
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão – que recentemente deu que falar – revelou que está muito feliz no Sporting, destacando a grandeza dos leões. Em entrevista à GC, o internacional português falou sobre a ligação com os seus pais, afirmando que já vibravam com os triunfos dos verdes e brancos antes da sua chegada ao Clube de Alvalade.
Francisco Trincão: “Antes de perceber o que era o futebol já ouvia o nome Sporting”
"Mesmo antes de perceber o que era o futebol já ouvia o nome Sporting, por isso, tornou-se parte de mim de forma natural. Agora que jogo no Sporting, que estou no estádio, que sinto os adeptos e o ambiente à minha volta. É impossível não reforçar esse sentimento. Cresceu comigo e está mais vivo que nunca", começou por afirmar Francisco Trincão.
O extremo do Sporting recordou, logo de seguida, algumas das memórias que tem de vibrar fora das quatro linhas: "Televisão ligada e o sofá era o nosso estádio. Hoje, continuamos: eu no relvado e ele na bancada. Ainda envio sempre uma mensagem aos meus pais antes dos jogos pois é uma forma de me concentrar, de sentir que estão comigo mesmo à distância. Dá-me calma. Sem eles, não estaria aqui. Foram essenciais em todos os momentos, bons e maus. Devo-lhes tudo".
"Há qualquer coisa nos esquerdinos no futebol, não é? Aquela maneira diferente de tocar na bola, de fintar, de rematar. Parece sempre tudo mais fluido. Tive sorte, trabalhei muito e hoje posso dizer que estou feliz com tudo o que conquistei até aqui", finalizou Francisco Trincão.
Em 2024/25 com a camisola do Sporting, Francisco Trincão – avaliado em 35 milhões de euros – realizou 54 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.682 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou 11 golos e fez 17 assistências.
Atleta de 24 anos nunca se conseguiu afirmar com a Listada verde e branca e deve agora regressar ao país natal, num negócio surpreendente
|
O Sporting chegou a acordo com o Atlético Mineiro para o empréstimo de Biel. De acordo com a imprensa nacional, os leões cedem o extremo de 24 anos ao emblema brasileiro, sendo que o negócio contempla uma cláusula de compra de 7 milhões de euros, sendo que a mesma pode ser obrigatória mediante a concretização de determinados objetivos.
Este acaba por ser um negócio bastante positivo para o Sporting, dado que Biel chegou aos verdes e brancos no mercado de inverno, oriundo do Bahia, a troco de uma verba a rondar os 6 milhões de euros. Apesar da onde de lesões que afetou o plantel dos leões, o brasileiro não conseguiu reclamar o seu espaço.
Numa entrevista dada em maio, aquando do título dos leões, Biel lamentou a falta de oportunidades que teve no Sporting: “O mister disse-me para me manter calmo e que iam surgir oportunidades. Infelizmente, não tive tantas, mas vou trabalhar para ter mais oportunidades. Acho que me adaptei muito rápido”.
"Não sei falar inglês, mas na próxima temporada quero vir mais inteiro e mais forte. Estou feliz, mesmo jogando pouco. Foi uma temporada muito difícil, com muitas lesões. Agora é importante celebrar e depois olhar para a final da Taça, com o Benfica”, finalizava Biel, nesse mesmo momento, mostrando-se esperançoso sobre o seu futuro no Sporting, algo que não veio a acontecer.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Biel - avaliado em 5 milhões de euros - realizou sete encontros: três na Liga Portugal Betclic, duas na Liga dos Campeões e duas na Taça de Portugal. Nos 111 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo não conseguiu marcar nem assistir os colegas em nenhuma ocasião.
Chegada do lateral-direito da Juventus coloca Rui Borges em posição complicada e SAD vai avaliar possíveis oportunidades de negócio no mercado
|
O Sporting está a tentar fechar a contratação de Alberto Costa junto da Juventus. No entanto, tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, a chegada do lateral-direito dará origem à saída de Iván Fresneda ou Diogo Travassos, mediante decisão de Rui Borges.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, se Alberto Costa for reforço do Sporting, Fresneda ou Travassos vão deixar Alvalade, uma vez que o técnico verde e branco ficará com demasiadas opções para a posição.
A escolha de Rui Borges irá recair na resposta que cada um dos candidatos à saída der durante a pré-época, bem como as oportunidades de negócio que possam surgir. Travassos é produto da formação do Sporting, mas Iván Fresneda custou 9 milhões de euros à SAD.
Desta forma, a estrutura do Sporting irá avaliar o possível desfecho da situação, sendo que os moldes serão semelhantes caso Georgios Vagiannidis seja contratado no lugar de Alberto Costa. Até lá, Fresneda e Travassos terão de mostrar a melhor versão a Rui Borges.
Em 2024/2025, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – disputou 14 jogos com a camisola da Juventus. Em 665 minutos somados pela vecchia signora, o defesa fez três assistências. O atleta de 21 anos rumou a Turim em janeiro de 2025 e tem contrato válido até 2029.
Jogador 'made in Alcochete' esteve afastado das últimas sessões de trabalho orientadas por Rui Borges, a contas com problema físico
|
Ricardo Esgaio voltou a participar nos treinos de Rui Borges. O jogador não pôde dar o seu contributo nas últimas sessões de trabalho do Sporting devido a uma lesão, mas entra no lote de opções para os próximos jogos de preparação de dia 21, frente a Farense e Sunderland.
O lateral-direito de 32 anos não foi opção diante de Portimonense e Celtic, a contas com problemas físicos que o impediram de treinar junto dos restantes companheiros. No entanto, de acordo com os meios de comunicação dos leões, o 'camisola 47' está recuperado.
Fora das contas do técnico ficaram Nuno Santos e Daniel Bragança, que continuam a recuperar de mazelas contraídas na época passada. O 'camisola 11' deverá voltar aos treinos após as primeiras jornadas da Liga, mas o médio só regressa no final de 2025.
Também afastado do plantel está Viktor Gyokeres. O avançado continua a forçar a saída para o Arsenal e recusou apresentar-se nos trabalhos de pré-época. Todavia, uma vez que os gunners ainda não chegaram a acordo com o Sporting, o Manchester United adiantou-se e pode contratar o sueco.
O plantel orientado por Rui Borges disputa na próxima segunda-feira os últimos particulares do estágio em Lagos. Após o último duelo, frente ao Sunderland - agendado para as 20h00 - a comitiva do Sporting regressa a Lisboa para preparar o Troféu Cinco Violinos (25 de julho) e a Supertaça (31 de julho).