Futebol
Exclusivo Leonino - Hélder Amaral analisa momento do Sporting: "Azar? Não, é mais incompetência"
12 Jan 2026 | 23:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jun 2025 | 07:12 |
A Comissão de Instrução Disciplinar da FPF pediu a suspensão, entre um a três jogos, de Matheus Reis e Geovany Quenda, jogadores do Sporting. O caso remonta ainda à polémica da final da Taça de Portugal, onde os leões defrontaram, e derrotaram o Benfica.
Ficaram a ser conhecidas, recentemente, as conclusões do despacho de encerramento do inquérito, na sequência das várias acusações feitas contra o Sporting e os seus jogadores - muitas delas ligadas ao Benfica - após o jogo e os festejos relativos à final da Taça de Portugal.
Na base das acusações, que também chegaram pelas mãos do empresário César Boaventura, estão, em primeira instância, o lance disputado entre Matheus Reis e Andrea Belotti, em que o ala brasileiro acaba por pisar a cabeça do avançado italiano. O vídeo do Clube de Alvalade, postado perto do autocarro da equipa, no fim da partida, também foi alvo de deliberação. O ala já fez a primeira aparição pública depois do sucedido.
Para além disto, Morten Hjulmand, Viktor Gyokeres, Geovany Quenda, e a da Sporting SAD, devem ser presentados com multas. Em parte por terem segurado numa fotografia de Matheus Reis, como 'homenagem', e no caso do jovem extremo, também devido à camisola que utilizou, com referência a um diálogo entre Esgaio e Otamendi.
O Conselho de Disciplina da FPF vai, agora, decidir, na sua próxima reunião, se aceita as penas recomendadas pela acusação na Comissão de Instrução Disciplinar, e se aplica os castigos aos jogadores do Sporting, ou se não acata as recomendações que foram dadas agora.
Extremo senegalês que atua no Granada será, ao que tudo indica, o segundo reforço dos verdes e brancos neste mercado de transferências
13 Jan 2026 | 09:57 |
Souleymane Faye continua a aguardar luz verde para viajar para Lisboa. Ainda assim, o Sporting espera que o jogador chegue a Alvalade nas próximas horas, uma vez que ambas as partes estão satisfeitas com o rumo das negociações pela sua transferências.
Segundo revela o jornal A Bola, o processo da contratação do extremo senegalês deverá ficar fechado ainda no decorrer desta terça-feira, dia 13 de janeiro. Neste momento, a única questão que se encontra a atrasar o negócio diz respeito às tranches de pagamento.
De acordo com as mais recentes notícias, o Sporting terá acordado o pagamento de 6,5 milhões de euros para garantir a transferência de Souleymane Faye. Aliás, nas últimas horas, o próprio diretor do Granada, Miguel Melgar, confirmou o avanço das negociações.
“Sobre o negócio não posso dizer nada, pois as negociações estão avançadas. Posso dizer que me parece uma opção muito acertada da Direção do Sporting. Viram algo que, em Espanha, só estão a ver agora”, vincou o dirigente do emblema da segunda divisão espanhola.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda División e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Treinador dos verdes e brancos pretende lançar o jogador diante do Casa Pia, ainda que com algumas condicionantes quanto à sua utilização
13 Jan 2026 | 09:40 |
Luis Guilherme pode ver a sua integração no Sporting acelerar-se mais rápido do que inicialmente previsto. O extremo brasileiro, primeiro reforço de inverno dos leões, reúne condições para somar os primeiros minutos como titular, numa altura em que as limitações no plantel podem abrir-lhe espaço no onze para o encontro frente ao Casa Pia, marcado para sexta-feira, às 20h15, em Alvalade.
A trabalhar na Academia há pouco mais de uma semana, o jogador de 19 anos terá ainda algumas sessões de treino para convencer Rui Borges de que está preparado para assumir um lugar na equipa inicial. Apesar do curto período de adaptação, o jovem já deixou indicações positivas à equipa técnica, justificando o investimento realizado pela SAD, que ascendeu a 14 milhões de euros, podendo atingir os 17 milhões mediante objetivos.
O setor esquerdo do ataque encontra-se particularmente condicionado, devido às lesões de Pedro Gonçalves, Ricardo Mangas e Salvador Blopa, assim como ao castigo aplicado a Maxi Araújo, suspenso por um jogo tal como Morten Hjulmand, na sequência da acumulação de cartões amarelos. A reintegração de Geny Catamo, após a participação na CAN, não elimina totalmente os problemas, uma vez que a lesão de Fotis Ioannidis deverá levar Francisco Trincão a atuar numa zona mais interior, no apoio a Luis Suárez.
Perante este cenário, as opções para o corredor esquerdo reduzem-se a Alisson, Flávio Gonçalves - utilizado na Allianz Cup - e Luis Guilherme. As primeiras impressões deixadas pelo internacional sub-20 brasileiro foram encorajadoras e Rui Borges já definiu que o extremo terá utilização frente aos gansos, restando apenas saber se iniciará o encontro de início ou a partir do banco.
O Sporting regressa esta terça-feira aos treinos e, caso o novo 'camisola 31' demonstre estar adaptado aos princípios táticos da equipa, poderá surgir como uma das novidades no onze inicial. Ainda assim, a gestão física do jogador será criteriosa, tendo em conta a reduzida utilização que teve ao serviço do West Ham, o que limita, para já, a sua capacidade para cumprir os 90 minutos.
'Camisola 17' dos verdes e brancos é um dos principais ativos do Clube, suscitando bastante interesse no mercado de transferências
13 Jan 2026 | 09:22 |
Francisco Trincão pode não renovar com o Sporting antes do verão, altura pela qual reabre o mercado de transferências. Desta feita, pode mesmo existir abertura de ambas as partes para um negócio nessa fase, uma vez que é um dos jogadores mais atrativos do plantel verde e branco.
Algo que o 'camisola 17' tem consciência é de que uma eventual saída não se dará neste defeso, até porque a Direção leonina não vê qualquer transferência para fora de Alvalade em janeiro, apenas entradas - como foi o caso de Luis Guilherme e ainda Souleymane Faye. Apenas um empréstimo está em cima da mesa, que é o de Alisson Santos.
Assim sendo, Rui Borges pode estar descansado e continuar a utilizar Trincão até, pelo menos, ao final da presente temporada desportiva. Para já, segundo escreve o jornal A Bola, as negociações pela renovação de contrato do internacional português estão paradas.
A mesma fonte revela, ainda, que o jogador continua a suscitar bastante interesse na Arábia Saudita - para onde teve a possibilidade de se transferir em 2025 -, no entanto, não é apenas o Médio Oriente que vem a monitorizar a sua situação. Também as principais ligas europeias mantêm Trincão debaixo de olho nesta fase.
No que à renovação diz respeito, o extremo tinha em cima da mesa um prolongamento de mais três anos de contrato - de 2027 a 2030 -, além de se tornar um dos capitães da equipa do Sporting e ficar com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. O não entendimento quanto aos valores de vencimento terá feito recuar ambas as partes.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 27 partidas. O avançado internacional português foi titular em quase todos os jogos oficiais. Até ao momento, registou nove golos e oito assistências na conta pessoal.
Exclusivo Leonino - Hélder Amaral analisa momento do Sporting: "Azar? Não, é mais incompetência"
12 Jan 2026 | 23:52
Lesionado do Sporting tirou bota ortopédica e dá novo passo na recuperação
12 Jan 2026 | 23:25
Emblema que já venceu seis Ligas espanholas quer comprar St. Juste ao Sporting
12 Jan 2026 | 22:23