Futebol
Exclusivo Leonino - Rendimento aquém pode empurrar futebolista com 132 jogos para fora do Sporting
03 Jan 2026 | 16:31
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Nov 2024 | 03:00 |
A estrutura do Sporting está arrependida de ter contratado Vladan Kovacevic no mercado de verão para a baliza dos verdes e brancos, sabe o Leonino. O guarda-redes bósnio, que é suplente de Franco Israel, não correspondeu às expetativas e é tema em Alvalade.
Segundo informações apuradas pelo nosso Jornal, Frederico Varandas tem-se mostrado preocupado com a verba gasta por considerar que os leões se terão precipitado em garantir a transferência do guardião a peso de ouro, depois da saída de Antonio Adán no final da temporada transata.
A verdade é que, apesar de ter feito parte do onze inicial de Rúben Amorim nos primeiros jogos de 2024/25, a lesão e o fraco rendimento em campo acabaram por tirar ao ‘camisola 13’ o estatuto de titular. De resto, também a evolução do internacional uruguaio tirou o espaço necessário para a reação de Kovacevic, que agora apenas é utilizado na Taça de Portugal e na Taça da Liga, com uma possível saída a ser colocada em cima da mesa.
Vladan Kovacevic – avaliado em 6 milhões de euros - assumiu a titularidade no início da atual época desportiva. Pelo Clube de Alvalade, o antigo jogador do Raków contabiliza, até ao momento, sete encontros, tendo disputado 660 minutos e sofrido oito golos.
Ao que tudo indica, o Sporting terá desembolsado qualquer coisa como 4,8 milhões de euros, aos quais acrescem objetivos, pela contratação do guardião. O emblema polaco assegurou ainda 10% da mais-valia numa futura transferência do futebolista leonino.
Jogador cedido pelos leões abriu o marcador ainda na primeira parte, aos 12 minutos, ajudando a equipa a interromper uma série de cinco jogos sem vencer
04 Jan 2026 | 10:48 |
Diogo Travassos marcou um dos golos da vitória do Moreirense na vitória diante do AVS SAD (2-0), este sábado, dia 3 de janeiro. O jogador emprestado pelo Sporting abriu o marcador ainda na primeira parte, aos 12 minutos, ajudando a equipa a interromper uma série de cinco jogos sem vencer no campeonato.
O segundo golo apareceu aos 50 minutos por Guilherme Schettine. A vitória na casa do último classificado não só consolidou a recuperação dos cónegos na tabela, levando-os provisoriamente ao 7.º lugar, como também restabeleceu confiança num momento em que estavam longe dos lugares europeus.
A atuação de Diogo Travassos na Vila das Aves teve grande destaque entre os adeptos, especialmente pela forma como liderou a equipa na fase ofensiva e ajudou a desbloquear o marcador. O internacional sub-21 português tem sido um dos nomes mais elogiados nas últimas semanas.
Nas redes sociais, muitos adeptos têm pedido o regresso do ala ao Sporting em 2026/27 defendendo que o seu crescimento competitivo o tornam num ativo valioso para o futuro do Clube de Alvalade. O empréstimo ao emblema minhoto termina no final da época.
Na presente temporada desportiva, Diogo Travassos - avaliado em 2,5 milhões de euros - continua à procura de ganhar mais ritmo de jogo e bagagem competitiva. Em Moreira de Cónegos, conta já com 13 partidas realizadas (1.019 minutos de utilização) e três golos, o último havia sido marcado ao Estoril.
Veja o golo:
Técnico leonino poderá recorrer ao jogador por alguns minutos na meia-final da Taça da Liga, ajudando-o a ganhar ritmo de jogo depois da recuperação
04 Jan 2026 | 10:26 |
Zeno Debast pode ser opção no jogo da Taça da Liga contra o Vitória de Guimarães nas meias-finais da competição. Depois de uma lesão no joelho esquerdo sofrida a 22 de outubro contra o Marselha, o central não jogava há cerca de dois meses e meio, tendo falhado 15 encontros devido à paragem forçada.
A recuperação do jogador de 22 anos chega numa altura em que o Sporting enfrenta muitas ausências no plantel, com vários lesionados e jogadores fora por compromissos internacionais. Rui Borges tinha apenas Eduardo Quaresma como único central disponível.
No entanto, o técnico leonino poderá recorrer a Zeno Debast apenas por alguns minutos, ajudando-o a ganhar ritmo de jogo depois da recuperação, com a perspectiva de que esteja mais capaz caso o Sporting chegue à final da Taça da Liga, onde estará o Benfica ou o Braga.
Nesta altura, os leões têm vários jogadores indisponíveis. Gonçalo Inácio, expulso de forma polémica frente ao Gil Vicente, está suspenso, numa altura em que há seis jogadores com problemas físicos (Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Daniel Bragança, Nuno Santos, Ricardo Mangas e Salvador Blopa), além de Geny Catamo e Ousmane Diomande que se encontram ao serviço das respetivas seleções na CAN.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Ex-juiz internacional analisou alguns dos principais casos da 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, nomeadamente um situação polémica do jogo dos leões
04 Jan 2026 | 09:56 |
Iturralde González, ex juiz internacional, considera que Gonçalo Inácio foi mal expulso no duelo entre Gil Vicente e Sporting, numa altura em que o marcador estava em 1-0 a favor do Clube de Alvalade. O especialista não vê motivos para o central ter recebido ordem de expulsão.
Iturralde González: "Não é cartão vermelho"
"Não é cartão vermelho. Numa clara oportunidade de golo, é muito importante que o avançado tenha o controlo da bola ou tenha a oportunidade de a controlar. E nesta jogada, a bola está a passar por cima dele muito rapidamente, e o guarda-redes poderia tê-la alcançado primeiro", começou por dizer ao jornal 'Record', explicando o lance.
Iturralde González: "Acredito que o VAR deveria ter intervindo para ajudá-lo"
"Para expulsar um jogador, tem de ser uma falta muito mais clara, e esta jogada deixa-me com sérias dúvidas sobre se ele conseguiria controlar a bola. Em casos de cartões vermelhos, em jogadas de claras oportunidades de golo, a perspetiva do árbitro é crucial. Do campo, a visão é diferente da visão da câmera aérea. Por isso, acredito que o VAR deveria ter intervindo para ajudá-lo, oferecendo uma visão alternativa", justificou.
O Sporting abriu o ativo ainda na primeira por intermédio de Luis Suárez, mas o clube da casa, em vantagem numérica após a expulsão do central internacional português, fez o golo do empate a três minutos dos 90, por intermédio do avançado Carlos Eduardo.
Nesta temporada desportiva de 2025/26, Gonçalo Inácio - avaliado em 45 milhões de euros - é um dos pilares do Sporting. O defesa central verde e branco soma, até ao momento, 2.112 minutos em 24 jogos, nos quais já conseguiu fazer duas assistências para golo.
Exclusivo Leonino - Rendimento aquém pode empurrar futebolista com 132 jogos para fora do Sporting
03 Jan 2026 | 16:31