
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Vasco da Gama - Flamengo, válido para a quinta jornada do Brasileirão, terminou com um 0-0. Na flash interview realizada ao intervalo, Nuno Moreira, antigo jogador do Sporting, não gostou de uma pergunta que lhe foi colocada e acabou por rebater as afirmações da imprensa.
"Nuno, o que tentaram neste primeiro tempo que acabou por não dar certo?", questionou uma jornalista, deixando o extremo algo insatisfeito com a pergunta. "Porque é que não deu certo? Tivemos oportunidades assim como eles, mas isto são duas equipas a jogar futebol. Umas vezes eles vão-nos ultrapassar, outras vezes seremos nós, faz parte", apontou o ex Sporting.
"Acho que fizemos uma boa primeira parte e agora nos minutos finais, se calhar devido a algum cansaço, não conseguimos ter tanto a bola e a pressão não está a sair tão bem e vamos retificar agora no intervalo, mas, para mim, a primeira parte é positiva", atirou Nuno Moreira.
O marcador viria a não sofrer quaisquer alterações até ao final do encontro, apesar do claro domínio do Flamengo. O Vasco da Gama foi aguentando a pressão dos visitantes e a partida acabou mesmo por terminar sem golos, com as formações a dividirem pontos.
Apesar de nunca se ter estreado pela equipa principal do Sporting, Nuno Moreira fez um longo trajeto na formação do Clube de Alvalade, contando com mais de uma centena de encontros com a Listada verde e branca. Na última temporada nos leões, em 2020/21, na equipa B, o extremo realizou 25 encontros e marcou seis golos. Durante os vários anos em Alcochete, venceu dois campeonatos nacionais de juniores.
Confira o momento:
Jogador que representa os leões, e foi formado nas camadas jovens verdes e brancas, deixou palavras carregadas de emoção para o Senhor Formação
|
A morte de Aurélio Pereira deixou o mundo do Sporting em choque, com todo o universo verde e branco a mobilizar-se em torna da figura do Senhor Formação. Diego Callai foi um dos que, recentemente, deixou uma última despedida, através de uma mensagem partilhada nas redes sociais do guardião dos leões, após a vitória da equipa B de Alvalade no último jogo, frente ao Atlético.
"Senhor Aurélio, hoje o meu coração fala por mim. Marcou profundamente a minha vida, não apenas como profissional e como apaixonado por futebol mas principalmente como pessoa. Viu me como criança a jogar e em mim viu algo, acreditou em mim. Trouxe me para o Sporting onde aprendi a defender e a amar este clube. Não fui o único que tive a sorte e a honra de ter cruzado o meu caminho consigo", começou por escrever o guardião, numa mensagem carregada de emoção.
Prosseguiu, com destaque para as características pessoais do Senhor Formação: "O senhor Aurélio não era apenas uma figura histórica no Sporting Clube de Portugal; ele era, é e continuará sendo parte da história. Um senhor de coração gigante, com uma visão de futuro rara, que ajudou a moldar não só o clube, mas também o futebol português", apontou, de seguida, Diego Callai.
Depois, sobre o amor ao Sporting que os dois partilhavam: "A sua dedicação ao clube era algo comovente, o seu amor pelo próximo, ainda maior. Fica um vazio enorme em todos nós, mas também uma gratidão imensa por tudo o que nos deixou. E assim o vazio pode ser preenchido um pouco que seja".
Por último, uma dedicatória: "Senhor Aurélio, descanse em paz. A sua luz continua e sempre continuará a brilhar não apenas em cada canto de Alvalade mas também dentro de todos os nossos corações. Esta vitória foi para si!", rematou Diego Callai, juntando uma foto da equipa B dos leões - onde estão muitos talentos descobertos por Aurélio Pereira - antes da última partida
Com verdes e brancos na luta pela conquista do título da Liga Portugal Betclic, há quem tenha algumas dúvidas quanto ao desfecho da prova
|
Paulo Sérgio acredita que Sporting e Benfica irão decidir o título entre si. Com um dérbi eterno por jogar entre os dois rivais, a luta pelo troféu está intensa e o ex-treinador dos verdes e brancos não consegue atribuir favoritismo a nenhuma das duas equipas.
"Este foi um ano no qual os três grandes passaram por períodos de maus resultados, de turbulência. O Sporting com um conjunto de lesões significativo, desperdiçou uma vantagem boa que tinha. O Porto talvez tenha sido demasiado audaz ao pôr a fasquia tão alta num ano tão difícil de mudança", disse, à agência Lusa.
Paulo Sérgio recorda os adeptos de que "chega agora a parte final (do campeonato) e Benfica e Sporting estão muito fortes". O antigo treinador dos leões é perentório, garantindo que os eternos rivais "Serão os candidatos até final pelo título. Tudo pode acontecer".
O dérbi eterno diante do Benfica está marcado para o próximo dia 10 de maio (sábado). O pontapé de saída do encontro será dado pelas 18h00 e, em caso de vitória do Sporting - acreditando que as equipas chegam em igualdade pontual ao duelo - os leões sagram-se campeões na Luz.
É de recordar que Paulo Sérgio deixou Alvalade, em 2010/11, fazendo penas 38 jogos no comando técnico do Sporting. Os maus resultados ditaram a saída do treinador, que vinha realizando boas temporadas no campeonato, despertando a cobiça dos então responsáveis leoninos.
Avançado sueco dos leões tem estado em grande destaque desde que chegou a Alvalade, com golo atrás de golo de leão ao peito
|
Viktor Gyokeres continua um problema para as defesas contrárias. O Viking de Alvalade ajudou o Sporting com três golos na última partida, o que o levou ao segundo lugar da corrida pela Bota de Ouro, apesar de ser o único jogador no topo da lista cujos golos... Contam menos.
O avançado sueco ascendeu ao segundo golo da lista, somando 51 pontos - três atrás de Salah e um à frente de Lewandowski. No entanto, o sueco joga com uma desvantagem: cada golo que apontar vale um e meio para essa lista, enquanto os tentos apontados por todos os outros no top 5 valem dois. Esta diferença prende-se com o coeficiente UEFA da liga onde o jogador atua.
Em Portugal, por outro lado, o domínio é completo. Viktor Gyokeres já leva 34 golos no campeonato, o que já lhe garantiu um mínimo de média de um golo por jogo. O último jogador do Sporting a consegui-lo tinha sido Bas Dost, em 16/17, quando marcou exatamente por 34 vezes para a Liga Portuguesa.
De resto, o avançado sueco do Sporting lidera em toda a linha a sua competição em Portugal. Não só é o jogador com mais golos, mas também é o que tem mais bis (5), hat tricks (3), poqueres (1), golos de livre direto (2) e penáltis (12).
Por último, é o jogador com maior percentagem de golos numa equipa, com 44% das vezes que o Sporting marcou a virem dos pés de Viktor Gyokeres. O mesmo se verifica em relação às contribuições para golo (53%), onde além das vezes que celebrou, adiciona ainda sete assistências realizadas. Relembrar que o sueco tem um recorde de Cristiano Ronaldo na mira.