
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda tem sido um dos maiores destaques do Sporting esta temporada. O jovem craque dos leões deu o salto ao plantel principal no primeiro jogo do ano, e só voltou a não participar numa partida no último encontro, da Taça de Portugal, contra o Rio Ave. Deve voltar aos relvados com o Boavista, o que o vai ver quebrar o recorde importante em Alvalade.
Geovany Quenda prepara-se para ser o mais jovem de sempre a cumprir 50 jogos pela equipa principal do Sporting. O jovem extremo já podia ter atingido esta marca na última partida, frente ao Rio Ave, mas Rui Borges decidiu, finalmente, dar um pouco de descanso ao jogador de 17 anos.
Isto porque, até essa partida, disputada no reduto do Paços de Ferreira, Geovany Quenda levava a tremenda marca de ser o único jogador no plantel com participação em todos os jogos do Sporting até esse momento (49 aparições em 49 jogos). Não fez o jogo 50 de forma consecutiva, mas vai, certamente, atingi-lo no próximo domingo, contra o Boavista.
Relembrar que este recorde é detido por outra figura grande do Clube de Alvalade: Litos, que assinou o seu jogo 50 pelo Clube com a marca de 18 anos e 11 meses. Um registo incrível, mas que pode ser batido por Quenda, que tem, neste momento, praticamente menos um ano comparado com o último jogador a ficar com o recorde.
Em relação ao próximo jogo, é muito provável que Geovany Quenda alinhe de início, na ala direita do Sporting, rendendo Iván Fresneda em relação à partida frente ao Rio Ave, devendo o trio ofensivo ficar entregue a Pedro Gonçalves ou Geny Catamo, como tem sido habitual nos últimos jogos. Relembrar que o jovem Quenda está em destaque num importante ranking mundial.
Jovem jogador formado na Academia de Alcochete tem estado em bom destaque nos últimos jogos, mas ficou a descansar na Taça de Portugal
|
Eduardo Quaresma tem-se demonstrado a bom nível esta época. O defesa central parece ter ganho a titularidade no Sporting, e a ausência do 11 na última partida, frente ao Rio Ave, deve ter sido apenas por uma questão de repouso e precaução da equipa médica, algo que se deve alterar no próximo encontro.
O jogador está fresco e deve assumir, de novo, a titularidade no eixo defensivo dos leões. Relembrar que Eduardo Quaresma demorou até convencer em Alvalade, tendo uma primeira passagem de sucesso, mas sendo depois emprestado por duas vezes, até voltar e conquistar o seu lugar no plantel verde e branco.
Este ano, e em especial, desde a entrada de Rui Borges na equipa, o jogador destacou-se como um dos mais especiais para o treinador verde e branco. Ganhou a titularidade, e assumiu-se como importante, tanto num sistema que adote dois centrais, como num que jogue com três. No entanto, a condição física tem sido o único impedimento.
Tem sofrido bastante a nível físico desde o início de 2025. A equipa técnica dos leões sabe que, nesta altura da temporada, tudo conta, e por isso decidiu deixar Eduardo Quaresma a descansar na partida frente ao Rio Ave, para garantir frescura por parte do central no campeonato.
Essa poupança permitiu a Jeremiah St. Juste assumir a titularidade do Sporting contra o Rio Ave, algo que se deve alterar. O neerlandês deve regressar ao banco de suplentes, e ser substituído pelo internacional sub-21 português, que fará tripla com Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande - que vai custar mais cinco milhões aos leões.
Presidente dos leões está prestes a pagar uma quantia avultada por um jogador que já está em Alvalade e se assume como importante na equipa
|
Ousmane Diomande tem sido um dos grandes destaques dos leões. O defesa central costa marfinense assumiu-se como um dos mais importantes do eixo defensivo desde que chegou ao Clube, mas está prestes a ficar cinco milhões de euros mais caro do que aquilo que era esperado.
O Sporting comprou Ousmane Diomande ao Midtjylland em janeiro de 2023. O jogador encontrava-se emprestado no Mafra, e os leões pagaram cerca de 7,5 milhões de euros para assegurar o concurso do, então, atleta de 19 anos. Mas com o passar do tempo esse valor cresceu.
A verdade é que o Midtjylland insistiu em adicionar alguns valores no contrato de Diomande que seria atingidos mediante o cumprimento de objetivos. Eis que o internacional pela Costa do Marfim está muito perto de cumprir o último objetivo, e obrigar o Sporting a pagar mais cinco milhões de euros, tal como se comprometeu.
Os objetivos são simples de compreender. O Sporting pagou os primeiros 500 mil euros logo na primeira época de Diomande no Clube. Os restantes 4,5M de euros foram pagos em três tranches, cada vez que o defesa central cumprisse a marca dos 30 jogos pelo Sporting, a jogar pelo menos 45 minutos.
Ora, o jogador está prestes a atingir essa marca pela terceira vez, passados pouco mais de dois anos desde a sua chegada. Caso jogue em todos os jogos do campeonato até ao dérbi, vai atingir nessa partida contra o Benfica o trigésimo jogo, e obrigar o Sporting a desembolsar mais cinco milhões de euros. Relembrar que o jogador se tem tornado num dos líderes do balneário leonino.
Presidente dos leões já terá tomado decisão acerca de um jogador que prometia muito com o antigo treinador do conjunto verde e branco
|
Bruno Ramos deve ter os dias contados no Sporting. Neste Exclusivo Leonino contamos que Frederico Varandas, Presidente dos leões, já terá tomado uma decisão em relação ao futuro do jovem jogador das camadas de formação do Clube de Alvalade, e as duas partes devem separar-se na próxima época.
O jogador era muito apreciado por Ruben Amorim. Foi, em parte, devido a esse fator que o Sporting avançou para o seu empréstimo junto do Académico de Viseu. No contrato do jovem, ficou uma cláusula de compra opcional para os leões, que podiam adquirir 50% do passe de Bruno Ramos a troco de dois milhões de euros.
Quando Ruben Amorim estava no Clube, o plano, aparentemente, passava por essa compra no final da temporada, uma vez que o atual técnico do Manchester United era um admirador das qualidades de Bruno Ramos. A saída do treinador português veio alterar a situação e o jogador já não deve ficar no Sporting a partir da próxima temporada.
A verdade é que Bruno Ramos perdeu espaço nas equipas secundárias do Sporting ao longo da temporada. O jogador começou a época como um elemento importante, mas neste momento vinha a sentir algumas dificuldades para ser titular na equipa B verde e branca.
Nesse sentido, Frederico Varandas e a SAD do Sporting consideram que dois milhões de euros por metade do passe seria um investimento bastante inflacionado para aquilo que Bruno Ramos tem mostrado de leão ao peito, e devem deixar o jogador voltar a Viseu assim que o empréstimo que o trouxe até Lisboa termine.