
Futebol
Confirmado! Futebolista que quis sair do Sporting lesiona-se e só volta jogar pelo Benfica em 2026
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Álvaro Pacheco falou da possível transferência de Ricardo Mangas para o Sporting. O antigo treinador do Vitória de Guimarães salientou as qualidades do jogador do Spartak Moscovo - a quem Frederico Varandas ofereceu 4 milhões de euros pelo lateral -, bem como o facto de Rui Borges já conhecer bem o lateral-esquerdo que foi seu pupilo na Cidade Berço e em Mirandela.
Álvaro Pacheco: "Ricardo Mangas? Tem tudo o que um jogador de topo precisa de ter"
“O Rui Borges treinou-o, conhece-o tão bem como eu, sabe das qualidades deles, sabe o que vai trazer e acrescentar à equipa. Repito: é um jogador de equipa grande”, revelou o treinador que orientou recentemente o Al Orobah, da Arábia Saudita, em entrevista ao jornal Record
De seguida, Álvaro Pacheco elogiou as qualidades de Ricardo Mangas enquanto futebolista: “Tem tudo o que um jogador de topo precisa de ter. Do ponto de vista físico, é uma 'besta'. Consegue jogar 90 minutos numa intensidade altíssima. A nível técnico e tático tem muito a acrescentar a qualquer equipa".
Álvaro Pacheco: "Ricardo Mangas? É um jogador diferenciado e com muita qualidade"
A polivalência é um dos pontos fortes do atleta: “Pode jogar como lateral, como extremo, mais por dentro ou mais por fora, num sistema de cinco ou de quatro defesas, o que faz dele um jogador diferenciado e com muita qualidade. Defensivamente, é muito forte nos duelos, muito rápido e muito sólido”, revelou o técnico de 54 anos, antes de concluir com as suas mais valias no ataque.
“Ofensivamente, dá profundidade, pela velocidade que tem, e é associativo, pela qualidade técnica de que dispõe. Além disso, tem golo. Tem faro pelo golo. Marca sempre um elevado número de golos, quer atue como lateral ou como médio. Tem perfil de jogador de equipa grande”, concluiu Álvaro Pacheco.
Emblema saudita estava disposto a cobrir despesas pessoais de até 137 mil euros por mês, além de fornecer-lhe uma casa e um motorista particular
|
Alexander Isak, compatriota de Viktor Gyokeres - que foi oficializado no Arsenal - tem um objetivo claro para 2025/26. O atacante do Newcastle, de 27 anos, rejeitou uma oferta astronómica do Al Hilal, emblema rival do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, para manter vivo o sonho de jogar pelo Liverpool.
Apesar dos esforços do clube saudita para oferecer um contrato histórico, o jogador sueco optou por esperar que os 'reds' chegassem a um acordo com seu clube atual. O atacante nem sequer viajou com a equipa dos 'magpies' para a pré-temporada e está determinado a jogar em Anfield.
Segundo o Mundo Deportivo, além de um salário anual de 35 milhões de euros e um prémio de assinatura de 16 milhões, o pacote também incluía bónus por golo (34 mil euros), assistência (21 mil), troféus conquistados e até prêmios individuais como melhor marcador.
O emblema saudita estava disposto a cobrir despesas pessoais de até 137 mil euros por mês, além de fornecer-lhe uma casa e um motorista particular. No entanto, Alexander Isak quer continuar a competir ao mais alto nível da Europa e está à espera de proposta oficial dos atuais campeões ingleses.
O problema reside nas pretensões exigidas pelo Newcastle, que pede uma quantia estratosférica pelo atacante: 150 milhões de euros. Enquanto os milhões da Arábia Saudita permanecem, Isak mantém sua ambição esportiva intacta. O objetivo é claro: brilhar na Premier League.
Após fazer parte do lote de possíveis substitutos de Viktor Gyokeres, avançado croata ainda pode jogar na Liga Portugal Betclic em 2025/26
|
Franjo Ivanovic despertou o interesse de clubes da Premier League. Esta informação surge na sequência do avançado já ter dado a luz verde a uma transferência para o Benfica, depois deste ter sido apontado como um dos potenciais candidatos a ocupar a vaga deixada por Viktor Gyokeres na frente de ataque do Sporting.
Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, dois clubes do campeonato inglês mostraram-se disponíveis para oferecer propostas na casa dos 30 milhões de euros ao Union Saint-Gilloise para abdicar do ponta-de-lança croata. Estes valores são acima daqueles auferidos pela direção de Rui Costa, que são de apenas 20M+5M.
Ainda assim, o Benfica continua na liderança da corrida a Franjo Ivanovic. Inclusivamente, o jogador não fez parte das opções da sua equipa na primeira jornada do campeonato da Bélgica, por pedido do próprio, mostrando assim que se mostra completamente focado em aceitar um novo desafio no emblema encarnado.
Vale a pena recordar que o croata de 21 anos fez parte da lista de transferências de Frederico Varandas. Já com Viktor Gyokeres fora do Sporting, o avançado do Union Saint-Gilloise foi um dos apontados a render a vaga deixada pelo sueco na frente de ataque leonina. Apesar do interesse, os verdes e brancos optaram por contratar Luis Suárez ao Almería.
Em 2024/25, com a camisola do Union Saint-Gilloise, Franjo Ivanovic - avaliado em 13 milhões de euros - fez 19 golos e assistiu os companheiros por cinco ocasiões, ao longo de 45 jogos oficiais, nos quais foi utilizado durante 4.198 minutos, sendo o segundo melhor marcador da equipa belga. Esta época, soma um golo na única partida disputada.
Caso negócio se confirme, este pode ser um reencontro com Rui Borges, uma vez que o jogador já foi orientado pelo treinador dos leões
|
O Sporting já oficializou proposta por Ricardo Mangas. Além do interesse em contratar Georgios Vagiannidis ao Panathinaikos, a Direção de Frederico Varandas pretende contar com o lateral-esquerdo português que rumou ao Spartak Moscovo na temporada passada. É de mencionar que o jogador é um velho conhecido de Rui Borges, dos tempos em que o treinador dos leões orientava o Mirandela.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, os leões ofereceram 4 milhões de euros, com objetivos incluídos, para a formação da capital russa abrir mão do seu defesa que esteve ligado ao Benfica durante sete épocas - entre 2010 e 2017. Caso este aceite o negócio, o atleta de 27 anos tem à sua espera um contrato válido para quatro temporadas no Clube de Alvalade.
Ricardo Mangas pode ver este negócio com bons olhos, muito por fatores da sua vida pessoal. O canhoto pode reencontrar-se com Rui Borges, técnico que já o orientou na temporada em que este ao serviço do Mirandela. Além disso, um regresso a Portugal pode ser vantajoso para a sua família, visto que este prepara-se para ser pai.
O lado esquerdo da defesa é uma posição que tem preocupado a equipa técnica do Sporting neste início de temporada de 2025/26. Com a lesão de Maxi Araújo, contraída no estágio de Lagos, e o castigo aplicado a Matheus Reis, os leões podem não ter um lateral-esquerdo de raiz para a partida da Supertaça frente ao Benfica, no dia 31 de julho.
Em 2024/25, Ricardo Mangas - avaliado em 2,5 milhões de euros - disputou 10 partidas pelo Vitória de Guimarães, antes de rumar ao Spartak Moscovo, por 2 milhões de euros, mais 500 mil por objetivos. Os minhotos ficaram com direito a 15% de uma futura mais valia sobre o jogador, que fez duas assistências em 16 encontros na Rússia, além de dois encontros na presente época.