Modalidades
Nuno Dias levou banho de água e cerveja dos jogadores do Sporting (Vídeo)
11 Mai 2026 | 13:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
09 Dez 2020 | 15:27 |
Em janeiro, o futsal do Sporting CP vê de volta a sua participação na UEFA Futsal Champions League (UFCL), depois de, no ano passado, ter sido eliminado ainda na ronda de elite, sem passar à final-four, ganha pelo Barcelona. Este ano, devido às condições atuais da pandemia que vai assolando o mundo e o desporto, a competição tem moldes diferentes e, por sua vez, começa entre 12 e 17 de janeiro, com os 16-avos-de-final a serem disputados, desta feita já com as equipas vencedores das fases da pré-eliminatória. https://twitter.com/leoninopt/status/1336664890237472768?s=20 Como criar uma equipa? Esta quarta-feira, dia 9 de dezembro, pelas 13h00, no sorteio da UEFA, calhou em sorte, aos comandados de Nuno Dias, os dinamarqueses do Futsal Gentofte, uma equipa relativamente recente, criada apenas em 2011, mas que tem dado bastante nas vistas. No entanto, apenas em 2012, numa fusão com duas equipas de futebol, é que o Gentofte viu a luz do dia, criando, finalmente, um plantel. Daí para a frente, três primeiros lugares em 2012/13, 2014/15 e 2015/16 – juntamente com o segundo em 2013/14 -, deram a oportunidade aos dinamarqueses de poderem participar na, ainda, UEFA Futsal Cup. Pouco depois, o clube foi dividido em duas seções: futebol e futsal. Aí, o Gentofte começou a ter alguns resultados menos expressivos e que não abonavam em nada os objetivos dos seus dirigentes. Independência do clube No entanto, no verão de 2017, essa junção foi separada, algo que fez com que o clube se tornasse um dos emblemas mais relevantes no futsal dinamarquês e totalmente independente. Assim, tornou-se a primeira equipa de futsal desde 1940 a vencer os campeonatos nórdicos e, ainda, o quinto campeonato do seu país. Até ao momento, o clube já contribuiu com o total de 25 atletas para a sua seleção nacional e, ainda, com o seu treinador nacional, Nikolaj Saabye, um dos fundadores do Gentofte. Tricampeões dinamarqueses e caminho para a UFCL Em agosto deste ano, o clube voltou a tornar-se campeão norueguês, conseguindo um lugar nas pré-eliminatórias da UEFA. Mads Falck, fixo de 30 anos, foi o melhor marcador e capitão da equipa, foi, no final do campeonato, a peça essencial para o mesmo, sendo, agora, também uma ameaça à defesa leonina no Pavilhão João Rocha. Ao fazê-lo, ao comando do treinador Bo Holden, o Gentofte conseguiu o seu sexto título nacional em oito anos, mas desta vez como tricampeões. Na fase preliminar, antes de chegar ao sorteio desta manhã, os dinamarqueses levaram um resultado de 5-0, ao Leo Futsal Clube, da Arménia, uma vez que a equipa adversária desistiu da competição e a partida não se realizou. Agora, resta ver o que conseguem fazer frente à turma de Nuno Dias, na sua visita ao Pavilhão João Rocha, na eliminatória dos 16-avos-de-final, a apenas uma mão. https://twitter.com/UEFAFutsal/status/1336670433828069380?s=20
Fotografia de UEFA.
Estrutura do Clube de Alvalade está ciente do futuro do jogador e já começou à procura do seu substituto para ocupar a vaga no plantel
16 Mai 2026 | 03:00 |
Pauleta vai deixar o Sporting para rumar a Itália, sabe o Leonino. A saída do internacional português da equipa de futsal dos leões na presente temporada desportiva é praticamente garantida, mas o destino pode ter alterado recentemente.
O ala que termina contrato com o Clube de Alvalade esta época chegou a ter em mãos uma proposta considerada bastante aliciante do Ukhta, da Rússia, e terá estado muito perto de aceitar a mesma. No entanto, um emblema italiano entrou em equação e acaba por facilitar a escolha do jogador.
Aos 32 anos, Pauleta prepara-se para encerrar uma ligação muito marcante com o Sporting, onde chegou em 2019 e construiu um palmarés impressionante. Ao serviço dos leões conquistou quatro campeonatos nacionais, quatro Taças da Liga, três Taças de Portugal, três Supertaças e, claro, a UEFA Futsal Champions League 2021 e agora em 2026, dois dos pontos altos da história recente do Clube.
Enquanto isso, vale lembrar que o Sporting já procura um substituto e tem referenciado o nome de Wedson Felipe Lopes dos Santos, conhecido no futsal como Chape. O brasileiro, de 26 anos, surge como uma das principais hipóteses para reforçar o plantel orientado por Nuno Dias.
No que a Pauleta continua a dizer respeito, este está agora focado na fase final que tem por disputar pelo Sporting e tentar a conquista do Campeonato Nacional. Depois da conquista da Champions, os leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, 16 de maio, diante do Torreense, para o jogo 1 dos quartos de final do play-off.
No sentido em que os leões continuam em 'mudanças' no plantel, atleta verde e branco decide deixar Alvalade antes do início da próxima temporada
15 Mai 2026 | 16:08 |
O Sporting continua a preparar a próxima temporada no futsal verde e branco e já terá definida mais uma saída no plantel orientado por Nuno Dias. Taynan não aceitou a proposta de renovação apresentada pelos verdes e brancos e prepara-se para deixar o Clube no final da época, numa altura em que recupera de uma grave lesão sofrida em março.
Segundo o jornal Record, os responsáveis leoninos colocaram em cima da mesa um novo contrato válido por mais duas temporadas, mas o internacional cazaque recusou prolongar a ligação ao Sporting. O ala, de 33 anos, termina assim uma segunda passagem verde e branca, depois de ter regressado a Alvalade em 2023.
Apesar dos problemas físicos desta temporada, Taynan vinha a ser um dos jogadores mais influentes da equipa. O futsalista foi o melhor marcador do Sporting na época passada e mantinha um papel importante nas opções de Nuno Dias até sofrer uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo, lesão que o afastou das quadras numa fase decisiva da temporada.
Em sentido contrário, Alex Merlim vai continuar de leão ao peito. O italo-brasileiro revelou recentemente, após a conquista da Liga dos Campeões frente ao Palma, que permanecerá no Sporting, sendo que deverá assinar contrato válido por uma temporada, com outra de opção. Os leões continuam, ainda assim, atentos ao mercado para reforçar o plantel.
Além da saída de Taynan e a permanência de Merlim, também Pauleta está de malas feitas, enquanto João Matos deverá colocar um ponto final na carreira no término da presente época, fechando o livro verde e branco após 24 anos.
Confira este golo de Taynan:
Personalidades de elevado renome a nível nacional dirigiram-se às redes sociais para parabenizar e elogiar os verdes e brancos
12 Mai 2026 | 15:12 |
O Presidente da República, António José Seguro, felicitou, no último domingo o Sporting, pela conquista do título europeu de futsal, alcançado em Pesaro, Itália, e o Porto, pelo título europeu de hóquei em patins, conquistado em Coimbra.
“O Presidente António José Seguro congratula os dois clubes, os seus atletas e equipas técnicas pelas prestações de altíssimo nível e que engrandecem estas duas modalidades muito queridas dos portugueses. O Sporting alcançou o seu terceiro título na UEFA Futsal Champions League, enquanto o FC Porto triunfou pela quarta vez na WSE Champions League de hóquei em patins, em Coimbra”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência da República.
António José Seguro aproveitou ainda para realçar “o fim de semana de excelentes resultados internacionais e organizativos do desporto nacional”, assinalando a prestação da canoagem nacional na etapa da Taça do Mundo em Szeged, na Hungria, com a obtenção das duas medalhas de ouro por Fernando Pimenta, no K1 1.000 metros e K1 5.000, o ouro de Pedro Casinha no K1 200 e, ainda, o bronze pela dupla João Ribeiro e Messias Baptista nos K2 500m.
O Presidente da República estendeu, ainda, os parabéns à organização das fases finais da Liga dos Campeões, feminina e masculina, de hóquei em patins e à organização do Rali de Portugal, “competições que projetam a imagem do país”.
Para além do Presidente da República, também Luís Montenegro, primeiro-ministro, se dirigiu às redes sociais para deixar uma mensagem. “Hoje, a garra lusitana conquistou a Europa! Os leões no futsal e os dragões no hóquei. O Sporting e o Porto estão de parabéns pelo enorme mérito desportivo que muito orgulha o País!”.