Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Ago 2025 | 04:00 |
Rui Silva - que recebeu apoio importante de Rui Borges - tem lugar na Seleção Nacional orientada por Roberto Martínez. Neste Exclusivo Leonino, Ricardo Rebelo-Gonçalves, treinador de guarda-redes do Caldas e autor do livro o autor do livro 'O Guarda-Redes também joga', deixa elogios ao guardião do Sporting, destacando o papel do mesmo na conquista da Liga Portugal Betclic.
Ricardo Rebelo-Gonçalves elogia Rui Silva: “Fundamental na equipa do Sporting”
“Desde a sua chegada, Rui Silva tem sido uma peça fundamental na equipa do Sporting, tendo mesmo um papel muito importante na conquista do bicampeonato e da Taça de Portugal. A sua qualidade e experiência permitiram uma adaptação muito rápida ao futebol português e à dinâmica da equipa”, começou por afirmar Ricardo Rebelo-Gonçalves, destacando as qualidades do guardião leonino.
O treinador de guarda-redes do Caldas e autor do livro ‘O Guarda-Redes também joga’ destacou a tranquilidade do reforço de inverno do Sporting: “Mesmo perante cenários de dificuldades que equipa foi sofrendo desde a saída de Ruben Amorim, Rui Silva transmitiu estabilidade à defesa leonina. Este foi, porventura, o maior fator de destaque na afirmação de Rui Silva: a sua tranquilidade e regularidade, transmitindo uma sensação de fiabilidade na baliza”.
Rui Silva na Seleção? Ricardo Rebelo-Gonçalves destaca guardião do Sporting: “Sem sombra de dúvidas”
Relativamente à presença de Rui Silva nas convocatórias de Roberto Martínez, Ricardo Rebelo-Gonçalves é perentório: “Sem sombra de dúvidas! Temos um leque de guarda-redes com condições para representar a equipa nacional, onde claramente o Rui Silva é um dos 3 ou 4 guarda-redes incontornáveis a estarem presentes nas convocatórias para a Seleção Nacional”.
“Para um espaço de Seleção, creio que a maturidade competitiva é um aspeto essencial para a sua adaptação ao estilo de jogo da equipa e da competição, e para a sua relação com a defesa, para além das habituais qualidades técnicas e táticas ou perfil de carreira. Desta forma, o Rui Silva é um guarda-redes perfeitamente capaz”, finalizou Ricardo Rebelo Gonçalves.
Quando questionado sobre as condições que definem um guarda-redes do futebol moderno, o aturo do livro o ‘O Guarda-Redes também joga’ destaca o aspeto mental: “No final, o que faz grande diferença é essencialmente a questão da mentalidade e da consistência que conseguem demonstrar na sua performance, ou seja, nas condições mais reais daquilo que é o jogo e onde os seus comportamentos e ações emergem em função do envolvimento”.
Leões chegaram ao intervalo a perder por dois golos, mas uma segunda parte de grande nível permitiu dar a volta ao resultado desfavorável
05 Set 2026 | 13:45 |
A equipa de sub-23 do Sporting protagonizou uma grande reviravolta este sábado, ao bater o Leixões por 4-3, fora de casa, na quinta jornada da primeira fase da Liga Next Gen. Os leões chegaram ao intervalo a perder por 3-1, mas uma segunda parte de grande nível permitiu dar a volta ao resultado e alcançar a quarta vitória consecutiva.
A formação da casa foi mais eficaz e abriu o marcador aos 14 minutos, por Leandro Kauã, que viria a bisar cinco minutos depois. João Rodrigues reduziu aos 25', com um grande remate de fora da área, mas Rodrigo Granja voltou a aumentar a vantagem dos da casa aos 28' (3-1).
Leandro Grimi, novo técnico dos leões, mexeu ao intervalo, com cinco alterações, e a resposta leonina foi imediata. Aos 63', Daniel Lopes aproveitou uma defesa de João Coelho a remate de Miguel Almeida para fazer o 3-2. Pouco depois, o próprio Miguel Almeida empatou a partida, concluindo da melhor forma um cruzamento de trivela de Edgar Sequeira. Em poucos minutos, o Sporting recuperou de uma desvantagem de dois golos e entrou na reta final por cima do encontro.
A reviravolta ficou completa já perto do fim. Miguel Almeida sofreu falta dentro da área e assumiu a responsabilidade pela grande penalidade, não desperdiçando a oportunidade para fazer o 4-3 e completar o bis. Na próxima jornada, os sub-23 leoninos recebem o Académico de Viseu.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Alexandre Tverdohlebov (Guarda-redes), Simão Soares, Jakub Stasiak, Atanásio Cunha, Daniel Lopes, Paulo Simão, Leonardo Varela, João Rodrigues, Rayhan Momade (C), Délcio Aurélio e Miguel Almeida.
Antigo árbitro português fez a análise aos casos mais controversos do encontro entre dragões e Moreirense e chegou a uma conclusão polémica
05 Set 2026 | 13:31 |
A arbitragem do encontro entre o Porto e o Moreirense está a gerar forte polémica e contestação no futebol português. A análise dos especialistas da imprensa desportiva foi unânime em apontar falhas graves ao trabalho do árbitro António Nobre - o mesmo do Sporting - Vitória da época passada - e da equipa do VAR.
O lance mais controverso da partida ocorreu aos 17 minutos da primeira parte no relvado do Estádio do Dragão. O avançado William Gomes envolveu-se num lance com Francisco Domingues e projetou o braço contra o rosto do atleta do Moreirense.
Jorge Coroado, antigo árbitro português, considerou a abordagem do jogador portista uma conduta violenta e garantiu que o atleta brasileiro deveria ter sido expulso da partida. O ex juiz sublinhou que a projeção deliberada do cotovelo esquerdo impunha a exibição imediata do cartão vermelho direto.
Os restantes analistas do painel do jornal O JOGO também consideraram que existiu uma má decisão por parte da equipa de arbitragem no terreno de jogo, mas com uma punição menos severa. José Leirós e Fortunato Azevedo concordaram que o lance ficou em branco quando exigia a marcação de livre e o respetivo cartão amarelo.
A omissão de sanção disciplinar por parte de António Nobre acabou por perdoar o castigo ao futebolista do Porto ainda no primeiro tempo. A atuação do video árbitro Bruno Esteves voltou a ser alvo de duras críticas por não ter intervindo num lance considerado de conduta violenta.
Atleta encerra uma ligação de onze anos com o Clube de Alvalade para assinar contrato e rumar ao futebol internacional no Médio Oriente
05 Set 2026 | 13:12 |
Sérgio Matos é a mais recente novidade no mercado de transferências ao oficializar a sua saída definitiva do Sporting. O jovem futebolista despediu-se da formação verde e branca e rumou ao futebol do Médio Oriente para trabalhar sob o comando técnico de Rui Vitória no Al Wasl.
O extremo de 20 anos colocou um ponto final a uma longa ligação de 11 temporadas com os leões. O atleta guineense formou-se na Academia Cristiano Ronaldo e representou o Clube verde e branco desde os escalões de infantis até chegar à equipa de sub-23.
Na última temporada, Sérgio Matos dividiu o seu percurso entre os sub-23 leoninos e um empréstimo ao Sporting da Covilhã. O jogador que atua preferencialmente pelas faixas laterais procura agora uma nova etapa no estrangeiro ao serviço dos árabes.
A contratação do extremo esquerdo garante mais uma opção ofensiva para o projeto liderado por Rui Vitória nos Emirados Árabes Unidos. O atleta canhoto já integra a estrutura do seu novo clube para iniciar os trabalhos, na sua primeira experiência fora de Portugal.
A saída de Sérgio Matos encerra o seu ciclo de formação no futebol português e abre portas a uma experiência internacional na carreira. A estrutura do Al Wasl aposta assim no talento trabalhado em Alcochete para reforçar as opções do plantel para as provas da presente época.
Veja a foto do anúncio:
Oficial! Pedro Mendes muda de clube; Ex Sporting ruma ao 2.º classificado da liga turca
05 Set 2026 | 12:11