
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fábio Rochemback, detentor de um pontapé canhão, é a escolha da redação do Leonino para esta edição da rubrica Onde Anda o Leão. Já retirado do futebol profissional, o médio somou 100 jogos de leão ao peito, tendo feito o gosto ao pé em 14 ocasiões.
O internacional brasileiro em sete ocasiões chegou ao Sporting CP na temporada de 2003/2004, por empréstimo do Barcelona, e por cá ficou duas temporadas. Marcou presença na fatídica final da Taça UEFA, em 2005, frente ao CSKA de Moscovo, e também no jogo que haveria de tirar o título aos leões, em 2005, diante do SL Benfica. Nessa mesma época, somou 38 jogos com a listada verde e branca e marcou cinco golos. No ano seguinte, ainda realizou três jogos, mas acabou por rumar ao Middlesbrough.
Todavia, a história de Fábio Rochemback no Sporting CP teve um segundo capítulo. Em 2008/2009, voltou a Alvalade e alcançou algo que não havia conseguido na primeira passagem: conquistou um título. No dia 16 de agosto de 2008, o brasileiro registou os 90 minutos na partida diante do FC Porto, para a Supertaça Cândido de Oliveira, que os leões venceram por 2-0, com um bis de Yannick Djaló. Nessa temporada, Rochemback registou 32 jogos e marcou um golo.
Em 2009/2010, muito por culpa das lesões, atuou apenas em dois jogos e não marcou qualquer golo. Consequentemente, haveria de sair do Clube para rumar ao futebol brasileiro, mais concretamente para o Grémio, onde esteve três temporadas. Por fim, naquele que foi o último destino da sua carreira, passou pelo Dalian Aerbin, da China. No continente asiático, esteve duas temporadas, tendo somado 51 jogos e marcado dois golos.
Os adeptos do Sporting CP terão na memória alguns dos pontapés canhão do brasileiro, bem como, por vezes, alguma agressividade excessiva. Apesar de só ter conquistado um título de leão ao peito, Fábio Rochemback dificilmente será esquecido pela massa adepta verde e branca.
Guarda-redes foi emprestado, em janeiro, aos polacos do Légia de Varsóvia, mas situação não tem corrido de feição ao jogador leonino
|
Vladan Kovacevic continua a dar dores de cabeça aos responsáveis do Sporting. O jogador foi emprestado no último mercado de janeiro ao Légia de Varsóvia, mas não tem correspondido às expetativas e, dessa forma, o emblema polaco não pretende prolongar a cedência do guardião, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, em março (Recorde AQUI).
O jornal Record 'confirma', esta quarta-feira, dia 16 de abril, o que o Leonino já havia adiantado no mês passado. O clube orientado por Gonçalo Feio não tem intenções de contar com o guardião na próxima temporada desportiva de 2025/26, pelo que o jogador irá regressar a Alvalade.
O futebolista bósnio até começou por assumir a titularidade na baliza da equipa polaca nos primeiros sete jogos, após a sua chegada. No entanto, as prestações do mesmo deixaram a desejar e o guarda-redes passou à condição de suplente nos seis encontros seguintes.
Assim, a SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, deverá querer procurar uma solução para o jogador, apenas um ano depois da sua chegada a Portugal. Ainda não é claro que se o futuro passará pela cedência ou transferência em definitivo, mas os leões já estão atentos às oportunidades que possam surgir no mercado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros: seis na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião de 26 anos sofreu 11 golos (quatro frente ao Porto, dois frente ao Nacional, um diante do Rio Ave, um diante do Portimonense e outro frente ao Moreirense).
Ex treinador do Clube de Alvalade pretende reforçar equipa do Manchester United no próximo mercado de verão e há um antigo atleta dos leões no topo da lista
|
João Palhinha poderá sair do Bayern Munique no próximo mercado de verão. O ex jogador do Sporting tem sentido algumas dificuldades de adaptação ao clube e os responsáveis dos bávaros estarão decididos em vender o passe do internacional português, no fim da época. Quanto ao futuro, uma das possibilidades em cima da mesa é um regresso a Inglaterra e uma mudança para o Manchester United que, a confirmar-se, significará um reencontro com Ruben Amorim.
Segundo o Caughtoffside, um site especializado no mercado de transferências, o médio de 29 anos é um dos jogadores na lista de contratações do clube de Old Trafford para reforçar o meio campo. O treinador dos Red Devils, Ruben Amorim - que está também interessado em Gonçalo Inácio - conhece bem as qualidades de João Palhinha, uma vez que o treinou em duas temporadas – entre 2020 e 2022 -, no Clube de Alvalade.
No entanto, a lista de clubes interessados no internacional português inclui também Arsenal e Liverpool. O técnico dos gunners, Mikel Arteta, também quer reforçar o meio campo da equipa, no próximo verão, e o nome de Palhinha é um dos favoritos. No caso dos reds, a situação é diferente. Apesar da qualidade de João Palhinha ser também reconhecida em Anfield, a formação orientada por Arne Slot dispõe de muitas opções para o meio-campo e, por isso, a contratação de um médio não estará no topo das prioridades.
Na presente temporada, João Palhinha tem tido dificuldades para se impor na equipa do Bayern. Contratado no início da época ao Fulham, a troco de 51 milhões de euros, o médio português soma apenas 21 jogos na equipa orientada por Vincent Kompany – apenas nove como titular -, ainda sem ter assinado qualquer golo ou assistência.
Na equipa principal do Sporting, João Palhinha esteve presente num total de 95 encontros, tendo marcado sete golos. Pelo Clube de Alvalade, o internacional português sagrou-se campeão nacional e venceu a Taça da Liga, em 2020/21, e conquistou ainda a Supertaça, na época seguinte. No verão de 2022, o médio foi vendido aos ingleses do Fulham, numa transferência que rendeu 22 milhões de euros aos cofres dos leões.
Ponta de lança que foi aconselhado ao Clube de Alvalade pela Inteligência Artificial pode rumar à Alemanha já na próxima janela de transferências
|
Fábio Silva - avançado que foi sugerido pelo ChatGPT ao Sporting no último mercado de verão - está a cumprir os últimos jogos ao serviço do Las Palmas. O Eintracht Frankfurt está a preparar uma proposta pelo jogador, sendo que Estugarda e Wolfsburgo também estão interessados no futebolista.
Ligado ao Wolverhampton até 2026, Fábio Silva está avaliado em 20 milhões de euros pelo Transfermarkt. Contratado em 2020 ao Porto por 40 milhões de euros, não se conseguiu impor em Inglaterra e foi cedido de forma consecutiva a Anderlecht, PSV e Rangers.
Os dirigentes do clube das Canárias já admitiram que é impossível a manutenção do internacional português, emprestado pelos Wolves ao clube, tal Dário Essugo, o outro português do plantel, emprestado pelo Sporting. No caso de Essugo, o Chelsea é o seu destino, clube que comprou o seu passe aos leões antes do final da época.
A época de Fábio Silva no Las Palmas tem atraído a atenção de vários clubes. Esta temporada, o jovem português leva 10 golos marcados e três assistências em 24 jogos. No fim de semana bisou no triunfo importante diante do Getafe na La Liga por 3-1.
O jornalista Rudi Galetti adianta que a Alemanha deverá ser o destino provável de Fábio Silva. O avançado vem sendo mesmo o melhor marcador da equipa espanhola, estando à frente de nomes como Sandro Ramírez (oito) e Alberto Moleiro (seis).
Veja a publicação de Rudy Galetti: