto que a liga saudita estava a ter no futebol mundial. Embora a liga tenha atraído estrelas consagradas como Benzema, Kanté, Firmino e Mané, a adaptação de Jota ao futebol árabe revelou-se difícil.
O jogador português realizou 29 jogos e marcou cinco golos na sua primeira temporada pelo Al Ittihad, mas nunca conseguiu estabelecer-se como uma peça fundamental na equipa. Durante este período, formou uma amizade com N’Golo Kanté, que lhe deu conselhos valiosos sobre a sua carreira e sobre uma possível mudança para o Rennes.
Com o regresso à Europa, Jota transferiu-se para o Rennes, na França, onde a sua adaptação também não foi fácil. Sob o comando de Jorge Sampaoli, o jogador português ainda não conseguiu mostrar o nível exibido no Celtic. Em 10 jogos pelo clube francês, marcou apenas um golo e fez uma assistência, com três jogos como titular.
O técnico, que tem deixado alguns recados ao jogador, afirmou que Jota ainda não está totalmente preparado para dar a contribuição esperada, tanto ofensiva quanto defensivamente. A pressão sobre o extremo aumenta, dado o valor investido pelo Rennes, que pagou 8 milhões de euros pelo seu passe.
Internacional sueco prepara-se para voltar a Alvalade, mas desta vez para representar o Arsenal nos quartos de final da Liga dos Campeões
19 Mar 2026 | 09:43 |
A noite europeia em Alvalade ainda estava “quente” e já começavam a surgir sinais de ligação entre passado e presente do Sporting. Viktor Gyökeres fez questão de deixar o seu 'like' na publicação de Morten Hjulmand sobre a partida e não passou despercebido.
Horas depois da goleada histórica ao Bodo/Glimt, o capitão dos leões partilhou nas redes sociais três fotografias do jogo - sem qualquer legenda, mas com tudo implícito: emoção, alívio e orgulho numa reviravolta que fica na história do Clube.
A publicação rapidamente gerou milhares de reações, mas de Gyökeres ganhou maior destaque. O avançado sueco, agora ao serviço do Arsenal, vai reencontrar o Sporting nos quartos de final da Champions League, num duelo que promete ser carregado de simbolismo.
Gyökeres foi uma das grandes figuras recentes do Clube de Alvalade, peça-chave nos títulos conquistados, e mantém uma ligação evidente ao balneário leonino. Este pequeno gesto nas redes sociais acaba por refletir isso mesmo: respeito, proximidade… mas agora com lados opostos.
Vale lembrar que o Sporting já conhece as datas em que vai defrontar o Arsenal. A primeira mão, em Alvalade, disputa-se a 7 de abril, pelas 20h00. A segunda, desta vez já em Londres, será jogada a 15 de abril, no mesmo horário.
Confira publicação:
Direção do Clube de Alvalade, encabeçada por Frederico Varandas, decidiu avançar com o prolongar do vínculo do treinador dos leões
19 Mar 2026 | 09:28 |
A decisão já estava tomada há alguns dias, independentemente da goleada ao Bodo/Glimt e do apuramento europeu, mas o momento acabou por dar ainda mais força ao plano: o Sporting vai mesmo avançar para a renovação de Rui Borges.
O processo vai arrancar agora com uma primeira reunião, ainda numa fase inicial, e nem sequer contará com a presença direta do treinador - serão os seus representantes a sentarem-se à mesa com a SAD. Nesta fase, a ideia passa mais por alinhar intenções e começar a discutir números, do que propriamente fechar já o acordo.
Apesar disso, o cenário está bem encaminhado. Mesmo que não haja fumo branco imediato, a expectativa é que fique tudo praticamente alinhado entre Direção e treinador, com um entendimento verbal que permita fechar o processo nos dias seguintes.
Neste momento, Rui Borges ainda tem contrato por mais uma época, mas o Sporting quer prolongar essa ligação. Em cima da mesa estão duas hipóteses: um novo vínculo de dois anos ou então uma renovação de um ano com outro adicional mediante objetivos.
A decisão parte de cima - Frederico Varandas já definiu que quer dar continuidade ao projeto com o atual treinador. E do outro lado também não há dúvidas: Rui Borges já disse várias vezes que está feliz em Alvalade e motivado para continuar.
Extremo brasileiro falhou a receção da equipa orientada por Rui Borges ao Bodo/Glimt, na última terça-feira, havendo agora novas informações
19 Mar 2026 | 09:19 |
O Sporting continua a lidar com vários problemas físicos no plantel e ganhou mais uma dor de cabeça: Luís Guilherme está lesionado e as novidades que surgem de Alvalade não são boas. O brasileiro pode parar até quatro semanas.
O extremo de 20 anos sofreu uma entorse de grau 2 no pé esquerdo, lesão que o afasta, desde já, do jogo com o Alverca - além de já ter perdido a receção ao Bodo/Glimt - e que poderá implicar uma paragem de até quatro semanas. O problema foi inicialmente revelado por Rui Borges e confirmado depois por exames complementares.
Além de falhar o próximo compromisso do campeonato, Luís Guilherme está também em risco para jogos importantes que se aproximam, incluindo o duelo com o Santa Clara e a primeira mão dos quartos de final da Champions League frente ao Arsenal, em Alvalade. A evolução será reavaliada durante a pausa FIFA.
O boletim clínico do Sporting continua preenchido. Geovany Quenda e Fotis Ioannidis estão fora das contas até à paragem para seleções, enquanto Ricardo Mangas e Giorgi Kochorashvili ainda são dúvidas, dependendo da avaliação final nos treinos.
Na presente temporada, Luís Guilherme — avaliado em 10 milhões de euros — tem 17 partidas oficiais: cinco na Premier League (West Ham), oito na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal, uma na Liga dos Campeões e outra na Taça da Liga. Nos 832 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou um golo.