
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A não utilização de Geovany Quenda no Croácia - Portugal tem sido um dos temas quentes do momento e, agora, José Dias Ferreira, deixou palavras bastante fortes a Roberto Martínez e à sua gestão no que toca à chamada de jogadores do Sporting na Seleção Nacional.
"Se não fosse do Sporting, teria a oportunidade. Como joga no Sporting, aquilo serve para desmoralizar jogadores. Ao contrário do que ele dizia do João Félix, que era preciso recuperar, afinal… Não proporciona aos jogadores do Sporting esses momentos. Há nitidamente uma perseguição aos jogadores do Sporting. Sobre isso não tenho dúvidas. Não há seriedade na escolha dos jogadores. Aquilo não é a seleção nacional. É a seleção da Federação Portuguesa de Futebol, mais propriamente do selecionador [Roberto] Martínez", começou opor dizer, em declarações ao Desporto ao Minuto.
De seguida, o advogado optou por enumerar os motivos que o levam a fazer tais afirmações: "O [Francisco] Trincão, que é dos melhores jogadores, jogou uns cinco minutos [diante da Polónia]. Já na outra vez, o Pote apenas entrou a um minuto do fim. Ainda por cima, desconsidera-os e desmoraliza-os. Por isso é que acho que está manifestamente contra os bons jogadores do Sporting, que têm mais do que lugar na seleção nacional. Ele nem os põe a jogar. A demonstração foi clara [na Croácia]. Estreou o Fábio Silva e mais não sei quem, mas ao Quenda tirou a oportunidade", atirou.
"Julgo que tem maturidade suficiente, até mais do que o próprio selecionador. Mesmo lá para a frente, [o Quenda] já deve ter percebido a personalidade que tem o selecionador nacional. Não deve estar muito preocupado. Tem com certeza apoio suficiente no clube. É um jogador que já é falado pelo mundo inteiro. Tem feito as exibições que tem. Foi apoiado e lançado por Ruben Amorim, mas para Roberto Martínez não serve. Não serve… Ele deve perceber tanto de futebol como eu sei de lagares de azeite", continuou Dias Ferreira.
De seguida, o ex-dirigente dos leões focou-se no caso de Quenda: "O selecionador não tem categoria para desmoralizar Quenda. Ele bem procura isso, particularmente com jogadores do Sporting. O resto valoriza-os todos. Valoriza este, valoriza aquele. A nossa seleção deve ter mais um 'sponsor' especial. Quando começo a ver quem são os jogadores… Um que joga no Mallorca [Samu Costa], que já se estreou e ainda jogou outra vez. Depois o Nelson Semedo, ora vai para a esquerda, ora vai para a direita. Não sei bem o que será aquilo, mas Roberto Martínez sabe perfeitamente o que é. Não manda nada", vincou.
"Não sei se [uma troca] seria favorável para o Geovany, ou se para a seleção. O que interessa realmente é a seleção nacional e o seu valor. Se eu fosse presidente da Federação, era a primeira coisa que eu fazia. Mandava-o fazer as malas e boa viagem para Espanha. 'Adios'. Não tenha dúvidas…", terminou.
Clube de Alvalade tinha sido autuado depois de declarações menos felizes do antigo jogador verde e branco, que se retratou rapidamente
|
Boas notícias para o Sporting! O Supremo Tribunal Administrativo decidiu anular a multa aplicada à Sporting SAD, no seguimento das declarações de Carlos Xavier acerca de Mehdi Taremi, antigo avançado do Porto. O caso remonta a outubro de 2023, quando os leões tinham sido condenados a pagar um valor superior a 15 mil euros.
Na origem da multa aplicada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estiveram as duras críticas de Carlos Xavier a Taremi, feitas num programa da Sporting TV. “O muçulmano, quando veio para Portugal, nem sabia nadar, e agora só sabe mergulhar”, referiu o antigo jogador que conquistou um Campeonato, três Supertaças e uma Taça de Portugal ao serviço do Clube de Alvalade.
Poucos dias depois, o ex-internacional português – que elogiou a prestação da equipa leonina no recente dérbi frente ao Benfica - retratou-se em público e pediu desculpa pelos seus comentários. Ainda assim, o Conselho de Disciplina da FPF acabou mesmo por sancionar a SAD verde e branca, com uma multa de 15.300 euros.
A sociedade leonina decidiu, de imediato, recorrer da decisão para o Tribunal Arbitral do Desporto. No entanto, o TAD deu razão ao órgão federativo e indeferiu o recurso dos verdes e brancos, em maio de 2024. A SAD do Sporting avançou com novo recurso e, cerca de um ano depois, o Supremo Tribunal Administrativo apresentou um entendimento diferente da situação e decidiu anular a multa, numa decisão conhecida esta quinta-feira.
A equipa verde e branca volta a entrar em campo no próximo fim de semana, frente ao Vitória de Guimarães, no Estádio José Alvalade. O jogo é referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic e será arbitrado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Jovem jogador espanhol assinou um momento magnífico no dérbi da Catalunha e os blaugrana consagraram-se campeões nacionais
|
Disputou-se, esta quinta feira, dia 15 de maio, o dérbi da Catalunha, o Espanyol - Barcelona, a contar para a 36ª. jornada da La Liga. Os blaugrana venceram os rivais da região por 2-0, com um grande golo de Lamine Yamal, e confirmaram o triunfo do campeonato espanhol, depois de terem vencido o Real Madrid na última ronda.
Destacar, em primeira instância, a presença de Raphinha no 11 titular de Hansi Flick. O extremo brasileiro, antigo jogador do Sporting, ficou em branco no Espanyol - Barcelona, mas assinou uma época tremenda e foi uma das peças mais importantes no percurso dos blaugrana rumo ao título nacional.
Em relação à partida, foi um jogo de nervos. O Barcelona ganhava o campeonato caso vencesse o jogo, logo contra o grande rival da Catalunha. O Espanyol dificultou a tarefa ao máximo, e a primeira parte chegou ao fim com o nulo no marcador, sem que nenhuma das equipas conseguisse inaugurar o placar.
Na etapa complementar, o Barcelona mostrou o porquê de ocupar o primeiro lugar da La Liga. Os blaugrana viram Lamine Yamal assinar um momento incrível, e marcar um golo fabuloso aos 53 minutos do encontro. O Espanyol nunca conseguiu reagir ao poderio da equipa de Raphinha, e chegou mesmo a ficar reduzido a 10 unidades à passagem do minuto 80', devido a agressão de Cabrera sobre o marcador do primeiro tento da partida. Fermín fez o segundo, com assistência de Yamal, e fechou o resultado final com 2-0.
Com esta vitória, o Barcelona soma 85 pontos, e consegue uma vantagem de sete pontos sobre o segundo classificado, o Real Madrid, quando faltam apenas dois jogos para o fim da La Liga. O Espanyol, por outro lado, ocupa a 16ª posição da tabela classificativa. Somam 39 pontos, mais cinco que a primeira equipa abaixo da linha de água.
Reveja, aqui, o golo de Lamine Yamal no Espanyol - Barcelona:
Treinador do conjunto vimaranense vem vivendo um bom momento na carreira, e há um dado que deixa os Sportinguistas em sobressalto
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o conjunto do Guimarães, em encontro da 34º. jornada da Liga Portugal Betclic, que pode dar o bicampeonato aos leões. Apesar do bom momento, há um dado que assusta: Luís Freire, técnico dos vimaranenses, já sabe o que é vencer em Alvalade.
Analisando os registos, verifica-se que o técnico de 39 anos já defrontou o Sporting em oito ocasiões, enquanto treinador principal. O saldo é de uma vitória, um empate e seis derrotas, sendo que o único triunfo aconteceu logo no primeiro jogo frente aos verdes e brancos. Em outubro de 2018, ao serviço do Estoril, Luís Freire comandou a equipa da Linha a uma vitória por 2-1, em Alvalade, num desafio referente à segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Nos cinco duelos seguintes, o Sporting levou a melhor. No comando técnico do Nacional, Luís Freire foi derrotado na receção aos verdes e brancos por 2-0, em janeiro de 2021. Já ao serviço do Rio Ave, em 2022/23 e 2023/24, seguiram-se outros quatro desaires para o jovem técnico e sempre sem golos marcados pelos vilacondenses – 3-0 e 2-0, em Alvalade, 2-0 e 1-0, no Estádio dos Arcos.
Ainda na época passada, Luís Freire voltou a conseguir travar o Sporting. Na 23ª jornada do campeonato, a equipa comandada por Ruben Amorim deslocou-se ao terreno dos vilacondenses e não foi além de um empate 3-3. Na presente temporada, Luís Freire já defrontou o Sporting, também ao serviço do Rio Ave. Na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, a formação de Vila do Conde deslocou-se a Alvalade e foi derrotada por 3-1.
A partir das 18h00 do próximo sábado, Luís Freire - que soma duas vitórias e duas derrotas, no confronto direto com Rui Borges - vai defrontar o Sporting, pela primeira vez, no comando técnico do Vitória de Guimarães. Vale lembrar que no jogo da primeira volta, no Estádio D. Afonso Henriques, leões e vimaranenses empataram 4-4, com Daniel Sousa ao leme dos minhotos.