
Futebol
Emprestado pelo Sporting titular na vitória sobre o Atl. Madrid; Simeone com cara de poucos amigos
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão tem sido um dos grandes destaques da temporada do Sporting, com muitas assistências e grande impacto na equipa, tanto com Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges. O extremo, que agora está ao serviço da seleção, pode também deixar muitos milhões em Alvalade no fim da temporada.
Isto porque, segundo avança o jornalista inglês Mark Douglas, do iNews, o Newcastle está muito interessado no extremo do Sporting. A equipa de Londres quer substituir Miguel Almirón, uma das figuras do conjunto inglês que se mudou para a MLS recentemente. Para isso, têm Francisco Trincão como um dos melhores referenciados.
O extremo do Sporting é mesmo visto como uma opção "excecional" pelo Newcastle que, nesse sentido, estaria disposto a desembolsar os 80 milhões de euros da cláusula de rescisão do internacional português para poder contar com o seu talento já a partir do início da próxima época.
A mesma fonte avança, ainda, que o Newcastle estará disposto a gastar uma quantia avultada de dinheiro na próxima janela de transferências para reforçar o plantel de Eddie Howe, uma vez que estiveram muito limitados em relação aos valores de que podiam despender nos últimos dois mercados de jogadores.
Francisco Trincão não é, de resto, o único jogador do Sporting em quem o Newcastle está interessado. Com a saída de Isak em perspetiva, os Magpies também olham para Viktor Gyokeres como opção para reforçar o clube no verão, num plantel que deve sofrer alterações significativas.
Rui Borges fez escolha na partida frente à formação de Moreira de Cónegos e vê jogador dos verdes e brancos ser 'despromovido' ao escalão secundário
|
O Sporting B enfrenta o Belenenses na próxima jornada da Liga 3. Henrique Arreiol, convocado para o duelo entre o plantel principal dos leões e o Moreirense, será 'despromovido' ao conjunto secundário dos verdes e brancos de forma a reforçar as opções de João Gião.
O médio madeirense tem sido regularmente chamado por Rui Borges para treinar com a equipa principal, mas as oportunidades de jogo vão sendo escassas. O 'camisola 81' foi lançado pela última vez na visita à Amadora, entrando já em cima do minuto 90.
Uma vez que na equipa B é peça-chave para equilibrar o meio-campo, o jovem irá estar ao serviço de João Gião. No entanto, espera-se que, no treino da próxima segunda-feira, volte a estar às ordens de Rui Borges - que pode ter outras novidades - preparando o duelo da Taça de Portugal, diante do Rio Ave.
Na presente temporada desportiva de 2024/25, o médio soma já 21 partidas pela equipa B do Sporting. O jovem ainda marcou presença em cinco jogos disputados pela turma de juniores (sub-19), contabilizando ainda quatro encontros pela equipa principal (40 minutos).
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo este domingo, dia 20 de abril, frente ao Belenenses. O encontro, a contar para a jornada 10 da fase de apuramento de campeão da Liga 3, diante da turma liderada por João Nuno, jogar-se-á às 18h00, no Estádio do Restelo.
Técnico dos verdes e brancos aguardava este desfecho há várias semanas e pode respirar de alívio, numa altura decisiva do campeonato
|
O Sporting tem apenas quatro jogos do campeonato para disputar. Nesta reta final, só vencer importa e Rui Borges aguarda para conseguir ter novas opções no plantel verde e branco. Hidemasa Morita está prestes a recuperar e as indicações são positivas para o técnico.
A expectativa é de que o 'camisola 5' regresse aos treinos ainda esta semana. O jogador não deverá, à partida, estar disponível para a visita à formação do Rio Ave, na próxima terça-feira, dia 22 de abril, mas não está descartada a utilização frente ao Boavista, no domingo seguinte.
O internacional japonês está fora desde a pausa de seleções, tendo contraído um traumatismo no pé esquerdo. Depois de recuperado, ressentiu-se de várias mialgias e de outros problemas que tem vido a sofrer esta temporada e foi impossibilitado de jogar.
O Sporting aguarda pacientemente o regresso de Hidemasa Morita, numa altura em que também espera para saber o futuro do médio. Sem renovar contrato com o Clube de Alvalade, o futebolista, que custou aos leões cerca de 3,45 milhões de euros em 2022/23, já terá interessados na sua contratação.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
Presidente dos leões quer definir futuro de vários jogadores verdes e brancos em breve; Extremo moçambicano aparece no topo da lista
|
Geny Catamo tem ganho muita importância no Sportin nos últimos tempos. O internacional por Moçambique já estava em bom plano com Ruben Amorim, mas deu o salto para um novo patamar com Rui Borges, o que, como contamos neste Exclusivo Leonino, lhe deve valer a renovação de contrato em breve.
Este prolongamento do vínculo de Geny Catamo surge devido aos bons desempenhos do extremo do Sporting. Frederico Varandas, Presidente dos leões, quererá recompensar o craque moçambicano pelas boas prestações com um aumento salarial para acompanhar o novo estatuto do jogador na equipa.
Relembrar que, em 2023, o Sporting chegou a acordo com Geny Catamo para uma renovação de contrato que, na altura, deixou o extremo ligado aos leões até 2028. A SAD verde e branca teria, assim, pelo menos mais uma temporada antes da renovação se tornar um assunto urgente em Alvalade.
No entanto, Frederico Varandas não estará interessado em esperar para arrumar o assunto por muito tempo. O Presidente do Sporting terá intenções de renovar já com Geny Catamo, para começar a segurar os jogadores mais importantes dos leões, e não ter de viver situações complicadas no futuro, como aconteceu com Hidemasa Morita ou Jeremiah St. Juste, jogadores que não aceitaram renovar contrato, e terão de ser vendidos este verão, sob pena dos leões não receberem qualquer verba quando deixarem o Clube.
A renovação de contrato de Geny Catamo não deve ter qualquer implicação na compra do passe do moçambicano ao Amora. Os leões têm intenções claras de resgatar o restante do passe do extremo ao Clube português, mas, por enquanto, as negociações não têm fim à vista.