
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Out 2025 | 07:37 |
Tonel foi chamado a avaliar a preparação dos leões para a partida frente ao Marselha, válida para a terceira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting focou-se na parte da defesa de Rui Borges e, ainda, na gestão de Eduardo Quaresma entre as opções para o sector mais recuado da formação verde e branca.
"A equipa não tem estado ao melhor nível, mas o momento defensivo engloba os onze jogadores e não apenas os defesas. São demasiados erros, quer sejam individuais, quer sejam coletivos nesta fase da temporada", começou por dizer, em declarações ao Deporto ao Minuto.
Tonel: "Sporting tem a pressão de ganhar"
De seguida, Tonel lembrou que o Sporting "tem a pressão de ganhar", mas que é o Marselha quem chega a Alvalade "com estatuto de favorito": "Repito a ideia que é neste momento a melhor equipa em França, à frente do atual campeão europeu. Dado ao passado recente nos jogos de maior exigência, os adeptos estão à espera de finalmente uma vitória, mas se o Sporting não ganhar, não considero que a pressão aumente em torno de Rui Borges. Tudo vai depender como a equipa vai se apresentar em campo e, claro, do resultado final".
3 centrais? Tonel: "A equipa tem de defender melhor"
No que toca à possibilidade de Rui Borges regressar a uma linha de três defesas, Tonel atirou: "É uma ideia em cima da mesa, mas a equipa tem de defender melhor, seja com dois ou três defesas-centrais. Para este jogo, Rui Borges tem a palavra, pois vai depender da sua estratégia para o jogo. Se apresentar um bloco baixo, então sim, a linha de cinco faz sentido, mas mesmo se apresentar o mesmo sistema (4x2x3x1), as pessoas têm de entender que há várias nuances do jogo e que os movimentos do adversário têm de ser tidos em conta".
Tonel: "Diomande não está bem"
Por fim, o antigo jogador do Sporting revelou quem, na sua opinião, são os melhores defesas-centrais dos leões neste momento: "Debast e Gonçalo Inácio dão maiores garantias. O Diomande não está bem, teve muitas dificuldades no jogo com o Paços de Ferreira e não apresenta ritmo de jogo. Claro que podia ser aposta no trio de centrais, caso fosse essa a estratégia, mas não descarto a opção Eduardo Quaresma. Estranhamente, tem sido titular na Liga dos Campeões, quando mal joga no campeonato".
Eduardo Quaresma? Tonel: "Tem de ser muito forte a nível mental"
Sobre a forma como está a ser gerida a utilização de Quaresma, Tonel atirou: "Essa situação não é fácil. Eu passei por situação semelhante enquanto jogador. O Eduardo Quaresma tem de ser muito forte a nível mental e ter uma grande motivação para mostrar serviço. É chamado para ir a jogo sem ter o necessário ritmo. A dificuldade das partidas da Liga dos Campeões são ainda maiores do que as I Liga, e é obrigado a dar resposta quando apanha pela frente os melhores dos melhores. Rui Borges lá saberá as razões dessa tomada de decisão".
Encontro da terceira jornada da Liga dos Campeões está marcado para a próxima quarta-feira, 22 de outubro, no Estádio José Alvalade
21 Out 2025 | 07:23 |
À medida que se aproxima o duelo entre Sporting e Marselha, a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões, as autoridades portuguesas estão a preparar um forte dispositivo de segurança, tendo em conta o risco de confrontos entre adeptos das duas equipas. O conjunto orientado por Roberto De Zerbi contará com o apoio de 2.636 adeptos no setor visitante de Alvalade, mas antes do jogo o principal foco estará nas ruas de Lisboa.
Por se tratar de um encontro considerado de elevado risco e devido ao histórico problemático dos adeptos franceses, a PSP garantiu, junto do jornal Record, que está a montar um dispositivo semelhante ao de outubro de 2022, quando o Sporting recebeu o mesmo clube. Em estado de alerta, as autoridades irão monitorizar todos os movimentos dos visitantes, com equipas posicionadas em pontos estratégicos — nomeadamente nas imediações do Estádio José Alvalade, na Baixa e na zona do Marquês de Pombal —, tanto na noite e madrugada de hoje como durante o dia de amanhã, de modo a prevenir episódios de violência e a acompanhar de perto os grupos mais radicais.
Recorde-se que, na véspera do jogo entre Sporting e Marselha a 12 de outubro de 2022, a PSP impediu confrontos entre claques, detendo nove indivíduos e identificando cerca de 200 pessoas (150 franceses e 50 portugueses), além de apreender material pirotécnico, armas e droga.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, frente ao Marselha. O encontro, a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Roberto De Zerbi, jogar-se-á no Estádio de Alvalade, às 20h00.
Os leões já disputaram dois jogos na prova, somando três pontos. Os comandados de Rui Borges venceram o Kairat, em Alvalade, por 4-1, e perderam 2-1 na deslocação a Nápoles, procurando regressar aos triunfos nas competições europeias.
Pupilos de Rui Borges disputam a terceira jornada da Champions League frente ao emblema francês no Estádio José Alvalade, na próxima quarta-feira
21 Out 2025 | 07:13 |
Vitinha, antigo jogador do Marselha que atualmente se encontra ao serviço do Génova, abordou o Sporting - Marselha, que se disputa já na próxima quarta-feira, 22 de outubro, no Estádio José Alvalade. O avançado português disse o que esperava desta quarta jornada da Liga dos Campeões, na qual antevê bastantes dificuldades para a turma de Rui Borges.
Vitinha: "Podemos esperar um Marselha muito sólido"
“Podemos esperar um Marselha muito sólido, constituído por grandes jogadores, com muita qualidade. No fundo, um pouco como temos visto nos últimos jogos. Uma equipa competitiva, com jogadores que podem fazer a diferença a qualquer momento”, começou por dizer, em declarações ao jornal O Jogo.
De seguida, o futebolista luso abordou as principais diferenças do Marselha desde a chegada de Roberto De Zerbi: “Penso que agora estão com mais estabilidade, maior do que no período em que lá estive. Uma estabilidade que é necessária para que as coisas corram bem dentro de campo. Penso que o treinador [De Zerbi] veio trazer essa estabilidade, essa confiança, essa vontade de ganhar, essa competitividade que a equipa demonstra em campo”.
Marselha? Vitinha atira: "O que sobressai é a qualidade coletiva"
Com particular destaque para Mason Greenwood, Vitinha preferiu focar-se no coletivo: “Poderia falar de um ou outro jogador, mas penso que o que sobressai nesta altura é a qualidade coletiva. É o mais preocupante para o Sporting. Mesmo os habituais suplentes do Marselha são jogadores com muita qualidade. Mesmo que o treinador faça alterações, a equipa continua a ser competitiva. Se as coisas não funcionarem como equipa, individualmente o jogador consegue fazer pouco”.
Trunfo de Rui Borges? Vitinha: "Sporting está muito bem servido com dois grandes avançados"
Por seu turno, no que toca ao Sporting, o jogador lembrou que uma das principais armas podem ser os avançados, Luis Suárez e Fotis Ioanndis - sobre cuja titularidade ainda há dúvidas: “São dois grandes avançados, dois jogadores com muito potencial. Jogadores que fazem a diferença, fazem golos, são de topo. Sem dúvida alguma que o Sporting está muito bem servido com dois grandes avançados”.
“O Sporting tem de demonstrar dentro de campo que tem condições para seguir em frente na competição. Desejo boa sorte às duas equipas, ao Marselha principalmente porque é a minha ex-equipa. Ao Sporting porque é um clube português e eu desejo tudo de bom aos clubes portugueses”, atirou ainda.
Verdes e brancos medem forças com os franceses já na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, na terceira jornada da Liga dos Campeões
21 Out 2025 | 06:58 |
Apenas Morten Hjulmand, Geovany Quenda e Pedro Gonçalves têm lugar garantido no onze inicial do Sporting frente ao Marselha, a contar para a Champions League. Rui Borges promete 'mexer' na equipa dos verdes e brancos e está à vista aquela que pode ser uma verdadeira revolução.
Segundo escreve o jornal Record, na sua edição desta terça-feira, dia 21 de outubro, o treinador do Clube de Alvalade pode fazer até o máximo de oito alterações para o encontro diante dos franceses. No entanto, são alguns os titulares indiscutíveis que podem regressar à titularidade, como Rui Silva, Gonçalo Inácio, Zeno Debast, Francisco Trincão e até Luis Suárez.
Além dos cinco jogadores já referidos, há mais um trio do Sporting que 'espreita' o onze inicial. Maxi Araújo ainda é dúvida, mas se estiver apto, deverá fazer parte das escolhas de Rui Borges. Depois, Iván Fresneda também está na calha para sair do banco e ocupar o lugar de Georgios Vagiannidis, enquanto João Simões pode ser a principal surpresa - uma vez que não somas minutos desde o encontro em Nápoles, no qual foi titular.
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, frente ao Marselha. O encontro, a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Roberto De Zerbi, jogar-se-á no Estádio de Alvalade, às 20h00.
Os leões já disputaram dois jogos na prova, somando três pontos. Os comandados de Rui Borges venceram o Kairat, em Alvalade, por 4-1, e perderam 2-1 na deslocação a Nápoles, procurando regressar aos triunfos nas competições europeias.