
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Moreira, jogador da formação do Sporting, está perto de dar um novo passo na carreira. O extremo de 25 anos tem sido uma das figuras do Casa Pia esta temporada e despertou o interesse do Braga, que pretende garantir a sua contratação para colmatar a saída de Bruma para o Benfica.
A transferência do criativo português para os minhotos poderá concretizar-se por cerca de 3 milhões de euros. O desempenho de Nuno Moreira na vitória do Casa Pia sobre o Benfica, por 3-1, foi um dos fatores que reforçou o interesse dos arsenalistas, que procuram reforços ofensivos para o que resta da época.
Com passagens pelo Sporting e Vizela antes de chegar ao Casa Pia, Nuno Moreira vive uma das melhores fases da sua carreira. Em 21 jogos disputados na presente época, o extremo já apontou nove golos e fez cinco assistências, números que demonstram a sua evolução e maturidade dentro de campo.
O crescimento do extremo tem sido acompanhado de perto pelos responsáveis do Sporting, uma vez que a sua formação foi realizada em Alcochete. Apesar de nunca ter tido grande espaço na equipa principal, Nuno Moreira tem mostrado que pode ser uma opção válida para clubes com ambições europeias.
Com o mercado de transferências prestes a fechar, resta saber se o Braga conseguirá concluir o negócio e garantir o antigo talento da academia Cristiano Ronaldo. Caso se confirme a mudança, Nuno Moreira terá a oportunidade de dar um novo salto na carreira e disputar competições europeias num futuro próximo.
Apesar de nunca se ter estreado pela equipa principal do Sporting, Nuno Moreira fez um longo trajeto na formação do Clube de Alvalade, contando com mais de uma centena de encontros com a Listada verde e branca. Na última temporada nos leões, em 2020/21, na equipa B, o extremo realizou 25 encontros e marcous seis golos.
Confira alguns dos melhores momentos de Nuno Moreira:
Elemento que fez parte dos quadros verdes e brancos durante algumas épocas falou de um dos jogadores que foram apontados aos leões neste defeso
|
Diogo Travassos, jogador emprestado pelo Sporting ao Estrela da Amadora durante a época 24/25, tem estado em bom destaque recentemente, e chegou a ser apontado aos leões para reforçar a lateral direita. Filipe Pedro, antigo técnico do jovem português no Clube verde e branco, comentou a possibilidade do atleta vir a singrar em Alvalade ao jornal 'Record'.
Antes, falou da presente prestação: "Está a fazer uma boa época. Os jogadores nesta idade evoluem rapidamente, especialmente quando estão expostos a estes estímulos. Existe um período de adaptação, que parece que já está a estabilizar neste momento e o Travassos está cada vez mais enquadrado e confiante. Isso só vai fazer com que a sua performance aumente e ele consiga mostrar qualidade", começou por dizer.
Relembrou, depois, o jogador na formação leonina: "Já havia alguma expectativa sobre o futuro do Travassos, veio muito cedo para os sub-23, salvo erro veio como juvenil de segundo ano, sub17 ou sub-18, já a começar a jogar dois escalões acima. Só isso já demonstra que a expectativa na altura no Sporting era grande sobre o Travassos", explicou Filipe Neto.
Prosseguiu: "Depois as suas qualidades técnicas, físicas e o facto de ser ambidestro, jogando tão bem com o pé direito como com o esquerdo e isso permitir-lhe jogar nos dois lados, faz com que essa adaptabilidade possa valorizá-lo ainda mais como jogador e torná-lo mais útil num plantel. Já havia alguma expectativa, mas ainda está no início e vamos ver até onde poderá chegar", atirou.
Por último, falou do futuro, que pode passar por Alvalade: "Se conseguir apresentar qualidade com consistência poderá aproveitar as oportunidades que poderão surgir. Se me perguntar se o Travassos para qualidade vir a ser opção no Sporting, acredito que sim, tem qualidade e potencial, mas isso terá de vir ao de cima e também terá de surgir o timing correto para as coisas acontecerem. E espero que sim, o Travassos merece, mas sabemos que não depende só dele. Na parte que depende dele, ainda tem muito trabalho pela frente, é o mais importante e é onde tem de se focar", rematou Filipe Pedro.
Ponta de lança dinamarquês dos leões tem estado em grande destaque no último mês, muito em virtude da ausência de Viktor Gyokeres nos leões
|
Conrad Harder, jogador do Sporting, tem estado em destaque nas recentes partidas dos leões. A lesão de Viktor Gyokeres, e a sua gestão física devido ao muito desgaste, obrigaram a maior utilização do avançado dinamarquês, que tem correspondido às chamadas do treinador verde e branco. O jovem fez, recentemente, uma partilha na sua página pessoal da rede social Instagram, que deixou muitos adeptos curiosos.
Isto porque, depois da vitória por 3-1, no jogo em Alvalade frente ao Farense, que contou para a 20ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o treinador do Sporting, Rui Borges, tinha dado folga aos jogadores antes do início da preparação do clássico contra o Porto, que se joga na próxima sexta feira, dia 7 de fevereiro, no Dragão.
Conrad Harder parece não ter acedido ao pedido do treinador, e passou a folga... a trabalhar. O jovem avançado partilhou uma fotografia na rede social Instagram onde surge ao lado de um amigo, a posar, logo depois de uma sessão de ginásio.
Relembrar também que, recentemente, Harder recebeu em Portugal dois influencers dinamarqueses, Paluch e Momme. Os dois assistiram ao vivo ao Sporting - Bolonha, e passaram um dia na casa do avançado dos leões, onde este lhes mostrou a coleção de camisolas que tem, e ainda ofereceu um exemplar, assinado, para uma angariação de fundos.
Conrad Harder, que chegou ao Sporting no verão de 2024, leva, esta temporada, com a Listada verde e branca, 28 partidas disputadas em todas as competições, nas quais atingiu já o registo de nove golos marcados, e ainda quatro assistências efetuadas.
Ex-jogador do Sporting e da seleção nacional completa hoje 40 anos. O antigo lateral continua a ser lembrado pelo golo que marcou ao AZ Alkmaar, em 2005
|
Esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, Miguel Garcia celebra o seu 42.º aniversário, o que nos leva a recordar uma carreira repleta de momentos marcantes no futebol. Natural de Moura, o ex jogador do Sporting iniciou a sua formação no clube ainda na fase de iniciados, onde rapidamente se destacou pela sua capacidade e dedicação. Começou como central, mas foi na lateral direita que encontrou o seu espaço, logo nas camadas jovens.
Miguel Garcia foi integrado na equipa B do Sporting antes de subir à equipa principal em 2003/04, na qual rapidamente se estabeleceu como titular no lado direito da defesa. Durante três temporadas, o lateral fez parte de uma equipa que lutava por títulos e participou ativamente nas competições europeias, incluindo a famosa Taça UEFA de 2005. Nesse torneio, viveu um dos momentos mais emocionantes da sua carreira, ao marcar o golo que garantiu ao Sporting um lugar na final da competição e que lhe valeu, desde então, a alcunha de 'herói de Alkmaar', dado que o golo que carimbou a passagem foi apontado diante dos neerlandeses do AZ Alkmaar.
Em 2004, Miguel Garcia recebeu o Prémio Stromp na categoria "Especial Europeu", após ter feito parte da Seleção Nacional Sub-21 que ficou em 3º lugar no Campeonato da Europa da categoria, disputado na Alemanha. O seu impacto tanto no Sporting quanto na Seleção refletia o talento e a consistência que o caracterizavam como jogador.
Na sua quarta época ao serviço do Sporting, sob o comando de Paulo Bento, o lateral teve menos espaço, participando apenas em nove jogos. Contudo, fez parte do grupo que conquistou a Taça de Portugal, em 2007. No final da temporada, Miguel Garcia foi dispensado, marcando o fim da sua passagem pelo clube que o viu crescer.
Após sair do Sporting, Miguel Garcia fez carreira no exterior. Transferiu-se para a Itália, onde jogou no Reggina, mas uma grave lesão afastou-o dos campos por um longo período. Mais tarde, regressou a Portugal para representar o Olhanense e, posteriormente, foi chamado pelo Sp. Braga para substituir João Pereira, que tinha vindo para o clube de Alvalade. Em Braga, Miguel teve um papel fundamental nas campanhas históricas que levaram a equipa à final da Liga Europa em 2011 e ao 2º lugar no campeonato.
Após o sucesso em Portugal, o lateral seguiu para a Turquia, jogando pelo Orduspor e, mais tarde, para o Maiorca em Espanha. Apesar das dificuldades, Miguel Garcia sempre se manteve competitivo, fazendo ainda uma breve passagem pela Índia, onde jogou no North East United e no Sporting de Goa.
Hoje, ao celebrar mais um aniversário, Miguel Garcia é recordado por ser uma figura importante na história do Sporting e pela sua contribuição tanto a nível nacional quanto internacional. Com uma carreira rica em experiências e conquistas, Garcia continua a ser uma referência para muitos no mundo do futebol.