FREDERICO VARANDAS: “A FORMAÇÃO É UM DOS PILARES DO NOSSO ADN"
Discurso do Presidente do Sporting no dia em que se assinala o 20.º aniversário da Academia Leonina teve ligeira bicada ao Estado
Redação Leonino
Texto
21 de Junho 2022, 10:45
summary_large_image

No dia em que se assinala o 20.º aniversário da Academia Cristiano Ronaldo, Frederico Varandas, Presidente do Sporting, discursou perante uma plateia recheada de personalidades notáveis do universo verde e branco e do futebol português – Fernando Gomes, Pedro Proença, Aurélio Pereira, entre outros – e destacou a evolução e importância da formação leonina para o crescimento do Clube.

“A Academia Cristiano Ronaldo é a bandeira da formação do Sporting”

“Assinala-se hoje um marco na história do Sporting. A formação é um dos pilares do nosso ADN. A Academia Cristiano Ronaldo é a bandeira da formação do Sporting. A formação é um dos pilares e uma base do futuro do clube. Faz 20 anos tendo sido a primeira em Portugal. Nasceu há mais de quatro décadas na visão do nosso querido Aurélio Pereira. São 40 anos a formar talentos”, afirmou o Presidente do Sporting, destacando, ainda, Luís Figo (bola de ouro) e Paulo Futre (bola de prata).

“Dos 14 jogadores que estiveram na final (do Euro 2016), dez foram formados no Sporting”

«Temos de destacar Cristiano Ronaldo, o melhor jogador português de todos os tempos, com cinco bolas de Ouro; temos também Figo com uma Bola de Ouro e Futre com uma Bola de Prata. Não há nenhum clube no mundo que tenha tantas, colocando o nosso clube no topo da formação. Para bem do futebol português, os nossos adversários copiaram (…) Dos 14 jogadores que estiveram na final (do Euro 2016), dez foram formados no Sporting”.

Varandas falou também sobre o trabalho realizado na formação pelos antigos Presidentes, José Roquette e Dias da Cunha, elogiando o legado deixado pelos antigos dirigentes leoninos.

O Presidente do Sporting apontou ainda o dedo ao Estado, lembrando que o sucesso das Seleções Nacionais é fruto do trabalho dos clubes.

“São os clubes os principais agentes desportivos no país

“Somos clubes formadores e municiadores da Seleção, o que custa milhões de euros, mas que são esquecidos, não pela Federação, mas sim pelas figuras de Estado. São os clubes os principais agentes desportivos no país”.

Varandas lembrou, por fim, os maus momentos da Academia: ataque a Alcochete e a Covid.

“Desde setembro de 2018 que a formação foi a prioridade

“Mas não houve só dias de sol. Houve também algumas tempestades, como o dia 15 de maio de 2018, conhecido como ataque à Academia, e os dois anos de pandemia. Foram momentos que conseguimos ultrapassar, estamos mais fortes e competitivos. Desde setembro de 2018 que a formação foi a prioridade”.

“O objetivo número um é formar e produzir jogadores para a equipa A”

“Em quatro anos, temos uma Academia praticamente nova. Fez-se o maior investimento que alguma vez foi feito na área dos recursos humanos. (…) A conquista do Campeonato Nacional fica marcada pelo selo da Academia. Formar vem primeiro do que ganhar. O objetivo número um é formar e produzir jogadores para a equipa A”, finalizou Frederico Varandas.

Fotografia de Sporting

  Comentários