
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
Han Kwang Song, futebolista da Coreia do Norte que já foi comparado a Ronaldo, tem apenas 25 anos e estava desparecido há três. A passada quinta-feira deu finalmente sinais de vida, na disputa contra o Japão que se deu em Tóquio, no âmbito das qualificações para o Mundial de 2026.
O 'CR7 da Coreia' viu no desporto uma chance rara para abandonar aquele que é o país do mundo mais fechado em si próprio. O ditador Kim Jong Un é fã de desporto e, por isso, permitiu que o futebolista saísse para o estrangeiro. Han conseguiu então chegar a Espanha, de onde rumou depois para Itália, país em que viveu um momento singular revelador da escassa informação que passa as fronteiras do regime ditatorial de Kim Jong Un.
De acordo com o New York Times, Han recebeu na cidade italiana de Corciano, em inícios de 2015, um olheiro do Liverpool que lhe falou sobre Steven Gerrard, antigo técnico do emblema britânico, ao que o norte-coreano retorquiu: ‘Quem é Steven Gerrard?’.
Embora não tenha feito as malas para Liverpool, Kwang Song assinou pelo Cagliari, e foi depois emprestado à Juventus, na época de 2018/19, tendo jogado com Cristiano Ronaldo, a quem rapidamente começou a ser comparado, por conta da qualidade dos seus dribles e da potência do seu remate.
Após o empréstimo, em 2020, a Juventus comprou o avançado por 3,5 milhões de euros. Seis dias mais tarde, vendeu-o por 7 milhões ao Al Duhail. O atleta ficou no clube do Qatar até 2021, ano em que foi deportado do país, devido às sanções aplicadas pela ONU à nação de origem do atacante, que impediram cidadãos norte-coreanos de trabalhar no estrangeiro - tudo porque o regime não pôs um fim ao seu programa de armas nucleares.
Deportado do Qatar e impedido de regressar à Coreia, especulou-se que o jogador comparado a Ronaldo pudesse ter ficado retido numa embaixada. Desde aí, Han Kwang Song ficou desaparecido durante três anos, após os quais deu a cara pela seleção coreana numa partida com a Síria, e tendo sido avistado novamente no último jogo disputado contra o Japão.
Segundo informações da imprensa norte-coreana, Han Kwang Song tem vindo a jogar pelo clube do país de origem '25 de Abril'. O emblema, alegadamente dos melhores a nível nacional, faz referência ao dia em que foi fundado o exército de Kim Il-Sung contra o Japão, de Hidemasa Morita.
Jogador que defrontou o conjunto norte-americano do Inter Miami viu as coisas correrem de uma forma completamente inesperada
|
O encontro entre Palmeiras e Inter Miami, a contar para a fase de grupos do Mundial de Clubes da FIFA, na madrugada desta terça-feira, dia 24 de junho, ficou marcado não apenas pelo empate a duas bolas e pela qualificação dos norte-americanos para a fase seguinte, mas também por um episódio insólito que envolveu o defesa brasileiro Murilo e Cristiano Ronaldo.
Antes da partida, Murilo, central do Palmeiras, expressou de forma entusiasta a sua admiração por Cristiano Ronaldo - jogador que está prestes a receber titular de Ruben Amorim no Al Nassr -, revelando mesmo a intenção de imitar a emblemática celebração do craque português precisamente diante de Lionel Messi.
Em entrevista ao canal argentino TyC Sports, o jogador afirmou: "Sou a favor do Cristiano Ronaldo. Acho que é um jogador muito completo. Até o ego dele é algo positivo. Vou fazer [a celebração] se marcar". O que Murilo não esperava, no entanto, era o desfecho que a partida teria para si.
Aos 16 minutos do jogo, Murilo foi forçado a abandonar o relvado devido a uma lesão sofrida momentos antes do golo inaugural do Inter Miami, apontado por Tadeo Allende. A limitação física impediu o central brasileiro de acompanhar o lance, comprometendo a sua capacidade de reação defensiva. Bruno Fuchs foi lançado de imediato para o seu lugar.
O resultado final (2-2) foi suficiente para garantir a passagem do Inter Miami à fase seguinte, terminando a fase de grupos no segundo lugar com cinco pontos, apenas atrás do próprio Palmeiras. Assim sendo, foi o Porto que acabou eliminado da prova, tendo somado dois pontos.
Jogador às ordens do treinador português no emblema de Old Trafford está em vias de protagonizar uma mudança para a Arábia Saudita
|
As especulações sobre o futuro de Casemiro voltaram a ganhar força, com a imprensa da Arábia Saudita a afirmar, nas últimas horas, que o médio brasileiro está em vias de trocar o Manchester United pelo Al Nassr, clube que tem Cristiano Ronaldo como a sua maior estrela.
O jornal Sport Jazirah, que conta com ligações à Al Jazeera, noticiou que as negociações entre os dois clubes estariam numa fase avançada, prevendo-se que o internacional de 33 anos se junte em breve à equipa de Riade. Caso se concretize a transferência, Casemiro irá reencontrar Cristiano Ronaldo, seu antigo colega de equipa tanto no Real Madrid, como nos red devils.
O veterano médio, que se destacou no Porto antes de construir uma carreira de sucesso em Madrid, tem apenas mais uma temporada de contrato com o clube de Old Trafford. Após um período de instabilidade e críticas na última época, Casemiro recuperou protagonismo sob o comando técnico de Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting.
A eventual mudança de Casemiro para a Arábia Saudita enquadra-se na estratégia do país de continuar a atrair jogadores experientes do futebol europeu, reforçando a competitividade da Saudi Pro League. O Al Nassr, em particular, tem estado ativo no mercado, já contando com nomes como Cristiano Ronaldo - que já sabe quando irá pôr um ponto final na carreira - e Sadio Mané no seu plantel.
Em 2024/25, Casemiro - que está atualmente avaliado em 12 milhões de euros - disputou cerca de 42 encontros oficiais. No total, o médio internacional canarinho marcou cinco golos e completou mais duas assistências com sucesso.
Atleta está a ser associado a uma mudança para a Arábia Saudita, onde irá auferir um salário milionário e muito superior à realidade portuguesa
|
João Costa, que defrontou o Sporting esta época, está muito perto de rumar ao Al Fateh, emblema da primeira divisão da Arábia Saudita, onde joga Cristiano Ronaldo. De acordo com as últimas informações, o Estrela da Amadora deverá receber uma proposta formal nos próximos dias e o negócio está praticamente fechado.
Ao que tudo indica, o Al Fateh prepara-se para pagar 1 milhão de euros por João Costa, valor que o Estrela da Amadora considera justo pelo guardião. Em termos salariais, o atleta de 29 anos, que nas vistas na presente temporada, vai multiplicar muitas vezes o vencimento que ganha atualmente em Portugal.
Curiosamente, no dia 26 de maio de 2025, o Al Fateh defrontou e venceu o Al Nassr de Cristiano Ronaldo, por 3-2. Matías Vargas (45+4’), Mourad Batna (81’) e Matheus Machado (90+6’) apontaram os golos do futuro emblema de João Costa. Cristiano Ronaldo (42’) e Sadio Mané (75’) fizeram os tentos da turma do capitão da Seleção Nacional.
No que ao confronto com o Sporting diz respeito, João Costa não tem boas memórias. Na deslocação dos leões ao reduto do Estrela da Amadora, no dia 29 de março, o guardião sofreu três golos. Viktor Gyokeres (52’ e 89’) e Geovany Quenda (81’) fizeram os tentos dos verdes e brancos.
Quanto ao mercado de transferências do Al Nassr, o emblema de Cristiano Ronaldo não está com vida fácil, com vários alvos a rumarem a outras paragens. Por outro lado, ao que tudo indica, o futuro do astro do futebol mundial deve mesmo passar pela continuidade no histórico saudita, contrariamente ao que havia sido inicialmente avançado.