Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol Formação

FILIPE ÇELIKKAYA: “AMORIM OLHA PARA OS JOVENS DE UMA FORMA ESPECIAL”

Técnico da equipa B fez um balanço da temporada e deixou rasgados elogios ao técnico da equipa principal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

19 Mai 2022 | 16:22 |

Icon Comentário0

Filipe Çelikkaya, técnico da equipa B leonina, concedeu uma entrevista ao Jornal Sporting, em que falou na aposta da formação feita em Alcochete. O treinador, que terminou a segunda temporada ao leme da formação secundária dos leões, fez um balanço da temporada verde e branca, elogiou o trabalho de Rúben Amorim e realçou que o objetivo é desenvolver jogadores para a equipa principal.


“Posso garantir que os jogadores são melhores quando saem da equipa B em comparação com o momento em que entram”


“É preciso ter em conta que são jovens jogadores que ainda estão num processo de aprendizagem para chegar a um patamar superior. (..) O que posso garantir é que os jogadores são melhores quando saem da equipa B em comparação com o momento em que entram (…) Não tenho dúvidas de que no próximo ano vão estar melhores como já estavam melhores agora no final de época”.


“A equipa B é um espaço de transição entre o futebol de formação e o futebol da equipa principal. Este contexto é de crescimento e de desenvolvimento que tem de ser aproveitado da melhor forma para abrirmos espaço para os jogadores poderem chegar à equipa principal”.


“O Cristiano Ronaldo nunca foi campeão nacional na formação do Sporting e, hoje, já ganhou tudo o que havia para ganhar”

“Curiosamente, encontrei o sr. Aurélio Pereira há pouco tempo aqui nos corredores e ele disse-me que tínhamos de colocar jovens a vencer na equipa principal. Não nos podemos esquecer do passado. O Cristiano Ronaldo nunca foi campeão nacional na formação do Sporting e, hoje, já ganhou tudo o que havia para ganhar. Em 2003/04, a equipa B estava na 2.ª divisão B e tinha jogadores como João Moutinho ou José Fonte e desceram de divisão. Sendo o grupo mais jovem de sempre da equipa B do Sporting e com jogadores a competir nestes escalões todos, o que não acontecia de forma regular antes, tem sido um trabalho fantástico da estrutura”.

“Há que realçar que todos os que estão aqui têm talento, mas que isso não chega”

"Temos um treinador da equipa principal como o Rúben Amorim, que olha para os miúdos de uma forma muito especial, com uma sensibilidade fora do normal. O suporte que ele tem com os jogadores da equipa principal consegue diminuir a visibilidade dos erros inerentes ao processo de crescimento destes jovens. Mas quando eles estão sozinhos e expostos com jogadores da mesma idade torna-se mais evidente e é mais frustrante".

“Jogadores têm condições privilegiadas para que possam desenvolver o seu trabalho e crescer dentro do Clube”

“As condições que eles têm neste momento, tanto a nível nacional como internacional, são privilegiadas para que eles possam desenvolver o seu trabalho e crescer dentro do Clube (…) Há jogadores com diferentes caminhos: os que passam pela equipa B, sobem à equipa principal e ficam lá, outros que entram na equipa B, saem e fazem carreira fora de portas e há jogadores que passam pela equipa B saem e, mais tarde, voltam. Temos exemplos na equipa principal, como o João Palhinha, o Ricardo Esgaio ou o Daniel Bragança. São exemplos de que um processo de formação não está acabado quando chegam à equipa B ou à equipa principal”.

“Os Sportinguistas podem ficar descansados porque temos qualidade e mais ainda virá”

“Não tenho dúvidas de que há muito talento na Academia e acho, sinceramente, que vai continuar a haver. Há um trabalho muito grande na sua procura. Os Sportinguistas podem ficar descansados porque temos qualidade e mais ainda virá”.

Fotografia de Sporting


Futebol Formação

Treinador do Sporting mostra-se cauteloso na Europa: "Podem acontecer..."

Técnico dos verdes e brancos abordou o mais recente resultado da turma leonina e ousou olhar para a frente, mas sem grandes euforias

João Gião destacou o desempenho da equipa do Sporting e analisou o encontro frente ao Puskás Akadémia, nos oitavos da UEFA Youth League
João Gião destacou o desempenho da equipa do Sporting e analisou o encontro frente ao Puskás Akadémia, nos oitavos da UEFA Youth League

05 Fev 2026 | 12:09 |

Icon Comentário0

Após a vitória por 2-1 frente ao Puskás Akadémia, que garantiu ao Sporting a qualificação para os oitavos de final da UEFA Youth League, o treinador João Gião destacou o desempenho da equipa e analisou o encontro. Na leitura ao jogo, o técnico começou por apontar as dificuldades sentidas na primeira parte.


"O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado"


"Uma primeira parte em que o adversário foi ligeiramente superior a nós. Tivemos dificuldade em encaixar na pressão nos primeiros 20 minutos, demos muita bola ao Puskás, que tem jogadores com qualidade. Conseguiram empurrar-nos para trás sem criar grande perigo, mas com o conforto de ter bola. Equilibrámos e o jogo ficou mais dividido. O resultado ao intervalo ajusta-se porque não me lembro de oportunidades para qualquer equipa. O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado", começou por dizer.


Sobre a resposta da equipa na segunda metade, João Gião destacou os ajustes feitos e a reação após o golo sofrido: "Ajustámos na segunda parte, que foi conseguida. Nem sempre inspirada, mas com o domínio quase total do jogo. Chegámos ao 0-1, tivemos o segundo para fazer e eles empatam num contra-ataque numa altura em que não mereciam. Não acusámos, mentalmente, o golo e acreditámos sempre. Continuámos a ir para cima, a criar oportunidades e fortes na bola parada. Depois, chegámos justamente à vantagem. Quem veio do banco estava muito ligado, foi muito importante. Vitória difícil, mas merecida".

"Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar"


Já a pensar na próxima fase, ainda sem conhecer o adversário - o sorteio realiza-se na sexta-feira, em Nyon, na Suíça -, o treinador deixou clara a ambição da equipa: "Queremos ganhar o próximo. É só uma mão, há 90 minutos e sem prolongamento. Muitos nomes sonantes já foram eliminados e podem acontecer surpresas. Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar, e em dar espaço a estes jogadores, que podem continuar a evoluir numa competição muito interessante. E representar, sempre de forma digna, o Sporting. É a nossa obrigação".

Com esta vitória - a 12.ª em 26 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião continuam na luta por um troféu que nunca conquistaram. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 8 de fevereiro, diante do Famalicão, às 11h00, em Alcochete.


Futebol Formação

Oficial! Irmão de Liedson sai do Sporting e ruma a Turim

Atleta do Clube de Alvalade termina longa vinculação com os leões e viaja para atuar em equipa histórica do futebol transalpino

Torino, da Serie A, anunciou, esta terça-feira, a contratação de Sandro Nascimento, médio que jogava no Sporting e é irmão de Liedson
Torino, da Serie A, anunciou, esta terça-feira, a contratação de Sandro Nascimento, médio que jogava no Sporting e é irmão de Liedson

04 Fev 2026 | 17:53 |

Icon Comentário0

O Torino, da Serie A, anunciou, esta terça-feira, a contratação de Sandro Nascimento, jovem médio português, de 19 anos, proveniente do Sporting. Através de uma nota oficial, o clube de Turim revelou "que adquiriu em definitivo os direitos de contratação" do jovem médio ofensivo.


Sandro Nascimento termina, assim, uma ligação de oito anos ao Sporting, como já tinha sido avançado, onde chegou em 2018, proveniente do Benfica. O esquerdino, que é irmão de Liedson (modesto futebolista de 20 anos que jogou em clubes como Águias de Camarate e Portela) chegou ao patamar sub-23 na época transata, e esta temporada marcou dois golos e deu uma assistência em 10 partidas oficiais


"Hoje fecha-se um capítulo muito especial da minha vida. Depois de oito anos de formação, chega o momento de me despedir do Sporting Clube de Portugal. Foram anos de aprendizagem, crescimento, sacrifícios, conquistas e também momentos difíceis — todos eles fundamentais para me moldarem como jogador e, acima de tudo, como pessoa. Levo comigo valores que este clube me ensinou desde o primeiro dia: trabalho, ambição, respeito e nunca desistir", escreveu o jovem, nas suas redes sociais.


Outro jogador que representa o Torino é Franco Israel. O antigo guarda-redes do Sporting, que esteve presente na conquista dos dois Campeonatos Nacionais nas últimas duas épocas, foi vendido ao clube de Turim por 4,5 milhões de euros, e será o novo companheiro de Sandro Nascimento.

Neste momento, a equipa sub-23 está no oitavo e último lugar da fase de apuramento de campeão com apenas um ponto conquistado. O emblema verde e branco volta a entrar em campo na terça-feira, dia 10 de fevereiro, frente ao Leixões, pelas 15h00, em Matosinhos.


Golo de canto direto de Sandro Nascimento:


Futebol Formação

Sporting marca aos 90+4 minutos e passa aos oitavos da Youth League (2-1)

Golo do triunfo apareceu em tempo de compensação: Ivanildo Mendes cabeceou para defesa de Mirkó Bozó. Na recarga, Miguel Almeida não falhou e foi o herói

Equipa de juniores do Sporting venceu o Puskás Akadémia por 2-1, esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, em duelo da Youth League
Equipa de juniores do Sporting venceu o Puskás Akadémia por 2-1, esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, em duelo da Youth League

04 Fev 2026 | 17:44 |

Icon Comentário0

A equipa de juniores do Sporting venceu o Puskás Akadémia por 2-1, esta quarta-feira, dia 5 de fevereiro. Em duelo dos 16 avos de final da Youth League, os jovens verdes e brancos passam aos oitavos de final, depois de garantido o 12.º lugar na fase de liga.


Num encontro disputado em reduto húngaro, a primeira não trouxe grandes oportunidades de golo. A turma adversária apareceu com maior iniciativa de jogo e querer ter bola, mas só através da meia distância tentou incomodar a baliza à guarda de Miguel Gouveia.


Na segunda parte, o Sporting entrou com outro ânimo e chegou à vantagem aos 52 minutos. Depois de um livre lateral tenso marcado por Flávio Gonçalves para o centro da área, a bola não sofre qualquer desvio e estava inaugurado o marcador. Aos 66', apareceu o golo do empate. Atilla Budai surgiu nas costas da defesa leonina e, isolado, fez o 1-1. Aos 90+1', Máté Csiszár viu o cartão vermelho direto e deixou os magiares reduzidos a 10. O golo da vitória apareceu aos 90+4. Ivanildo Mendes cabeceou para defesa de Mirkó Bozó. Na recarga, Miguel Almeida não falhou e foi o herói.


Com esta vitória - a 12.ª em 26 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião continuam na luta por um troféu que nunca conquistaram. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 8 de fevereiro, diante do Famalicão, às 11h00, em Alcochete.

O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Miguel Gouveia (Guarda-redes), Afonso Lee, Lucas Taibo, Rafael Mota, Daniel Costa, Eduardo Felicíssimo (C), Zaid Bafdili, Flávio Gonçalves, Duarte Tomás, Sandro Ferreira e Gabriel Silva.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Extremo do Sporting é emprestado a clube que luta para não descer de divisão
Futebol Formação

Oficial! Extremo do Sporting é emprestado a clube que luta para não descer de divisão

04 Fev 2026 | 11:50

Icon Comentário0
Oficial! Sporting empresta defesa central a ex clube de Ronaldo
Futebol Formação

Oficial! Sporting empresta defesa central a ex clube de Ronaldo

04 Fev 2026 | 11:12

Icon Comentário0
Atenção! Sporting tem novidade das grandes para a Liga dos Campeões
Futebol Formação

Atenção! Sporting tem novidade das grandes para a Liga dos Campeões

03 Fev 2026 | 15:33

Icon Comentário0