
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting continua interessado numa possível venda de Jeremiah St. Juste. O nosso jornal avança, neste Exclusivo Leonino, que os leões continuam com a porta aberta para negociar o central, mas as propostas recebidas não têm agradado os responsáveis verdes e brancos.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, emblemas da Turquia e dos Países Baixos têm o jogador debaixo de olho, mas a SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, apenas aceita negociar o atleta por valores a rondar os 8 milhões de euros.
Apesar de as mais-valias do veloz central serem reconhecidas pela estrutura verde e branca, as debilidades físicas não permitem ao jogador afirmar-se no plantel. O defesa chegou ao Sporting em 2022/23, proveniente do Mainz, por uma quantia que rondou os 9,5 milhões de euros.
Ainda assim, Frederico Varandas definiu o valor acima mencionado como preço para os eventuais interessados, admitindo perder parte do investimento realizado no defesa. No entanto, caso as abordagens não satisfaçam o emblema leonino, o central deverá ficar no plantel, cenário que agrada ao jogador - que já recusou rumar à Arábia Saudita.
Recorde-se que em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.
Confronto frente ao Benfica é já esta semana, e as preparações na Academia Cristiano Ronaldo têm a conquista do troféu em mente
|
Rui Borges começa esta segunda-feira a preparar o jogo da Supertaça. Com o confronto frente ao Benfica agendado para o próximo dia 31 de julho, o técnico do Sporting encontra-se com a sua comitiva a afinar preparações na Academia de Alcochete. Apesar de ainda não ter sido apresentado oficialmente, Luis Suárez deverá estar apto para o encontro de quinta-feira.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o treinador que chegou ao Clube de Alvalade em dezembro do ano passado está satisfeito com a resposta dada pelos seus jogadores, numa pré-época particularmente difícil. Para além da novela em torno da saída de Viktor Gyokeres, o plantel está em fase de adaptação a um esquema de 4-2-3-1.
Apesar de Rui Borges ter apreciado os esforços do seu pupilos na transição para uma nova formação, Frederico Varandas considera essencial reforçar algumas posições da sua equipa. Depois de assegurar Giorgi Kochorashvili (médio) e Alisson Santos (avançado), deverão chegar a Alvalade Luis Suárez (avançado), Ricardo Mangas (defesa) e Georgios Vagiannidis (defesa).
Num universo de oito encontros de preparação, apenas quatro terminaram com a vitória do Sporting, sendo eles contra a equipa B (5-2), Torreense (1-0), Sunderland (1-0) e Villarreal (1-0). As restantes partidas terminaram com resultados menos positivos, como foram o caso dos três empates frente a Nacional (1-1), Portimonense (0-0) e Farense (1-1) e a derrota frente ao Celtic (2-0).
A Supertaça Cândido de Oliveira será disputada na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. O dérbi eterno entre Sporting e Benfica promete ser quente e tem pontapé de saída agendado para as 20h45, arrancando a temporada 2025/26.
Goleador nórdico mudou-se para o Brommapojkarna tarde, apenas com 15 anos, tendo sido esse o seu primeiro contacto com uma ‘grande’ academia
|
Erik Nathorst Windahl, diretor de formação do Brommapojkarna, emblema sueco que atua na primeira divisão, falou da passagem de Viktor Gyokeres – que já se despediu do Sporting – pela formação do clube, algo que aconteceu tardiamente, apenas aos 15 anos.
Nathorst Windahl: "Era o melhor marcador e recebia todos os passes"
“É muito raro que um jogador possa estar num clube mais pequeno [até essa idade] e depois ir para uma grande academia. Talvez ele tivesse sido ainda melhor se tivesse vindo para nós mais cedo do que veio. Mas, por outro lado, era o melhor marcador e recebia todos os passes quando jogava no seu clube”, começou por dizer Nathorst Windahl em declarações ao jornal BBC Sport.
De seguida, o responsável pelos escalões jovens do Brommapojkarna insistiu na chegada tardia de Viktor Gyokeres a um clube de maior dimensão durante a sua formação: “Não consigo encontrar um jogador que esteja agora na nossa seleção ou no nosso clube que tenha estado tanto tempo num clube mais pequeno e depois tenha ido para uma academia, por isso é realmente único. Ele 'explodiu' tarde. Havia muitos rapazes nascidos em 1998 na Suécia que tinham um escalão superior ao dele”.
Nathorst Windahl: "Quando saiu acho que tinha o pacote completo"
“Jogou um ano na nossa academia antes de ir para a equipa principal, porque estava mentalmente preparado para jogar contra homens quando ainda era um rapaz. Quando veio para cá, era um bom avançado, mas quando saiu acho que tinha o pacote completo”, continuou por dizer o dirigente.
Por fim, Erik Nathorst Windahl salientou o quão importante é para o internacional sueco de 27 anos jogar num clube onde seja titular indiscutível: “Penso que o que vimos agora no Sporting é o que já o vimos fazer na Primeira e na Segunda Divisão do futebol sueco. O mais importante para Viktor é estar num clube onde seja titular em todos os jogos e onde possa ser Viktor Gyokeres e não apenas mais um jogador para impressionar o treinador”.
Atleta pode perder espaço nesta nova temporada e tem o seu futuro incerto no Clube de Alvalade. Transferência deverá trazer mais minutos de jogo
|
Matheus Reis tem interessados nos países do Médio Oriente. Um cenário de possível transferência pode ser vantajoso na visão do ‘camisola 2’ do Sporting, uma vez que este deverá perder espaço no plantel de Rui Borges com a chegada de Ricardo Mangas, proveniente do Spartak Moscovo.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o defesa brasileiro despertou a cobiça de alguns emblemas do campeonato da Arábia Saudita e do Catar. Esta pode ser uma boa oportunidade para Frederico Varandas lucrar com a venda do jogador, visto que este está perto do final do seu contrato com o Clube de Alvalade.
O cenário de renovação de Matheus Reis esteve em cima da mesa, mas na sequência da final da Taça de Portugal, em que o ‘camisola 2’ do Sporting acabou por pisar a cabeça de Andrea Belotti, o jogador recebeu uma série de ameaças de morte e o prolongamento do seu vínculo parece uma possibilidade cada vez mais distante.
Quem também demonstrou interesse em contratar o polivalente defesa brasileiro de 30 anos foi o Palmeiras, de Abel Ferreira. Ainda assim, não existiu nenhuma abordagem formal por parte do emblema de São Paulo e uma possível transferência tem vindo a perder gás nos últimos tempos.
Em 2024/25, Matheus Reis - avaliado em 6 milhões de euros - fez 46 partidas: 30 no campeonato, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. No total, o defesa disputou 2.241 minutos, nos quais contribuiu com duas assistências.