Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Andebol

EXCLUSIVO LEONINO – CAMPEÃO NACIONAL PELO SPORTING ESTÁ DE SAÍDA E VARANDAS JÁ ABRIU LIVRO DE CHEQUES PARA FECHAR SUBSTITUTO

Responsáveis verdes e brancos entendem que chegou a hora de fechar o ciclo. Alternativa já está contratada e vem rotulada de craque

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Abr 2023 | 06:15 |

Icon Comentário0

Já não há voltar a dar: Carlos Ruesga vai mesmo deixar o Sporting no final da temporada. Segundo informações recolhidas, em exclusivo, pelo Leonino, os responsáveis verdes e brancos entendem que chegou a hora de fechar o ciclo do central espanhol em Alvalade e até já está contratado um substituto.


Ruesga chegou ao Sporting em 2016, oriundo do Barcelona, e foi uma das peças fundamentais da turma de Alvalade na conquista do bicampeonato nacional (2016/17 e 2017/18), bem como do triunfo na Taça Challenge (2016/17). O ainda central leonino venceu também uma Taça de Portugal (2021/22).


Agora, aos 38 anos e passados 298 encontros de leão rampante ao peito, o percurso do espanhol em Alvalade vai chegar ao fim no final da temporada. É até muito provável que Ruesga dê, também, por terminada a sua carreira, que teve como um dos pontos mais altos a conquista do Campeonato do Mundo, ao serviço da Espanha, em 2013.


Substituto vem de Espanha e obrigou Varandas a abrir os cordões à bolsa

O substituto de Carlos Ruesga já está, no entanto, contratado. Jan Gurri, central de 20 anos do Granollers, vem rotulado de craque e obrigou Frederico Varandas a abrir o livre de cheques. De acordo com as últimas notícias, os leões pagam a cláusula de rescisão (80 mil euros) do internacional espanhol.


Para se ter uma ideia dos valores em causa, Natán Suárez foi contratado ao Ademar León, em 2021, por 50 mil, quase metade da quantia que será paga pelos verdes e brancos para garantir o concurso do andebolista.

Jan Gurri foi adversário dos leões na EHF European League desta temporada e, apesar da derrota, por 38-31, desfez-se em sorrisos para Ricardo Costa, que deverá ser o seu treinador na próxima época.

O melhor marcador da Supertaça Ibérica 2022, com 15 tiros certeiros, é, ainda, campeão da Europa em sub-20, depois de ter sido um dos destaques da prova conquistada pelos espanhóis ao baterem Portugal, por 37-35, na final.

Na sua quinta temporada consecutiva no Granollers, Jan Gurri leva, na presente época, 148 golos em 41 jogos.

De resto, Gurri não é o único reforço já fechado pelos leões para a próxima temporada, sendo um deles um regresso a casa (Saiba mais AQUI).

 


Modalidades

Exclusivo Leonino - Suárez vai sair do Sporting no final da temporada

Jogador de 28 anos está a cumprir últimos meses ao serviço do emblema verde e branco e vai rumar a outras paragens na próxima época

Exclusivo Leonino - Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada desportiva
Exclusivo Leonino - Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada desportiva

02 Fev 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Natán Suárez vai deixar a equipa de andebol do Sporting no final da presente temporada, sabe o Leonino. O central está a cumprir os últimos meses ao serviço do Clube de Alvalade, mas sairá de forma amigável e vai abraçar um novo projeto desportivo em 2026/27.


O adeus do jogador acontece por questões de construção de plantel. Ao que o nosso Jornal apurou, o desempenho do 'camisola 7' da formação de Ricardo Costa sempre foi exemplar. O atleta é muito acarinhado pelos companheiros de balneário e pela equipa técnica.


O internacional espanhol chegou ao Sporting no início da época de 2021/22 para ser alternativa a Carlos Ruesga. Depois de passagens pelo Teucro, Ciudad Encantada e Ademar León, rapidamente confirmou ser um atleta de grande talento, tornando-se numa das figuras do plantel nos últimos anos.


Ainda assim, o central de 28 anos vai dar o máximo dentro das quadras para sair em grande do Sporting, tendo ainda para conquistar o tricampeonato Nacional, a Taça de Portugal e chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões. Por outro lado, Ivano Pavlovic é um dos alvos na mira dos leões, mas a possível chegada do croata não se afigura fácil.

Na presente temporada desportiva de 2025/26, Natán Suárez contabiliza já 27 partidas pelo Clube de Alvalade - oito na EHF Champions League, 16 no Campeonato Nacional, um na Supertaça e dois na Supertaça Ibérica -, nos quais apontou 68 tiros certeiros.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Chegada de Ivano Pavlovic ao Sporting complica-se

Central, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples

Exclusivo Leonino - Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser difícil
Exclusivo Leonino - Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser difícil

31 Jan 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser extremamente difícil. O central do Zagreb, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples, sabe o Leonino.


Apesar do interesse verde e branco, o Vardar é, nesta fase, o clube que surge na frente da corrida pelo internacional croata. O emblema macedónio já terá dado passos mais concretos e apresenta um projeto desportivo e financeiro que coloca pressão sobre os restantes interessados.


O Sporting reconhece o potencial e a qualidade de Ivano Pavlovic, mas está consciente de que a operação envolve valores elevados e uma disputa intensa pela contratação do atleta. Internamente, o dossiê é visto como complexo e dependente de várias variáveis.


Assim, embora o nome do atleta de 22 anos continue referenciado em Alvalade, a verdade é que, neste momento, o clube macedónio parte em vantagem, obrigando o emblema verde e branco a ponderar alternativas ou a aguardar por uma eventual mudança no cenário do mercado.

A turma leonina encontra-se neste momento no primeiro lugar do Campeonato Placard Andebol 1 2025/26, invicto com 51 pontos (17 jogos - 17 vitórias) e com mais sete pontos do que Porto e Benfica. O próximo jogo da Liga está marcado para o dia 11 de fevereiro, frente ao Gaia, fora de casa.


Grande golo de Kiko Costa na Liga dos Campeões:


Modalidades

Estrela do Sporting marca nove golos e Portugal ganha à Suécia

Depois de também ter estado em destaque frente à Espanha, lateral do Clube de Alvalade voltou a apresentar-se a grande nível

Martim Costa, lateral do Sporting, apontou nove golos, na vitória da seleção de Portugal de andebol diante da Suécia (36-35)
Martim Costa, lateral do Sporting, apontou nove golos, na vitória da seleção de Portugal de andebol diante da Suécia (36-35)

30 Jan 2026 | 16:12 |

Icon Comentário0

A seleção portuguesa de andebol venceu a Suécia por 36-35, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, e alcançou a melhor classificação de sempre num Europeu da modalidade: o quinto lugar. Martim Costa, lateral do Sporting, apontou nove golos, depois de também ter estado em destaque frente à Espanha.


Depois de ter passado grande parte da 1.ª etapa na frente do marcador, sempre pela margem mínima, a Seleção Nacional 'tremeu' com a entrada forte da Suécia na 2.ª parte: os nórdicos tiveram, em várias ocasiões, uma vantagem de dois golos, o que obrigou Portugal a acelerar.


A correr atrás do prejuízo, a equipa das quinas conseguiu aproveitar alguns erros do adversário e, com a inspiração de Martim Costa e de Gustavo Capdeville, com um par de defesas muito importantes, chegou à vantagem já no último segundo, após uma jogada ensaiada no timeout pedido pelo treinador.


Além de Martim Costa, houve vários jogadores do Clube de Alvalade em destaque. Francisco Costa (sete golos), Salvador Salvador (quatro) e Diogo Branquinho (três) ajudaram ao triunfo da equipa das quinas diante da turma liderada por Michael Apelgren. Dos 36 golos de Portugal, 23 foram apontados por pupilos de Ricardo Costa.

Após o quarto lugar no Mundial de andebol, há pouco mais de um ano, Portugal volta a fazer história, desta feita num Europeu, apesar de ter falhado a tão ambicionada qualificação para as meias-finais, onde a Dinamarca enfrenta a Islândia e Alemanha defronta a Croácia.


Veja o golo do triunfo marcado por Martim Costa:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Talentosa dupla do Sporting brilha frente à Espanha e dá esperança a Portugal
Modalidades

Talentosa dupla do Sporting brilha frente à Espanha e dá esperança a Portugal

28 Jan 2026 | 16:54

Icon Comentário0
Craque do Sporting arranca na segunda parte, mas Portugal precisa de 'milagre' no Euro
Modalidades

Craque do Sporting arranca na segunda parte, mas Portugal precisa de 'milagre' no Euro

26 Jan 2026 | 16:56

Icon Comentário0
Sporting entra em ‘guerra’ com o Benfica pela contratação de internacional croata
Modalidades

Sporting entra em ‘guerra’ com o Benfica pela contratação de internacional croata

23 Jan 2026 | 17:31

Icon Comentário0