Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Out 2025 | 13:13 |
O Sporting vai defrontar o Marselha na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro. Tonel, antigo jogador dos leões, foi chamado a realização a antevisão ao encontro para a terceira jornada da Liga dos Campeões e acabou por sugerir a Rui Borges quais os defesas mais preparados para irem a jogo.
"A equipa não tem estado ao melhor nível, mas o momento defensivo engloba os onze jogadores e não apenas os defesas. São demasiados erros, quer sejam individuais, quer sejam coletivos nesta fase da temporada", começou por dizer, em declarações ao Deporto ao Minuto.
Tonel: "Sporting tem a pressão de ganhar"
De seguida, Tonel lembrou que o Sporting "tem a pressão de ganhar", mas que é o Marselha quem chega a Alvalade "com estatuto de favorito": "Repito a ideia que é neste momento a melhor equipa em França, à frente do atual campeão europeu. Dado ao passado recente nos jogos de maior exigência, os adeptos estão à espera de finalmente uma vitória, mas se o Sporting não ganhar, não considero que a pressão aumente em torno de Rui Borges. Tudo vai depender como a equipa vai se apresentar em campo e, claro, do resultado final".
3 centrais? Tonel: "A equipa tem de defender melhor"
No que toca à possibilidade de Rui Borges regressar a uma linha de três defesas, Tonel atirou: "É uma ideia em cima da mesa, mas a equipa tem de defender melhor, seja com dois ou três defesas-centrais. Para este jogo, Rui Borges tem a palavra, pois vai depender da sua estratégia para o jogo. Se apresentar um bloco baixo, então sim, a linha de cinco faz sentido, mas mesmo se apresentar o mesmo sistema (4x2x3x1), as pessoas têm de entender que há várias nuances do jogo e que os movimentos do adversário têm de ser tidos em conta".
Tonel: "Diomande não está bem"
Por fim, o antigo jogador do Sporting revelou quem, na sua opinião, são os melhores defesas-centrais dos leões neste momento: "Debast e Gonçalo Inácio dão maiores garantias. O Diomande não está bem, teve muitas dificuldades no jogo com o Paços de Ferreira e não apresenta ritmo de jogo. Claro que podia ser aposta no trio de centrais, caso fosse essa a estratégia, mas não descarto a opção Eduardo Quaresma. Estranhamente, tem sido titular na Liga dos Campeões, quando mal joga no campeonato".
Eduardo Quaresma? Tonel: "Tem de ser muito forte a nível mental"
Sobre a forma como está a ser gerida a utilização de Quaresma, Tonel atirou: "Essa situação não é fácil. Eu passei por situação semelhante enquanto jogador. O Eduardo Quaresma tem de ser muito forte a nível mental e ter uma grande motivação para mostrar serviço. É chamado para ir a jogo sem ter o necessário ritmo. A dificuldade das partidas da Liga dos Campeões são ainda maiores do que as I Liga, e é obrigado a dar resposta quando apanha pela frente os melhores dos melhores. Rui Borges lá saberá as razões dessa tomada de decisão".
Conhecido antigo árbitro internacional analisou os lances da partida da 17.ª jornada e deixou as suas conclusões sobre a partida dos dragões
06 Jan 2026 | 11:48 |
Iturralde González foi perentório: o Porto foi beneficiado pela arbitragem diante do Santa Clara. Na análise aos lances capitais da partida da Liga Portugal Betclic, o antigo árbitro internacional espanhol considera que Bednarek deveria ter sido expulso logo no início da partida.
Iturralde Gonzáléz: "Se a falta é marcada, Bednarek precisa de ser expulso"
"Precisam de ser consideradas duas coisas na jogada: primeiro, se houve falta ou não, e se simplesmente colocar a mão acima do ombro é suficiente. Segundo, se a falta é marcada, qual é a sanção disciplinar apropriada?”, começa por afirmar o ex-juiz, em declarações ao jornal Record.
“Neste caso, o árbitro decide marcar falta e mostrar o cartão amarelo. Aqui, na minha opinião, o árbitro comete um erro. Se a falta é marcada, Bednarek precisa de ser expulso numa clara oportunidade de golo”, acrescenta Iturralde González, entendendo que o central do Porto deveria ter visto o cartão vermelho.
"Iturralde Gonzáléz: VAR poderia ter ajudado"
“Vou repetir o que tenho dito: em claras oportunidades de golo, a perspectiva do árbitro é sempre muito pior do que a de uma câmara aérea, que permite ver melhor a distância entre os defesas. Para mim, se a falta é marcada, não há outra opção a não ser expulsar o Bednarek. Na minha opinião, esta é uma jogada em que o VAR poderia ter ajudado", finaliza o antigo árbitro.
Com este triunfo, o Porto passou a somar 49 pontos em 17 encontros (16 vitórias e um empate) e segue na liderança da Liga Portugal Betclic. O Sporting é segundo (42 pontos em 17 partidas) e o Benfica terceiro (39 pontos em 17 jogos). Na próxima jornada, as águias visitam o Rio Ave (17 de janeiro, às 20h30).
Treinador dos verdes e brancos irá escolher entre o grego e o espanhol para a partida das meias-finais da Taça da Liga, esta terça-feira
06 Jan 2026 | 10:36 |
Rui Borges prepara alterações para o Sporting - Vitória SC, algumas por necessidade, outras por gestão, uma vez que o calendário de janeiro assim o obriga. Uma delas deverá ser nas alas, onde o técnico dos verdes e brancos já terá tomado a sua decisão entre Iván Fresneda e Georgios Vagiannidis.
Ao que tudo indica, o lateral espanhol irá para o banco de suplentes, com a titularidade a ser entregue ao internacional grego nas meias-finais da Taça da Liga. Apesar de Fresneda ser o 'favorito' do treinador dos leões, Vagiannidis deverá merecer nova oportunidade nesta fase.
Sem Gonçalo Inácio na dupla de centrais, devido a castigo, Matheus Reis voltará a ser titular - mas desta vez mais recuado. Maxi Araújo também voltará a descer e apenas Eduardo Quaresma se irá manter na mesma posição das últimas partidas.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, pelas 20h00.
Para chegarem a esta fase da competição, os comandados de Rui Borges eliminaram o Alverca, com um triunfo caseiro, por 5-1. Geovany Quenda (21' e 58'), Salvador Blopa (30' e 70') e Fotis Ioannidis (81') foram os autores dos golos do Sporting.
Rumores do mercado de transferências começam a ser cada vez mais e o mais recente implica a saída de uma das peças mais importantes da equipa de Rui Borges
06 Jan 2026 | 10:08 |
Rui Silva está na lista do Besiktas. O emblema turco tem seguido atentamente as exibições e importância do guarda-redes titular da equipa do Sporting e pode vir a avançar pela sua contratação ainda neste mercado de transferências, mas apenas como segunda opção.
Segundo a informação divulgada pelo TRT Spor, da Turquia, na última segunda-feira, dia 5 de janeiro, a equipa orientada por Sergen Yalçin apenas equaciona o nome do guardião predileto de Rui Borges caso falhe a contratação de Filip Jörgensen.
O Besiktas encontra-se, neste momento, a tentar fechar a contratação do guarda-redes que está a cumprir a segunda temporada ao serviço do Chelsea, mas que ainda não conseguiu encontrar o seu lugar. Na eventualidade da situação se complicar, tal poderá fazer chegar problemas a Alvalade.
No que ao Sporting diz respeito, a estrutura leonina e o comando técnico não pretendem permitir, de todo, a saída de Rui Silva. A chegada do guardião português à turma verde e branca, no último mercado de inverno, foi vista como fulcral para a conquista do bicampeonato e da dobradinha na época passada, tornando-se um dos pesos pesados dos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma 21 partidas e é um titular indiscutível para Rui Borges. O internacional português de 31 anos de idade disputou um total de 1.890 minutos, nos quais encaixou 16 golos.
Onze provável Sporting – Vitória SC: Rui Borges mexe e remexe na Taça da Liga
06 Jan 2026 | 09:08