
Futebol
Oficial! Futebolista ex Estoril chega a acordo com Varandas e assina contrato com o Sporting
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda tem sido um dos maiores destaques da temporada do Sporting. O extremo, formado na Academia Cristiano Ronaldo, continua em grande, e foi o jogador que mais valorizou a jogar em Portugal, durante a temporada 24/25.
Uma análise da plataforma 'Sportingpedia' revelou os valores de mercados dos jogadores das principais ligas de futebol. Geovany Quenda ficou cotado com o número de 50 milhões de euros - uma valorização de 45 milhões desde o início da época, um número que domina por completo no contexto do futebol português.
Mas também no estrangeiro o extremo do Sporting aparece em grande. Com a sua valorização, Geovany Quenda aparece em quinto na lista dos jogadores que mais valorizaram em toda a europa, colocando o extremo como uma dos mais promissores da sua geração.
Esta lista é liderada, agora, por Lamine Yamal, que viu o seu valor disparar de 90 para 180 milhões de euros durante a temporada. Omar Marmoush, contratado pelo Manchester City a meio da época, viu o seu número crescer 53 milhões este ano. Seguem-se, ainda, Cole Palmer, do Chelsea, e Ethan Nwaneri, do Arsenal, com valorizações de 50 e 47 milhões de euros, respetivamente. Estes foram os únicos à frente de Geovany Quenda.
Recordar que Geovany Quenda se estreou esta época, com apenas 17 anos de idade. Destacou-se e as suas exibições valeram-lhe a sua contratação por parte do Chelsea, a troco de cerca de 50 milhões de euros, que podem ascender aos 52, mediante o cumprimentos de objetivos.
Presidente verde e branco falou com os jornalistas recentemente e fintou a questão, mas foi revelado o que é preciso para o técnico continuar
|
Frederico Varandas falou, recentemente, com os jornalistas, mas um momento saltou à atenção: o Presidente do Sporting fugiu a uma pergunta sobre a continuidade de Rui Borges na próxima época, o que abriu portas a muitas questões sobre o assunto. Há, desde já, uma certeza: O treinador português estará em Alvalade caso seja campeão nacional.
A verdade é que, segundo avança o jornal A Bola, a situação não causou confusão a Rui Borges. O treinador assumiu com normalidade a resposta de Frederico Varandas, numa altura em que toda a equipa se encontro focada na conquista do bicampeonato, e a próximo temporada está ainda no horizonte.
De resto, segundo o jornal português, o plano sempre foi realizar uma reflexão no final da temporada que ajudasse a perceber se o projeto teria, ou não, pernas para andar. É isto que continua a estar previsto, tanto da parte do Clube, como da parte do treinador Rui Borges. Sendo assim, este é um não tema em Alvalade, não tendo sequer existido uma conversa sobre o assunto depois das declarações de Frederico Varandas.
A mesma fonte explica ainda que este é um compromisso das duas partes. Por isso, a SAD verde e branca não está sequer a olhar para outros nomes, prova da confiança que têm em Rui Borges. A próxima temporada também está a ser planeada, parcialmente pelo menos, com o treinador transmontano em mente.
O contrato também aponta para a continuação de Rui Borges no Sporting. O vínculo liga-o ao Clube até ao fim de 25/26, ou seja, o próximo ano está garantido, e para o treinador sair seria necessário o pagamento de uma indemnização. Nesse mesmo contrato, está prevista ainda uma renovação automática por mais uma época, caso se sagre campeão nacional.
Clube de Alvalade tem preparada uma autêntica revolução no seu reduto, que vai começar muito em breve, a pensar nos próximos anos
|
Estão prestes a arrancar as obras no Estádio de Alvalade. Desejo antigo da Direção de Frederico Varandas, este é o último passo num processo de renovação do reduto leonino que tem tido lugar nos últimos dois anos, e que vai custar um total de 50 milhões de euros ao Sporting. As mudanças já têm em vista o Mundial 2030, e contam com um fator inédito: a remoção do fosso, que vai permitir a adição de 2000 lugares.
Esse é um dos processos mais complexos de toda a obra. O fecho do fosso vai obrigar a um rebaixamento do relvado, entre 60 centímetros e um metro e meio. Por isso, as alterações vão ser feitas por fases, de bancada em bancada. Devem começar logo a seguir ao último jogo da época em Alvalade, e terminar mesmo a tempo do início da próxima temporada. A introdução de um novo tapete também está prevista. Recordar que as preparações para estas obras retiraram espaço a algumas modalidades do Sporting.
Outra das mudanças será a edificação de um elevador na Praça Centenária, que o Clube já avisou ser possível criar constrangimentos aos adeptos nos dias de jogo. Para além disto, o novo 'Lions Corner', no canto da bancada poente-sul, e ainda uma zona com "uma oferta gastronómica de excelência e um ambiente sofisticado e reservado" na área de restauração no Piso 2 Poente.
Há mais mudanças previstas em Alvalade. Em primeiro lugar, lembrar que foi aprovadas, em Assembleia Geral, a recompra da Alvaláxia por parte do Clube. Já se sabe que é lá que ficará localizado o Museu Sporting, assim que todo o processo de remodelações termine.
Para além disto, as camadas jovens também são alvo de alterações. Para além das mudanças que já estão previstas na modernização da Academia Cristiano Ronaldo, o Sporting vai investir cerca de três milhões de euros no Pólo EUL, no Estádio Universitário.
Adepto do Clube de Alvalade defende que presença do atleta na plenitude da sua capacidade física ajudará os verdes e brancos no desafio frente ao Benfica
|
Ricardo Aragão Pinto não tem dúvidas de que a eventual disponibilidade “a 100%” de Pote para o dérbi frente ao Benfica, na penúltima jornada do campeonato, dará vantagem ao Sporting. Em declarações em exclusivo ao nosso Jornal, entre outros temas abordados, o empresário afirma que o encontro no Estádio da Luz será crucial para o desfecho do campeonato.
"O regresso de Pote representa, sem dúvida nenhuma, o melhor reforço da época"
“Se chegar ao derby com o Pote a 100%, o Sporting é favorito. O regresso de Pote representa, sem dúvida nenhuma, o melhor reforço da época. Transmite uma confiança grande a todos os jogadores e, acima de tudo, aos adeptos e creio que essa confiança também vai fazer com que o Sporting se supere no Estádio da Luz”, começou por dizer o adepto do Clube de Alvalade.
Ricardo Aragão Pinto considera ainda que o duelo frente aos encarnados vai ser decisivo nas contas do título: “Acredito que não haja perdas de pontos no Sporting do Benfica até lá, portanto acho que vai ser a final decisiva no Estádio da Luz e acredito que o Sporting tem os argumentos neste momento para superar o Benfica e até sair com os três pontos”.
Sobre as arbitragens, o adepto do Sporting defende que o Clube de Alvalade “tem sido mais prejudicado do que o Benfica” e receia que os árbitros possam atuar condicionados: “Este alarido que se cria por causa dos recentes jogos do Benfica, e o eco que se faz por toda a comunicação social não ajuda e faz com que os árbitros, neste momento, estejam muito mais condicionados. Temo que isso possa afetar as decisões, principalmente no dérbi”. Ainda assim, não acredita em erros propositados: “Acho que os árbitros acabam a fazer sempre o seu melhor e não questiono as arbitragens, no sentido de haver algum tipo de dolo intencional”.
Ricardo Aragão Pinto elogia também a intervenção de Frederico Varandas, no final do jogo frente ao Rio Ave: “O Presidente fez bem falar e mostrar que realmente existe uma união forte e uma ambição e pedir, naturalmente, o apoio dos adeptos, que é decisivo nesta fase. E eu acho que os próprios adeptos gostam deste tipo de mensagem, gostam de sentir que há uma união, que há uma força conjunta para que todos rememos para o mesmo lado. E acredito que vai ser positivo, porque os jogadores, acima de tudo, sentem que é um presidente que está também a contribuir para que os adeptos lhe deem mais confiança”.
"Vai ser praticamente impossível manter o Gyokeres"
Sobre a eventual venda de Viktor Gyokeres, no próximo mercado de verão, Ricardo Aragão Pinto admite que o goleador sueco possa sair por um valor abaixo dos 100 milhões de euros, valor da cláusula de rescisão: “O Sporting fará de tudo para fazer o melhor negócio possível. Acho que vai ser praticamente impossível manter o Gyokeres, mas também acredito que o Sporting não está desesperado para aceitar a primeira proposta. Portanto, acho que que vai tentar chegar o mais próximo possível da cláusula de rescisão e eu considero que o jogador tem valor para que algum clube apresente uma proposta que ‘bata’ a cláusula de rescisão”.
A concretizar-se a saída do “camisola 9”, Ricardo Aragão Pinto admite que não será fácil colmatar a ausência do internacional sueco, em 2025/26, mas confia na descoberta de um substituto à altura: “Acredito que o Sporting, já há algum tempo, se esteja a preparar para colmatar a sua saída e para haver um substituto do mesmo nível e confio bastante na estrutura. Confio bastante no diretor-geral, Bernardo Palmeiro, que é uma das pessoas com mais experiência no futebol mundial. Portanto, acredito que tudo estará a ser feito para que a saída seja amenizada da melhor forma na próxima temporada”, terminou.