
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jogou-se, na madrugada de terça para quarta feira, dia 13 para 14 de maio, o Lanus - Vasco da Gama, a contar para a quinta jornada da fase de grupos da Taça Sul Americana. O emblema brasileiro foi derrotado fora de portas, e fica com a qualificação para a fase seguinte da prova muito dificultada.
Em primeira instância, destacar a presença de Nuno Moreira no onze titular lançado por Fernando Diniz no Vasco da Gama. O jogador, que jogava no Casa Pia antes de rumar ao Brasil, fez a formação no Sporting, onde venceu, entre outros títulos, dois campeonatos nacionais de juniores.
Em relação à partida, começou com muito equilíbrio e poucas oportunidades. Na primeira parte, foi o Vasco da Gama a equipa com mais posse de bola, mas os dois emblemas somaram, no total, dois remates à baliza nos primeiros 45 minutos. O jogo seguiu para o descanso com igualdade a zero no marcador.
A etapa complementar teria sido mais do mesmo, não tivesse sido o golo do Lanus, a quebrar o nulo no marcador. Foi logo aos 53' que Carrera fez o único golo do encontro, que deu vitória e os três pontos ao emblema da Argentina, e deixou o Vasco da Gama em maus lençóis.
A vitória deixou, desde já, o Lanus apurado para a próxima fase da competição, no primeiro lugar do grupo G da Taça Sul Americana, com 11 pontos. A um jogo do fim, o Vasco da Gama é terceiro, com cinco pontos. Na última jornada defrontam o Melgar, segundo colocado no grupo, com seis pontos. Essa partida será decisiva para decidir quem passa à fase seguinte da segunda prova mais importante de clubes na América do Sul.
Quarteto de jogadores que são referências do Clube de Alvalade falaram com a imprensa nacional e relembraram a conquista no início do século
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar o Guimarães num jogo em que se pode sagrar campeão nacional. Ora esta quarta feira, dia 14 de maio, é o 25º aniversário da conquista do título nacional de 1999/2000. O jornal Record foi falar com um quarteto de jogadores que fez parte da equipa vencedora, e que deixou o mote para o atual plantel: André Cruz, Duscher, Toñito e Nélson.
André Cruz começou por destacar a fé que tem na equipa: "Espero – e sei – que vamos vencer esta Liga. Como dizia o Dunga, ‘ os vencedores comemoram e os perdedores justificam-se’. Acredito que a equipa vai comemorar junto dos adeptos no sábado".
Duscher falou na necessidade de tornar este acontecimento em algo regular: "Sinto que há semelhanças nas equipas – a nossa e a atual –, pois ambas podem conquistar o título na última jornada. Sinto que abrimos o caminho dos títulos. Agora, habituem-se a ganhar constantemente", partilhou.
De seguida Toñito, que mencionou a importância de o conseguir em casa: "O Sporting é um clube que acompanharei até morrer. Não aconteceu na Luz, mas vamos fazê-lo em casa, a festejar com os nossos amigos. Não estou a ver outra coisa a acontecer que não seja isso".
Por último, Nélson falou da expetativas que se abatem sobre o plantel, e da ligação entre as duas equipas: "Há grande expectativa pela grande fase que a equipa atravessa. E sinto que os adeptos estão com a equipa, após ter vivido momentos muito difíceis. Que a nossa efeméride seja o bom presságio", rematou o antigo guarda redes.
Joga-se, no final do mês de maio, já depois da conclusão da Liga Portugal Betclic, a final da Taça de Portugal, entre leões e águias
|
Faltam, neste momento, apenas dois jogos para o fim da temporada do Sporting. Os leões recebem o Guimarães, no jogo que pode dar o campeonato nacional, e disputam, na semana seguinte, a final da Taça de Portugal, no Jamor, contra o Benfica. Os bilhetes para esse encontro esgotaram recentemente e vai haver casa cheia na final da Taça de Portugal.
Está a ser um fim de época quentinho em Portugal, com dois dérbis de Lisboa a terem o potencial de decidir os dois títulos mais importantes em solo nacional. O Sporting empatou o primeiro e levou vantagem, podendo sagrar-se campeão nacional contra o Guimarães no próximo sábado, dia 17 de maio, em Alvalade. O segundo, joga-se a 25 de maio, já depois do fim da Liga Portugal Betclic.
A final da Taça de Portugal, no Jamor, também se decide entre Sporting e Benfica. E tal como para o jogo contra o Guimarães, os bilhetes também já estão totalmente esgotados para o jogo decisivo da prova rainha em solo nacional.
O Sporting vendeu quase 12500 bilhetes no primeiro dia em que estes estiveram disponíveis. No segundo dia, ainda foram disponibilizados os restantes ingressos a que o Clube tinha direito - a possibilidade de adquirir a entrada chegou até aos sócios com 15 anos de Gamebox, e nessa altura a venda terminou.
Tendo em conta que, nesta altura, tanto a Federação Portuguesa de Futebol, como o Benfica - o outro finalista da Taça de Portugal - já venderam todos os bilhetes a que tinha direito, espera-se casa cheia e muito espetáculo no estádio do Jamor, no próximo dia 25 de maio.
Semana que antecede o jogo mais importante da temporada foi mais curta que o normal, devido à folga concedida pelo treinador português
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, para defrontar a formação do Guimarães, em encontro a contar para a 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões arrancaram esta quarta feira com a preparação para aquele que pode ser o jogo do título para Rui Borges e seus pupilos.
Terminado o dérbi, foi tempo dos jogadores do Sporting recuperarem forças, físicas e mentais, junto de família, amigos e restantes companheiros. Também por isso, Rui Borges concedeu folga ao plantel, que durou até esta quarta feira.
O leão regressa, então, ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo, com as forças renovadas. Rui Borges arranca, na manhã desta quarta feira, dia 14 de maio, com a 'Operação Título' - a semana que antecede o jogo com o Guimarães, que pode resultar em campeonato nacional para o emblema de Alvalade.
Rui Borges tem o plantel praticamente todo disponível. Ricardo Esgaio e Morten Hjulmand estão castigados e não são opção, Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões continuam lesionados e também não podem dar o contributo à equipa.
Fora estas ausências, já esperadas por parte da equipa técnica dos leões, surge a dúvida acerca de Hidemasa Morita. O estado físico do nipónico é o único que preocupa em vésperas do último jogo da Liga, mas, por enquanto, não há qualquer indicação de que o médio não estará disponível para ajudar a equipa no próximo sábado.