
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Eric Dier pode ser reforço do Sporting na próxima temporada desportiva, sabe o Leonino. Apesar da intenção de Frederico Varandas - que está no mercado em busca de outros reforços - em contar com o antigo defesa central do Clube de Alvalade, a chegada do atleta não se avizinha fácil dado o seu alto salário.
O Clube de Alvalade quer aproveitar o facto de o futebolista terminar contrato no final da presente temporada para poder negociar o passe do atleta a custo zero. A saída do atleta do gigante alemã é já um dado adquirido, pelo que o futebolista já procura um novo destino para a sua carreira.
O internacional inglês esteve na rota do Sporting no mercado de transferências de janeiro de 2023, mas acabou por rumar ao Bayern Munique, por empréstimo do Tottenham, acabando por assinar em definitivo no último defeso de verão. Os responsáveis leoninos voltam assim a equacionar avançar para a contratação do jogador, que nunca escondeu o desejo de regressar ao Clube de Alvalade, mas a mesma só acontecerá caso o atleta aceite baixar consideravelmente o seu vencimento.
O jogador de 31 anos, que chegou à Alemanha a meio da temporada 2023/24, proveniente do Tottenham, ainda a tempo de cumprir 20 jogos pelos bávaros, não tem sido muito utilizado pelo belga Vincent Kompany e conta apenas com 13 participações (uma assistência) em 2024/2025.
Eric Dier esteve 11 anos em Alvalade – entre 2003 e 2014 – com uma passagem por empréstimo aos escalões secundários do Everton entre 2010 e 2012. Pela equipa principal do Sporting, o central somou 31 jogos, com um golo marcado e duas assistências.
Jogador que só agora tem tido mais minutos na turma de Rui Borges ultrapassa marca muito difícil de alcançar de Leão ao peito e promete não ficar por aqui
|
Conrad Harder tem estado em grande forma e agora é notícia por bater os números de Pedro Gonçalves e de Bruno Fernandes. Em causa está uma marca alcançada entre a faixa etária de sub-23, embora ainda tenha somente 19 anos, tendo uma média de golo ou uma assistência a cada 83 minutos, superando a média de 102 minutos de Pedro Gonçalves e de 138 dos dois internacionais portugueses, quando tinham ambos menos de 23 anos.
As exibições do camisola 19 tem chamado a atenção e arrancou inclusive as seguintes palavras de Rui Borges " É um miúdo com potencial, tem 19 e às vezes parece tem 15", realçando ainda alguma maturidade do jovem dinamarquês que chegou ao Sporting no final do último mercado de verão.
As recentes exibições de Harder a juntar às inúmeras lesões no plantel leonino podem fazer com que comece a alinhar de início no xadrez de Rui Borges, mesmo com Viktor Gyokeres disponível, fazendo companhia no ataque ao internacional sueco. "São dois jogadores que dão velocidade e potência, dão muita força à ataque de ataque".
O jovem avançado nórdico chegou ao Sporting proveniente Nordsjaelland, a troco de 19 milhões de euros, no final do mercado de verão, sendo uma das contratações mais caras da história do Clube de Alvalade. Até ao momento a sua melhor exibição foi em Braga, na despedida de Ruben Amorim, em que o jovem marcou dois golos, após saltar do banco, dando a vitória (4-2) aos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Conrad Harder – avaliado em 18 milhões de euros – leva 31 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 1.251 minutos em que foi utilizado, o avançado marcou 10 golos e fez cinco assistências.
Defesa brasileiro tem somado muitas partidas de leão ao peito desde o empréstimo do Rio Ave, no mesmo ano em que os leões quebravam o jejum de títulos
|
Matheus Reis de Lima, nascido a 18 de fevereiro de 1995 em São João da Boa Vista, Brasil, iniciou sua formação no São Paulo, em 2010, onde percorreu as camadas jovens até se estrear na equipa principal, em 2015. Durante sua passagem pelo clube paulista, foi emprestado ao Atlético Sorocaba, em 2014, e ao Bahia, em 2017, onde conquistou a Copa do Nordeste.
Em 2018, Matheus Reis chegou a Portugal, por empréstimo do São Paulo ao Moreirense, e mais tarde transferiu-se em definitivo para Vila do Conde, para jogar no Rio Ave. Em 2021, através de uma nova cedência, juntou-se ao Sporting.
A sua chegada ao Clube leonino coincidiu com uma fase de sucesso e ainda foi a tempo de ajudar na conquista do campeonato nacional, na temporada 2020/2021. Devido ao seu desempenho consistente, o Sporting adquiriu os seus direitos em definitivo em julho de 2021.
Desde então, Matheus Reis tem sido uma peça fundamental na defesa leonina. Além do título nacional, ajudou o clube a conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira, em 2021, e a Taça da Liga, na temporada 2021/2022. Individualmente, foi reconhecido como o defesa do mês da Primeira Liga em fevereiro e março de 2022 e foi escolhido, também, para integrar o onze do ano.
Na época passada, voltou a ser essencial para o segundo campeonato ganho por Ruben Amorim, com 46 jogos realizados e um total de cinco assistências. Esta época, soma já 29 partidas de leão ao peito, com duas assistências, e está perto de se tornar no quinto atleta com mais jogos pelo Sporting na Liga dos Campeões.
Encontro entre verdes e brancos e turma liderada pelo treinador croata tem pontapé de saída agendado para as 17h45, no Signal Iduna Park
|
O treinador do Borussia de Dortmund, Niko Kovac - que teve duas novidades no treino - alerta para a importância de encarar de forma séria o Sporting, na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, apesar da vantagem de 3-0 que os alemães obtiveram em Alvalade, e diz que a sua equipa "não é estúpida" ao achar que tem a eliminatória na mão.
"Sou treinador de futebol… A eliminatória não acabou, estamos a meio. Estou à espera de um jogo difícil, vamos lá para dentro dar 100%, sem calculismos. Estamos aqui para ganhar o jogo e podem ter a certeza que não vamos mudar muito (na equipa). Nesta fase da época com jogos de três em três dias não há tempo para treinar por isso prefiro aproveitar os jogos para ajudar a minha equipa a criar automatismos", começou por dizer Kovac, esta tarde, em conferência de imprensa, no Signal Iduna Park.
O técnico croata refere que as lesões no Sporting não vão influenciar: "Vimos que há muitos jogadores lesionados mas o treinador saberá exatamente como substituí-los. É uma grande oportunidade para outros mostrarem valor e qualidade, o que significa que nós temos de estar acautelados para isso. É verdade que está 3-0 para nós mas estamos a meio da eliminatória e não somos estúpidos ao ponto de dizer que está resolvido".
O treinador dos germânicos quer a sua equipa totalmente focada: "Estamos muito concentrados. Precisamos dos jogadores no máximo da intensidade, não podemos jogar só a 50%, isso não pode acontecer na Liga dos Campeões ou na Bundesliga. Vamos tentar dar o melhor e esperamos passar aos oitavos-de-final", acrescentou o técnico.
Baixa certa para o treinador é o médio Felix Nmecha, ausente desde o final de janeiro, devido a lesão. O Sporting volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, frente ao Dortmund. O encontro diante da turma liderada por Niko Kovac tem pontapé de saída agendado para as 17h45.