![Génio do Sporting continua de fora: Rui Borges desespera](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-sporting_20250129110458.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Marcus Edwards marcou na estreia oficial pelo Burnley e eliminou Mateus Fernandes da Taça de Inglaterra. Emprestado pelo Sporting, o extremo foi destaque na imprensa britânica, que recordou as comparações com Lionel Messi, feitas por Maurício Pochettino, treinador do Tottenham na altura em que o avançado ainda alinhava nos spurs.
"As valências, o corpo e a forma única como joga, são algo reminiscentes do início de Messi", disse o técnico argentino, em 2016, palavras que foram agora recordadas pela BBC, garantindo que "a carreira de Edwards já teve vários altos e baixos, mas, no domingo (dia 9 de fevereiro), começou aquele que poderá ser o melhor capítulo".
No mesmo momento, a rádio inglesa recorda as palavras de Scott Parker, ainda antes da estreia oficial do jogador: "Era um miúdo às voltas em Londres e, quando és um jovem, às vezes há diferenças na forma como ages. Mas está mais maturo e não há como negar que é um talento especial", disse o treinador dos clarets.
"Tenho seguido o Marcus há algum tempo. A primeira vez que estive com ele foi quando ele ainda tinha 13 anos, quando eu estava a começar a fazer a minha formação de treinador. É um jogador especial, com um talento especial. Temos de cuidar dele, já que não jogou muito nos últimos tempos - acho que a última vez foi em novembro ou dezembro. Por isso precisa um pouco de tempo de treino", admitiu Scott Parker.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense). Pelo Burnley, fez 31 minutos e já faturou.
Capitão de equipa dos verdes e brancos está fora da receção ao Borussia Dortmund, na Liga dos Campeões, suspenso por acumulação de amarelos
|
Morten Hjulmand é baixa do duelo entre Sporting e Dortmund na Liga dos Campeões. O médio está suspenso por acumulação de amarelos, saindo das opções de Rui Borges. Além da ausência do capitão, o treinador verde e branco tem mais um problema no centro do terreno, uma vez que Hidemasa Morita não está a 100%.
O 'camisola 5' dos leões está a recuperar a forma depois de uma lesão que ainda não deixou de fustigar o internacional japonês. A Unidade de Performance do Clube de Alvalade limitou os minutos de jogo do atleta, de modo a que possa atingir novamente os níveis físicos que apresentava antes da mazela no gémeo.
A titularidade de Hidemasa Morita na Liga dos Campeões parece estar fora de questão, deixando o Sporting bastante desfalcado para o início de um encontro de alta exigência. No entanto, Rui Borges parece já ter tomado uma decisão quanto ao encontro com os alemães e vai apresentar uma dupla inédita no meio-campo leonino.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 14 milhões de euros – contabiliza 27 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.637 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund, na primeira mão do playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade.
'Camisola 9' dos verdes e brancos é o principal ativo do Clube de Alvalade e soma 34 golos no mesmo número de jogos disputados esta temporada
|
Viktor Gyokeres poderá voltar ao onze titular do Sporting. O futuro do avançado passa por um maior período de utilização, apesar de ainda não ser possível disputar os 90 minutos de uma partida de alta intensidade, devido à lesão muscular que o tem atormentado nos últimos tempos e relegado para o banco de suplentes.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o tempo de utilização do avançado verde e branco terá aumentado e há possibilidade de ser titular no Clube de Alvalade frente ao Borussia Dortmund. A partida com os alemães é de alta exigência, mas o goleador-mor dos leões continua com limite de tempo por encontro.
Caso seja titular, Viktor Gyokeres deverá ser substituído ao início da segunda parte. Rui Borges não quer arriscar a condição física do jogador, uma vez que, tal como revelou em diversas situações, prefere utilizar o internacional sueco durante pouco tempo por encontro do que perdê-lo por várias semanas.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 34 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.725 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez sete assistências.
A formação comandada por Rui Borges volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Nico Kovac tem pontapé de saída agendado para as 20h00, no Estádio José Alvalade e já se conhece a equipa de arbitragem destacada para a partida.
Técnico deixou rasgados elogios a pupilo de Rui Borges e tem acompanhado de perto evolução do jogador com a Listada verde e branca
|
Bernardo Bruschy deixou rasgados elogios a Geovany Quenda. O técnico orientou o ala do Sporting nos escalões de formação da Academia Cristiano Ronaldo e tem acompanhado de perto o desenvolvimento do jogador na equipa A dos leões - à semelhança de grandes tubarões, que ficaram loucos com a jogada de golo no Clássico.
"Às vezes esquecemo-nos de que o Quenda tem apenas 17 anos. Lá está, a maturidade que ele apresenta, a qualidade que ele apresenta, o rendimento que ele já consegue dar à equipa, mesmo sendo tão jovem, é algo fora do comum. E isso faz-nos esquecer a idade dele, mas, de facto, tem apenas 17 anos e muita coisa por melhorar e por crescer, mas já é um jogador que para a idade está num estado de maturação muito à frente daquilo que é o normal", disse, ao jornal A Bola.
Para o técnico, o 'camisola 57' "sempre foi um jogador diferenciado, acima de tudo pela forma como trabalha, como gosta de aprender e pelo talento que sempre revelou". Bruschy explicou que já em tenra idade "deu para perceber que havia ali um jogador com características diferenciadoras, e acima de tudo com uma personalidade que o podia levar ao alto rendimento".
Para terminar, o técnico garante que Geovany Quenda "é um miúdo altruísta, que respeita muito os adultos, que respeita muito a figura do treinador, é alguém que gosta de aprender, olha para os mais velhos como exemplo e também ajuda os mais novos a crescer", deixando muitos elogios ao diamante da formação verde e branca.
Esta época, a primeira no plantel principal do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 30 milhões de euros - leva 36 partidas, nas quais foi utilizado ao longo de 2.536 minutos. O desequilibrador canhoto tem, para já, cinco assistências para os companheiros de equipa e dois golos apontados - na Supertaça, diante do Porto e frente ao Famalicão.