Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
16 Dez 2025 | 11:15 |
Ruben Amorim - que quer roubar um titular do Sporting - viveu uma noite de emoções fortes no Teatro dos Sonhos. O Manchester United empatou, 4-4, na receção ao Bournemouth, num jogo de loucos disputado na passada segunda-feira, 15 de dezembro. O antigo técnico dos leões não escondeu a mistura de sentimentos após o apito final, num duelo marcado por reviravoltas constantes.
Ruben Amorim: "Claro que os adeptos estão desesperados por uma vitória"
Na conferência de imprensa, o treinador abordou a identidade da equipa e a exigência do clube: “Quem segue o Manchester United como eu sigo a Premier League há muito tempo, sabe que não há só a obrigação de vencer jogos. A maneira como os tentamos vencer também é importante para os adeptos”.
O ex-treinador do Sporting reconheceu o estado de espírito das bancadas: “Claro que estão desesperados por uma vitória, mas sinto que também estão desesperados para se sentirem inspirados quando vêm a Old Trafford. Hoje [segunda-feira] foi [uma exibição] inspiradora, mas também devido ao Bournemouth. No final, fica a sensação de frustração por não garantir a vitória”.
"Ruben Amorim: [Ausência de Bryan Mbeumo ou Amad Diallo?] Vamos estar preparados para o desafio"
Olhando para o futuro e para as ausências de Bryan Mbeumo ou Amad Diallo, que vão disputar o CAN, Ruben Amorim mostrou-se confiante: “Vamos estar preparados para o desafio. Já sabemos que há muitas equipas que vão perder jogadores e muitas delas também têm lesões. Temos de ir para o próximo jogo com a responsabilidade de lutar e vencer".
Com este resultado, o Manchester United ocupa a sexta posição da Premier League, somando 26 pontos ao fim de 16 jornadas. Os red devils estão a dez pontos do líder Arsenal e preparam agora a deslocação ao terreno do Aston Villa, agendada para o próximo dia 21 de dezembro.
Rui Borges está a preparar a equipa para a partida diante do Santa Clara, válida para os oitavos-de-final da prova rainha, na próxima quinta-feira
16 Dez 2025 | 10:22 |
Rui Borges prepara uma verdadeira revolução no onze do Sporting para a partida diante do Santa Clara, válida para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. O treinador dos leões pode vir a fazer entre quatro a seis alterações nas escolhas para a titularidade.
Parte dessas mudanças acaba por ser por gestão e até algo que 'obrigatórias' para o Sporting. Sem Geovany Quenda, Pote, Nuno Santos, Zeno Debast e Daniel Bragança - este ainda a recuperar o ritmo -, Rui Borges também já não poderá contar com Ousmane Diomande e Geny Catamo, que já deixaram Alvalade para competirem na Taça das Nações Africanas.
Assim sendo, é bem expectável que Rui Borges mexa em todos os sectores para a Taça de Portugal. Além do possível regresso de Iván Fresneda - ainda que Georgios Vagiannidis esteja a dar dores de cabeça ao técnico -, Eduardo Quaresma entrará para o lugar de Diomande.
Mais para a frente, Morten Hjulmand e João Simões também deverão regressar à titularidade, sendo que na frente de ataque se abre uma vaga para uma possível aposta na titularidade de Salvador Blopa, que renovou contrato com o Sporting até 2030.
De resto, Rui Silva, Gonçalo Inácio, Ricardo Mangas, Francisco Trincão, Maxi Araújo e Luis Suárez poderão manter-se nas escolhas de Rui Borges, uma vez que o reduto dos açorianos é recorrentemente bastante complicado para os verdes e brancos, como se viu na vitória tardia dos leões para a Liga Portugal Betclic (2-1).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 18 de dezembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 18h345, em reduto adversário, nos Açores.
Treinador deixou bastantes elogios ao jovem de 18 anos dos leões, que recentemente renovou o seu contrato em Alvalade ate 2030
16 Dez 2025 | 08:00 |
Salvador Blopa renovou contrato com o Sporting até 2030 e quem teceu vários elogios ao jogador foi João Gião, treinador da equipa B dos leões, que foi questionado sobre a evolução do jovem de 18 anos, que se estreou na turma principal verde e branca pela mão de Rui Borges.
João Gião: "A maior arma dele é a mentalidade"
"A malta normalmente diz que a maior arma dele é o físico, porque ele fisicamente é incrível e tecnicamente é um miúdo que percebe muito bem o jogo, mas a maior arma dele é a mentalidade. É um puto com uma mentalidade espetacular, tem muita ambição, mas é muito humilde e continua a respeitar os colegas mais velhos que tem na equipa B, porque alguns são de uma geração 2 ou 3 anos mais velha que a dele e ainda não tiveram a possibilidade de se estrear no Sporting – alguns se calhar nunca se vão estrear no Sporting –, mas ele continua a olhar para eles com o mesmo respeito, como se já se tivessem estreado e ele não", começou por dizer, em declarações à Rádio Renascença.
João Gião: "Blopa é um miúdo com muito mérito pela forma como tem lidado com isto"
De resto, João Gião voltou a focar-se na mentalidade do jogador: "O Flávio [Gonçalves] também, mas o Blopa é um miúdo com muito mérito pela forma como tem lidado com isto. Logicamente que às vezes não é fácil jogar a Liga dos Campeões a meio da semana, jogar com o Brugge a meio da semana e de repente vem para baixo, treina uma vez, autocarro, Felgueiras, campo, 'onde é que estou'? Isto não tem a ver com o facto de ser humilde ou não, mas ele tem lidado muito bem com isso. É muito mérito dele, é um miúdo com uma cabeça muito boa. Sabe muito bem o que quer, percebe muito bem o que correu muito mal com casos semelhantes, por isso tem sido relativamente fácil gerir, mas é muito mérito dele".
Vale lembrar que, além de ter estendido o seu vínculo com o Sporting, Salvador Blopa ficou com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e mostrou-se bastante satisfeito com esta decisão: "É um sentimento único. Sinto que o Clube está a apostar cada vez mais em mim, isso deixa-me muito contente e, agora, prometo mais trabalho e dedicação".
Esta temporada, Salvador Blopa leva 18 encontros disputados pelo Sporting: 11 na Liga 3 pela equipa B, três pelos sub-19 na UEFA Youth League e quatro no plantel principal. No total, o ala disputou 1.215 minutos, tendo marcado três golos e feito duas assistências.
Jogador de 20 anos tem sido colocado no radar dos verdes e brancos, mas são vários os emblemas que vão tentando a sua contratação
16 Dez 2025 | 07:49 |
Obed Vargas, jogador associado ao Sporting, terá dado uma 'nega' ao Club América, do México, mantendo firme o objetivo de se mudar para a Europa no próximo passo da sua carreira. Apesar de não existirem novas informações sobre um possível avanço dos leões, a verdade é que o jogador de 20 anos tem a sua meta bem definida.
A informação está a ser avançada pela imprensa mexicana, que dá conta de que o jogador dos Seattle Sounders, da MLS, não diz que não a um possível regresso ao seu país natal mais à frente na carreira, mas acredita que está na altura de almejar a novos patamares.
O Clube de Alvalade é um dos emblemas na corrida para garantir a sua chegada como jogador livre, mas há forte concorrência pelo médio de 20 anos. César Luis Merlo, através da sua conta na plataforma 'X' (antigo Twitter), revelou que Vargas é visto com bons olhos na Bundesliga.
Com a saída praticamente certa de Hidemasa Morita no final da temporada e algumas dúvidas em torno da continuidade de Morten Hjulmand, o Sporting começa a explorar o mercado para garantir opções que permitam preencher as lacunas caso um destes jogadores acabe por sair mais cedo que o esperado.
Em 2025, ao serviço dos Seattle Sounders, Obed Vargas - avaliado em 8 milhões de euros -, já disputou o total de 41 partidas, somando 3.620 minutos em campo. Nesse número de encontros, marcou seis golos e serviu os companheiros com duas assistências.
Confira a publicação: