
Futebol
Com ex Sporting fora da convocatória, Central Córdoba - Flamengo volta a ser amargo para Filipe Luís
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Esta quinta-feira começa com mais uma jornada dupla do Europeu Feminino Sub-17, transmitida na Canal 11. Às 15h00, Itália e França defrontam-se num clássico do futebol europeu de formação e, mais tarde, às 18h00, é a vez de Espanha e Polónia entrarem em campo.
Às 20h00, o palco é dominado pelas competições da UEFA, com quatro jogos em simultâneo. Na Liga Europa, o Manchester United, de Ruben Amorim, recebe o Athletic Bilbao, na segunda mão da meia-final da prova, com os red devils a estarem em vantagem, para já, por 3-0.
No gélido Norte da Europa, para a mesma competição, o Bodo/Glimt tenta travar o poderoso Tottenham, com os ingleses a estarem mais perto da final, depois do triunfo por 1-3. Na Liga Conferência, o Chelsea enfrenta o Djurgarden depois de ter conseguido ganhar por 4-1, enquanto a Fiorentina mede forças com o Real Betis, estando a ganhar a eliminatória por 2-1.
A fechar o dia, a atenção vira-se para a América do Sul, com a disputa de dois jogos cruciais nas competições continentais. Na Taça Sul-Americana, o Deportes Iquique do Chile recebe o Atlético Mineiro, sendo que na Taça Libertadores há um Vélez Sarsfield - Olimpia agendado.
Veja, abaixo, a lista completa de jogos para esta quinta-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Itália - França: 15h00, Euro Feminino Sub-17, Canal11;
• Espanha - Polónia: 18h00, Euro Feminino Sub-17, Canal11;
• Manchester United - Athletic Bilbao: 20h00, Liga Europa, SportTV 5;
• Bodo/Glimt - Tottenham: 20h00, Liga Europa, DAZN 1;
• Chelsea - Djurgarden: 20h00, Conference League, DAZN 2;
• Fiorentina - Real Betis: 20h00, Conference League, DAZN 3;
• Deportes Iquique - Atlético Mineiro: 23h00, Copa Sul-Americana, SportTV 2;
• Vélez Sarsfield - Olimpia: 23h00, Libertadores, SportTV 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Emblema comandado pelo antigo jogador e treinador dos verdes e brancos conseguiu triunfo na Libertadores, com golo de atleta que não quis rumar a Alvalade
|
O Palmeiras, de Abel Ferreira, venceu o Cerro Porteño, por 2-0, em encontro válido para a quarta jornada da fase de grupos da Libertadores. Depois de ter triunfado no primeiro duelo, o verdão voltou a bater os paraguaios, com Vítor Roque a fazer um dos golos.
Apesar de o emblema brasileiro ser detentor das melhores oportunidades, a partida mostrou-se algo equilibrada, principalmente nos minutos iniciais. O marcador só foi desbloqueado aos 41', com Estêvão a fazer o primeiro golo do jogo, a passe de Lucas Evangelista.
O segundo tempo viu o adversário de Abel Ferreira procurar o empate, mas sem sucesso. O 2-0 final viria a aparecer já em tempo de compensação, aos 90+4', com Vítor Roque a fazer apenas o seu segundo golo em 14 jogos pelo Palmeiras, depois de não ter assinado com o Sporting.
O jogador brilhou no Brasileirão, pelo Athletico Paranaense, valendo-lhe uma mudança para o Barcelona. Na Catalunha, nunca conseguiu deixar a sua marca, sendo colocado na lista de transferências. No verão de 2024, o Sporting tentou a sua contratação, mas o avançado recusou e acabou por rumar ao Bétis.
Em Sevilha, Roque fez sete golos em 33 jogos e Abel Ferreira contratou-o em definitivo ao Barcelona por 25 milhões de euros. O Sporting, depois da nega do brasileiro, viria a avançar por Conrad Harder, que tem sido habitual suplente de Viktor Gyokeres.
Lateral formado na Academia Cristiano Ronaldo está na final da Liga dos Campeões e vai disputar encontro decisivo diante do Inter
|
O PSG de Nuno Mendes está na final da Liga dos Campeões, após vencer o Arsenal por 2-1 (3-1 nas duas eliminatórias). No final do encontro, Mikel Arteta, treinador dos gunners, lamentou a derrota, mas admitiu que Gianluigi Donnarumma, guardião parisiense, foi o melhor em campo nos dois encontros.
"Antes de mais, parabéns ao PSG por ter chegado à final, penso que merecíamos mais, o melhor jogador dos dois jogos foi o guarda-redes deles. Estou muito orgulhoso da equipa, porque não chegámos lá com toda a gente connosco. Jogámos contra uma das melhores equipas da Europa", admitiu, após o apito final.
Arteta afirmou que o plantel tem "jogadores muito jovens que viveram esta experiência pela primeira vez" e não há forma de "censurar" os atletas. "Tivemos oportunidades claras, mas o guarda-redes impediu-nos. Penso que a chave estava nas grandes áreas", continuou o espanhol.
"Onze vezes, onze vezes, o Marquinhos tentou no PSG e não ganhou (Liga dos Campeões). E continua a tentar, é para esse espelho que temos de olhar. Insisto que não acho que a melhor equipa tenha ganho os 180 minutos, até ouvi isso do banco do PSG", terminou.
Nuno Mendes e companhia vão agora disputar a final da prova milionária da UEFA, a primeira da carreira do ex Sporting. O encontro decisivo, diante do Inter, joga-se a partir das 20h00 do próximo dia 31 de maio (sábado), na Allianz Arena, em Munique.
Manchester United tem jogador muito importante da equipa verde e branca no topo da lista de reforços para o próximo mercado de verão
|
A temporada de alto nível que o Sporting está a realizar tem atraído o interesse dos principais clubes europeus em vários jogadores da equipa leonina. Um deles é Gonçalo Inácio, que está na lista de contratações do Manchester United. O defesa-central do Sporting é pretendido para reforçar o eixo defensivo da equipa comandada por Ruben Amorim, já no próximo mercado de verão - além de Viktor Gyokeres.
A informação é avançada por Ekrem Konur, jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. Os responsáveis do Manchester United pretendem iniciar negociações com o Sporting, nas próximas semanas. Vale sublinhar que Gonçalo Inácio tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
A eventual mudança para Old Trafford permitiria ao atleta de 23 anos - avaliado em 45 milhões de euros - voltar a trabalhar com Ruben Amorim. O atual treinador do Manchester United foi o responsável pela integração e afirmação do central na equipa principal do Sporting, na temporada 2020/21.
Em Inglaterra, para além dos red devils, também o Liverpool e o Manchester City terão Gonçalo Inácio bem referenciado e poderão avançar com uma proposta. Vale lembrar que, no passado mercado de janeiro, o Borussia Dortmund esteve muito empenhado em garantir a contratação do internacional português, mas o valor elevado exigido pelo Sporting – cerca de 40 milhões de euros – inviabilizou o negócio.
Ao serviço da equipa principal verde e branca, Gonçalo Inácio soma um total de 210 jogos, tendo marcado 21 golos e feito 11 assistências. Em Alvalade, já conquistou dois Campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça, além de ter sido eleito para o melhor onze da época da Liga, em 2023/24.