Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Fulham, de Marco Silva, triunfou, este sábado, dia 21 de setembro, na receção ao Newcastle, por 3-1, em jogo da quinta jornada da Premier League. Em Craven Cottage, a equipa do antigo treinador do Sporting levou de vencida a turma liderada por Eddie Howe.
Raul Jiménez marcou pelo segundo jogo seguido e abriu a contagem logo aos cinco minutos do encontro. Aos 22', e castigando um erro fulcral de Nick Pope, Emile Smith-Rowe ampliou o resultado. Já no decorrer do segundo tempo, Harvey Barnes fez relançar a partida aos 46 minutos, mas um golo de Reiss Nelson (90+2') ao cair do pano acabou com as esperanças dos magpies.
Com este resultado, o Fulham retomou o caminho das vitórias da liga inglesa e coloca-se no oitavo lugar com oito pontos, estando a apenas dois dos lugares de acesso à Liga dos Campeões. O Newcastle é sexto classificado da tabela classificativa com dez pontos somados.
Marco Silva orientou a equipa principal do Sporting na temporada 2014/15, tendo realizado 53 jogos, sendo que venceu 31, empatou 15 e perdeu sete. No final da época, em que venceu uma Taça de Portugal, o treinador português foi dispensado por Bruno de Carvalho, tendo rumado ao Olympiakos. Da Grécia mudou-se para Inglaterra de onde não mais saiu, contando com passagens no Hull City, Watford e Everton, antes de assinar pelo Fulham.
Em 2023/24, levou os cottagers ao 13.º posto da Premier League, com 47 pontos somados, garantindo assim a sua permanência no prestigiado campeonato britânico. O Manchester City conquistou o título, com 91 pontos, seguido de perto pelo Arsenal, com 89. A fechar o pódio, a nove pontos de distância do primeiro classificado, ficou o Liverpool.
'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão
|
0Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.
Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.
Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões
|
0«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.
Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.
Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.
As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Itália. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.
Encontro foi resolvido nas grandes penalidades após empate a uma bola no tempo regulamentar; Preston North End passa à próxima fase
|
0O Fulham, equipa liderada por Marco Silva, foi surpreendida na terça-feira, 17 de setembro, ao ser eliminado da Taça da Liga Inglesa nas grandes penalidades, após empate a uma bola. No embate contra o Preston, uma formação da segunda divisão, a partida foi extremamente equilibrada e desafiadora.
Aos 35 minutos, um golo de Ryan Ledson colocou os da casa na frente. A equipa adversária conseguiu virar o jogo quando Reiss Nelson, jogador do Fulham, destacou-se ao marcar o golo do empate aos 61', aproveitando uma falha defensiva e conseguiu levar o jogo para prolongamento.
Com o empate, iniciou-se a disputa de penáltis. Cerca de 34 castigos máximos foram batidos, antes que um vencedor fosse finalmente encontrado. No final, a balança pendeu a favor do Preston, que assegurou a vitória com um impressionante 16-15. O Fulham, por sua vez, viu-se eliminado da Taça da Liga Inglesa.
O clube do técnico português, com passagem no Sporting em 2014/2015, teve uma breve participação na competição disputando um total de quatro jogos. Com duas vitórias, uma derrota e um empate, a equipa despede-se da competiçã e concentra-se agora nos desafios da Premier League. O próximo jogo será contra o Newcastle, marcado para sábado, 21 de setembro, às 15 horas.
Ao comando do Sporting, Marco Silva teve uma passagem marcante. Dirigiu a equipa em 53 jogos e, durante esse período, obteve 31 vitórias. A sua passagem culminou na conquista da Taça de Portugal, após triunfo frente ao Braga, de Sérgio Conceição, nas grandes penalidades.