
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Fev 2024 | 13:10 |
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, na passada terça-feira, dia 6 de fevereiro, a decisão de multar o Benfica devido ao comportamento impróprio do público durante o dérbi contra o Sporting no Estádio da Luz em novembro do ano passado.
O organismo instaurou um processo disciplinar contra a equipa encarnada após um adepto benfiquista, no final do jogo, ter cuspido em direção a Pedro Gonçalves, além de um episódio de maior tensão nas bancadas, onde um adepto retirou um cachecol a uma adepta do Sporting e a empurrou de forma agressiva.
Estas acusações foram consideradas provadas e o Benfica foi sancionado com uma multa no valor de 6.324 euros. O facto de o clube da Luz ser reincidente em incidentes relacionados com o "comportamento impróprio do público" levou ao aumento do valor da sanção.
É importante salientar ainda que o Benfica, além da multa, terá que suportar as despesas do processo, num total de 408 euros. Anteriormente, o clube já havia sido multado em cerca de 15 mil euros devido à utilização de materiais pirotécnicos.
Relembre-se que o Sporting, liderado por Frederico Varandas, foi condenado a pagar também uma multa no valor de 3.190 euros devido a “agressões graves” entre adeptos, no jogo contra o Gil Vicente, da 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic, realizado no dia 4 de dezembro, em Alvalade.
A decisão agora anunciada pelo Conselho de Disciplina da FPF resulta especificamente da “prática de uma infração disciplinar” enquadrada no n.º 2 do artigo 182.º do Regulamento Disciplinar da Liga, que se refere a “agressões graves a espectadores e outros intervenientes”, ocorridas no confronto da 12.ª jornada no Estádio José Alvalade.
Jogadores encontram-se na pausa para compromissos de seleções, onde estarão frente a frente com os seus companheiros de balneário
08 Set 2025 | 10:33 |
Morten Hjulmand, Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis têm encontro marcado para esta segunda-feira, dia 8 de setembro, às 19h45. O capitão do Sporting irá defrontar os seus dois novos companheiros de equipa no Grécia - Dinamarca desta pausa para compromissos internacionais, antes de regressarem ao Clube de Alvalade.
Este confronto que mete frente a frente o médio dinamarquês e o lateral e ponta de lança helénicos conta para o grupo C da qualificação europeia para o Mundial 2026. A formação mediterrânica conta já com três pontos após uma goleada por 5-1 à Bielorrusia, enquanto os nórdicos somam apenas um ponto depois de um empate frente à Escócia.
Não são apenas Morten Hjulmand, Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis a entrar em campo esta segunda-feira, visto que Geny Catamo também tem encontro marcado pela seleção de Moçambique. O ‘camisola 10’ do Sporting vai defrontar o Botsuana às 14h deste dia 8 de setembro. O cenário não parece tão animador para os mambas, depois de uma pesada derrota por 4-0 frente ao Uganda.
Outros leões nos compromissos internacionais que já cumpriram a sua participação nesta pausa para seleções foram Zeno Debast e Georgi Kochorashvili. No caso do defesa, os belgas golearam o Cazaquistão por 6-0, numa partida em que o central de 21 anos foi titular e totalista no encontro.
Já o médio georgiano cumpriu 77 minutos na vitória por 3-0 contra a Bulgária e teve oportunidade de lançar a próxima partida contra a Espanha: “O mais importante foi que ganhámos. Depois da derrota com a Turquia, esta vitória era importante. Agora, vamos regressar aos nossos clubes. É importante jogar bem no clube e depois voltar à concentração da seleção numa boa forma para o jogo contra a Espanha”
Antigo membro dos quadros verdes e brancos viu-se demitido do emblema que representava e já há reações à separação, que foi difícil
08 Set 2025 | 10:15 |
O Presidente do Fenerbahçe explicou, pela primeira vez, os motivos do despedimento de José Mourinho do emblema turco, e revelou que a decisão surgiu depois da eliminatória com o Benfica, a contar para o play-off da Liga dos Campeões, que os turcos perderam com agregado de 1-0.
"Ser eliminado pelo Benfica não foi um problema, mas a forma como fomos eliminados foi inaceitável. Fez-me perceber que o futebol [defensivo] da época passada ia continuar", começou por explicar Ali Koc, presidente do Fenerbahçe, que desde 2018 já despediu 10 treinadores, sem conquistar qualquer campeonato.
O líder máximo do emblema turco prosseguiu: "Foi demitido porque acredito que, neste momento, a equipa já deveria estar a jogar melhor futebol. A fórmula dele resulta na Europa, mas na Turquia temos de ‘esmagar’ os adversários na maioria dos jogos. É difícil evoluir se andamos a correr atrás do prejuízo".
"Sabíamos que era um treinador defensivo, mas conseguir 99 pontos e 99 golos é nosso ADN", atirou, de seguida, Ali Koç, acerca do despedimento de José Mourinho, que tinha chegado ao Fenerbahçe no verão de 2024, e alcançou o segundo lugar na última edição do campeonato turco.
"A despedida foi amarga. A nossa química era perfeita. É difícil separares-te de alguém de quem eras amigo", confessou, a terminar, Ali Koç, acerca do treinador que, nos 62 jogos que passou à frente do Fenerbahçe, ganhou 37, empatou 14 e perdeu 11, registo insuficiente para convencer Ali Koç.
Clube de Alvalade já tomou decisão e vai avançar com a alteração no seu centro de treinos, que também serve de casa para muitas das equipas verdes e brancas
08 Set 2025 | 09:02 |
O Sporting vai colocar um novo relvado no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, centro de treinos verde e branco situado em Alcochete. O campo onde jogam as camadas jovens do Clube de Alvalade está, então, prestes a ser renovado.
Quem avança com a informação é o jornal Record. A verdade é que o relvado do Estádio Aurélio Pereira tinha vindo a reunir algumas críticas, especialmente no arranque da temporada 2025/26, pelo que os dirigentes do Sporting já vinham olhando para o assunto com alguma urgência.
De facto, o relvado do Estádio Aurélio Pereira - campo situado na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, que também serve de centro de treinos para o Sporting - é o que tem, neste momento, pior classificação de todos os pisos que figuram na Liga 2 portuguesa.
Tal acontece por dois motivos: em primeiro lugar, porque o relvado se encontra em fim de vida, pelo que esta já era um alteração planeada. Por outro lado, porque o Aurélio Pereira recebe jogos de várias equipas diferentes - com destaque para o Sporting B, a equipa feminina, os sub-23 e os sub-19 - sendo utilizado duas a três vezes por semana.
Tendo em conta estes fatores, os responsáveis verdes e brancos aproveitaram a pausa das seleções para colocar o novo relvado, que já deverá estar pronto para a próxima jornada caseira da Liga 2, marcada para dia 29 de setembro, contra o Marítimo. O novo piso será híbrido, para aguentar melhor a grande quantidade de jogos disputados.