
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de uma época de estreia a grande nível, Geovany Quenda vê a sua importância crescer no Sporting. O jovem jogador, lançado na equipa principal no início da temporada, é um dos grandes exemplos para os jovens da Academia de Alcochete, estatuto que tem reforçado por mérito próprio.
Vale a pena ressalvar que, apesar de todo o sucesso que encontrou este ano, Geovany Quenda ainda reside na Academia Cristiano Ronaldo, tal como fazia antes do início da temporada. Devido a esse facto, o extremo tem uma proximidade sem igual com os restantes jovens que vivem e trabalham em Alcochete. Relembrar que o craque tem um ótimo histórico contra o Benfica.
Esse facto costuma ser bastante visível nas partidas do Sporting, com especial destaque para as que decorrem no estádio de Alvalade. São constantes os festejos de Geovany Quenda com os jovens apanha bolas dos leões, muitos deles jogadores da Academia dos leões. Também é um dos mais adorados pelos adeptos, sendo que a presença de cartazes com o seu nome já se tornou habitual em jogos do Clube de Alvalade.
Para além de ter recebido o Prémio Revelação na entrega dos galardões Stromp, o que aumentou ainda mais a admiração dos jovens do Clube, Geovany Quenda é presença habitual nos jogos das camadas de formação do Sporting, sempre na procura de apoiar alguns dos antigos companheiros de equipa.
Relembrar, no entanto, que Frederico Varandas já vendeu Geovany Quenda. O jovem extremo vai rumar ao Chelsea no fim da temporada, passando a ser jogador dos blues. Vai ficar cedido, por empréstimo, em Alvalade, por mais uma época, antes de rumar à Premier League, e a Academia de Alcochete perder uma das suas maiores referências.
Jogador que tem sido importante para o treinador verde e branco vive uma situação diferente do resto do plantel e pode fazer história
|
Eduardo Quaresma é o grande destaque da última semana do universo do Sporting. Depois de marcar o golo decisivo na vitória por 2-1 contra o Gil Vicente, o jovem central pode conseguir outro feito incrível pelos verdes e brancos: vencer o campeonato sempre que faz parte do plantel principal.
Caso o Sporting vença o dérbi da próxima jornada, no Estádio da Luz, contra o Benfica, a equipa de Rui Borges é bicampeã nacional, à exceção do jovem Eduardo Quaresma, que pode ser mais um jogador dos leões a tornar-se tricampeão da Liga Portugal Betclic.
São vários os jogadores que estiveram nas temporadas 2020/21 e 2023/24, e assim ganharam dois Campeonatos Nacionais ao comando de Rubén Amorim: Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Daniel Bragança, Nuno Santos e Pedro Gonçalves, enquanto Eduardo Quaresma pode ser tricampeão, visto que esta é a sua terceira época seguida em Alvalade, após dois empréstimos por parte do Clube.
Na temporada 2020/21, apesar de ter sido campeão, Eduardo Quaresma teve um papel reduzido na temporada, participando apenas em dois jogos daquela edição da Liga NOS. Na temporada seguinte foi cedido ao Tondela, para ganhar mais ritmo de jogo e também maturidade. Em 2022/23, deu-se novo empréstimo, desta vez, aos alemães do Hoffenheim, onde também teve pouca utilização. Quaresma regressou ao Sporting na temporada onde foi uma das revelações da temporada e sagrou-se campeão no seu segundo ano seguido no plantel principal dos leões.
O jovem até já brincou com a situação, para o Sporting ser campeão: “É só assinar um contrato vitalício comigo”, disse o central em citação retirada do jornal O Jogo. Esta temporada Eduardo Quaresma já realizou 28 jogos para todas as competições e apontou um golo. Atualmente está avaliado em 14 milhões de euros, segundo o portal Transfermarkt.
Jovem jogador das camadas de formação de Alcochete tem estado em bom plano esta temporada, e pode ser recompensado em breve
|
O Sporting subiu hoje ao relvado, na Academia Cristiano Ronaldo, para mais um treino a pensar no dérbi decisivo do campeonato. Com quase toda a gente disponível, Rui Borges surpreendeu e chamou o jovem defesa central João Muniz à sessão de trabalhos verde e branca.
Os leões disponibilizaram as informações sobre a última sessão de treinos da equipa principal nos seus canais oficias. O Clube verde e branco é claro, e explica que o Sporting já "tem em mente" a visita ao estádio da luz que "pode ser decisivo para o desfecho da Liga".
A maior surpresa foi mesmo a chamada do jovem João Muniz, defesa central das camadas de formação dos leões. Sem nenhum defesa central indisponível, fica no ar se Rui Borges estará a preparar algo inesperado para o dérbi do próximo sábado, dia 10. O defesa já tinha sido anteriormente chamado aos trabalhos da equipa.
De resto, há boas notícias para a equipa do Sporting: os leões não detalham, na sua comunicação, nenhum novo lesionado ou indisponível, a três dias do grande dérbi. Sendo assim, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves, por exemplo, deverão estar prontos para ir a jogo na próxima jornada da Liga Portugal Betclic. De fora continuam, prevê-se, Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões.
Os leões acrescentam ainda que a equipa principal do Sporting volta aos trabalhos na próxima quinta feira, dia 8 de maio, para mais uma sessão de treino à porta fechada na Academia Cristiano Ronaldo, em que continuará a preparação para o dérbi de Lisboa.
Jogador que fez parte dos quadros verdes e brancos voltou a assinar uma grande exibição, e carimbou a passagem ao jogo decisivo da prova milionária
|
Disputou-se, esta quarta feira, dia 7 de maio, a segunda mão das meias finais da Liga dos Campeões, numa partida que opôs PSG e Arsenal em solo francês. Os parisienses voltaram a triunfar, por 2-1, e carimbaram a passagem à final da prova milionária, num jogo que contou com Nuno Mendes, ex Sporting, a titular.
Começar por relembrar que, no jogo da primeira mão, o PSG se deslocou ao reduto do Arsenal, em Londres, onde a equipa de Nuno Mendes trouxe uma preciosa vantagem de 1-0, que permitiu encarar a partida da segunda mão sem a obrigatoriedade de vencer para atingir a final da Liga dos Campeões.
Nem por isso o PSG deixou de entrar ao ataque. Uma primeira parte morna foi coroada por um golo de Fabian Ruiz, aos 27 minutos do encontro. O marcador estava inaugurado, e o PSG ganhava uma vantagem de dois golos, importante para a discussão da eliminatória.
Na etapa complementar, esperava-se resposta do Arsenal, mas foi o PSG a continuar por cima. Vitinha ainda desperdiçou um penálti, aos 69', mas apenas três minutos depois Hakimi dobrou a vantagem do PSG na partida, e deixou os franceses com três golos de vantagem nas meias finais. O Arsenal reduziu, pouco depois, por Saka, mas o resultado não se alteraria até ao fim, e os parisienses alcançam a final da Liga dos Campeões.
Nesse jogo decisivo, o grande embate europeu da época, marcado para dia 31 de maio, o PSG de Nuno Mendes vai defrontar o Inter de Milão, que eliminou o Barcelona numa eliminatória de loucos. O Sporting vai ter, então, um antigo jogador na partida decisiva da Champions.