Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Leonino - José Pina diz que titular do Sporting "tem estado terrível" e pede reforço

Em entrevista ao nosso Jornal, adepto do Clube de Alvalade abordou recente discurso de Frederico Varandas, lacunas no plantel e futuro de Rui Borges no Clube

Exclusivo Leonino - José Pina falou sobre plantel do Sporting e pede um reforço na próxima janela de mercado
Exclusivo Leonino - José Pina falou sobre plantel do Sporting e pede um reforço na próxima janela de mercado

19 Nov 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

José Pina concedeu uma entrevista, em Exclusivo, ao nosso Jornal. Entre vários temas abordados, o conhecido adepto do Sporting condenou as pressões do Porto ao árbitro Fábio Veríssimo, considera que o plantel leonino precisa de um novo central no mercado de transferências, uma vez que Ousmane Diomande "tem estado terrível" e diz que Rui Borges ainda precisa de mostrar o que vale em jogos grandes.


Relativamente ao discurso de Frederico Varandas na Gala Rugidos de Leão, o argumentista explica que era imperativo que fosse tomada uma posição, face ao ruído dos rivais: "Tinha de dar uma resposta, principalmente ao Presidente do Porto, mas eu utilizaria outras palavras. Não usaria termos como 'bafio'. Dizia uma coisa assim mais atual. Podia ter sido mais subtil e mais sofisticado, mas tinha de ser respondido. Os nossos rivais não podem fazer o que querem. Nem sei como é que não houve um castigo a sério por causa do caso com Fábio Veríssimo. É quase uma tortura psicológica", começa por dizer.


J. Pina: "O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... "


O guionista debruçou-se, de seguida, sobre as lacunas no plantel leonino: "Estou a começar a ver ali problemas na defesa. Devíamos ter um central que fosse uma alternativa credível. O Gonçalo Inácio não tem estado muito bem. O Diomande tem estado terrível. O Quaresma é bom, mas... Tirando as lesões, precisamos ali de um central. Estamos a sofrer golos que não devíamos ter sofrido", salienta, acreditando, ainda assim que o Clube de Alvalade continua a ser favorito ao título.

"Neste momento, o Sporting é favorito. Não sei se é o principal, mas é favorito. É o campeão em títulos e isso dá o ânimo aos outros rivais. São três pontos de diferença para o primeiro lugar. O Porto está melhor do que eu esperaria e o Benfica pior", afirma.


J. Pina e as críticas a Rui Borges: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo"

José Pina desvalorizou ainda as críticas de que Rui Borges foi alvo, nomeadamente o de não ter "nível intelectual" para orientar um Clube com a dimensão do Sporting: "O que me interessa é que o treinador saiba ler o jogo e que saiba pôr a equipa a jogar um futebol atrativo. Jorge Jesus não é nenhum mestre da linguística e que mete as equipas a jogar futebol. A equipa está a jogar minimamente bem. Noto é que, nos jogos grandes, a coisa não carbura da mesma maneira. Contra Benfica e Porto, o Sporting nunca me parece melhor. É o único reparo a fazer ao Rui Borges. Portanto é para continuar e esquecer essa coisa do 'nível intelectual'", conclui.


Futebol

Fresneda brilhou pelos sub-21; Espanhóis comparam lateral do Sporting a glória do Real Madrid

Jogador do Clube de Alvalade contribuiu decisivamente para a vitória sobre a Roménia, por 2-0, com um golo e uma assistência na partida

Fresneda, que foi totalista nesta dupla jornada, foi considerado o melhor jogador em campo; Lateral do Sporting comparado a glória do Real Madrid
Fresneda, que foi totalista nesta dupla jornada, foi considerado o melhor jogador em campo; Lateral do Sporting comparado a glória do Real Madrid

18 Nov 2025 | 23:39 |

Icon Comentário0

Iván Fresneda teve uma tarde para recordar ao serviço da seleção sub-21 de Espanha. O lateral do Sporting contribuiu decisivamente para a vitória sobre a Roménia, por 2-0, com um golo e uma assistência, dando um verdadeiro festival, em jogo da quinta jornada do Grupo A de apuramento para o Europeu da categoria.


O jornal "As" ficou encantado com a exibição do jogador e comparou-o a uma glória do Real Madrid: "Na reta final da carreira de Carvajal, o lateral do Sporting começa a disputar o lugar como o seu futuro substituto na seleção", colocando o jogador na roda da seleção principal espanhola, liderada por Luis de la Fuente.


Após a estreia neste escalão em outubro, num particular frente à Noruega, Fresneda repetiu esta terça-feira a titularidade que somara na goleada (7-0) à Finlândia e deslumbrou, formando uma asa direita com o extremo Mayenda, jogador do Sunderland com quem combinou na jogada do 1-0, tirando, depois, um cruzamento perfeito para Gonzalo García marcar de cabeça., aos 17 minutos.


Envolvido em inúmeros lances ofensivos e dando sempre boa resposta defensiva, o jogador fechou o marcador, aos 53", recebendo na área a bola de Mayenda, antes de fuzilar o guardião contrário. Fresneda, que foi totalista nesta dupla jornada de qualificação, foi considerado o melhor jogador em campo.

Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - já cumpriu 13 jogos com a camisola do Sporting nesta nova temporada: oito na Liga Portugal, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça. Nos 797 minutos de participação, já somou uma assistência para golo.



Futebol

Hjulmand comete erros crassos e Dinamarca sofre pesadelo; Médio do Sporting cabisbaixo

Escócia venceu a Dinamarca e garantiu um dos bilhetes de acesso direto ao Mundial 2026; Jogador do Clube de Alvalade em destaque pela negativa

Dinamarca terá de disputar o playoff de acesso ao Mundial; Hjulmand, médio do Sporting, não teve um jogo feliz
Dinamarca terá de disputar o playoff de acesso ao Mundial; Hjulmand, médio do Sporting, não teve um jogo feliz

18 Nov 2025 | 23:15 |

Icon Comentário0

A Escócia venceu a Dinamarca e garante um dos bilhetes de acesso direto ao Mundial 2026. A seleção escocesa recebeu no Hampden Park, em Glasgow, a congénere dinamarquesa, e venceu por 4-2. Morten Hjulmand, médio do Sporting - que viu o Man United desistir da sua contratação - ficou mal na fotografia nos últimos dois golos dos britânicos.


Foi a equipa da casa quem entrou com tudo na partida. Scott McTominay abriu o marcador, ainda o relógio marcava três minutos, com um remate de bicicleta. A solidez escocesa fez-se sentir até ao início da segunda metade. Altura em que Hojlund assumiu a responsabilidade de cobrar o pontapé dos onze metros e não vacilou.


Quatro minutos após a igualdade, eis que Kristensen viu a segunda cartolina amarela e recebeu ordem de expulsão. Empurrados pela superioridade em campo, à passagem do minuto 78', golo de Shankland. Distração da defensiva forasteira e o avançado do Hearts não se fez de rogado.


Numa altura em que tudo parecia resolvido, eis que, três minutos depois, Patrick Dorgu, assistido por Christensen, rematou para o fundo das redes de Gordon. O relógio de Szymon Marciniak contava 93 minutos quando, numa última réstia de esperança da Escócia, Kieran Tierney rematou em jeito, após mau alívio de Hjulmand, perante a incapacidade de Kasper Schmeichel para alcançar o esférico.

Até ao final dos 90' minutos, e em desespero, a Dinamarca - com menos um - chegou-se à frente e ainda foi a tempo de sofrer um golo do meio-campo de McLean, após passe errado do médio do Sporting, que não escondeu a frustração no final. Com estes resultados, a Escócia garante o apuramento direto para o Campeonato do Mundo de 2026 enquanto a Dinamarca terá de disputar o playoff de acesso à competição.



Futebol

Rui Borges veta saída de suplente do Sporting em janeiro

Treinador dos leões considera jogador como membro fundamental para o projeto do emblema verde e branco, apesar de não ser titular

Ainda que já não seja opção tão regular nas escolhas dos verdes e brancos, Rui Borges não abdica de suplente do Sporting
Ainda que já não seja opção tão regular nas escolhas dos verdes e brancos, Rui Borges não abdica de suplente do Sporting

18 Nov 2025 | 23:04 |

Icon Comentário0

Rui Borges não quer perder Matheus Reis no próximo mercado de transferências de janeiro. O treinador dos leões considera o jogador como membro fundamental para o projeto do Sporting, já que o lateral esquerdo brasileiro é um dos grandes líderes do plantel.


Ainda que já não seja opção tão regular nas escolhas dos verdes e brancos, o brasileiro é um dos jogadores mais experientes do plantel leonino, sendo que a entrega, capacidade de trabalho, dedicação e competitividade fazem com que Rui Borges olhe para si como um jogador exemplar.


Ao que tudo indica, de acordo com o jornal A Bola, Matheus Reis não deverá mesmo renovar com o Sporting. No entanto, tal não irá influenciar, de qualquer forma, as escolhas do treinador dos leões até ao final da época - ainda que não esteja nas 'primeiras linhas', o canarinho continuará a entrar nas opções.


Durante o defeso de verão, Matheus Reis já tinha sido apontado ao campeonato canarinho, depois de ter recebido ameaças por parte dos adeptos do Benfica, na sequência da final da Taça de Portugal. O Palmeiras, de Abel Ferreira, foi o clube que demonstrou maior interesse.

Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 208 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 10 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Patrício apontado a clube que venceu duas Ligas Europa; Ex Sporting pode voltar ao ativo
Futebol

Rui Patrício apontado a clube que venceu duas Ligas Europa; Ex Sporting pode voltar ao ativo

18 Nov 2025 | 22:49

Icon Comentário0
Titular do Sporting é visto a treinar sem proteção no joelho e descansa Rui Borges
Futebol

Titular do Sporting é visto a treinar sem proteção no joelho e descansa Rui Borges

18 Nov 2025 | 22:39

Icon Comentário0
Adepto do Porto culpa Varandas pelo estado do futebol português: "Julga-se acima dos outros"
Futebol

Adepto do Porto culpa Varandas pelo estado do futebol português: "Julga-se acima dos outros"

18 Nov 2025 | 22:27

Icon Comentário0