Futebol
Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio
08 Jan 2026 | 16:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Ago 2020 | 11:02 |
Tal como o Leonino já tinha avançado (LER AQUI), Gelson Dala e Francisco Geraldes abandonam o Sporting CP, fazendo parte do negócio por Nuno Santos (LER AQUI), que se mudou do Rio Ave para o Clube de Alvalade. Depois da oficialização, Francisco Geraldes utilizou as redes sociais para se despedir de uma ligação que tinha há 17 anos com os leões, citando o único português a ganhar um Prémio Nobel da Literatura, José Saramago:
https://www.instagram.com/p/CEKW7YFgu1_/?igshid=12r2d4uu9uqmu
“Como Saramago disse em tempos: 'Comecei outro livro e quero dedicar-lhe todo o meu tempo'”, afirmou Francisco Geraldes.
https://twitter.com/chicogeraldes18/status/1296881235818688512
Já no Twitter, Geraldes deixou uma palavra de agradecimento aos Sportinguistas: “É difícil transpor em palavras aquilo se sente quando se deixa uma casa na qual se cresceu. Foram 17 anos ao serviço deste clube que teve uma enorme formação no meu carácter. Uma palavra de agradecimento especial para os fantásticos adeptos, pelo carinho que sempre nutriram e demonstraram ter por mim. Não trocava cada passo nesta viagem por nada. Cada vitória, cada derrota. Cada sorriso, cada lágrima”.
O médio fez ainda questão de frisar a importância que o Sporting CP teve no seu processo de formação: “Saio com um enorme sorriso pois sei que desde o dia em que entrei, até ao dia que saí, dei de mim tudo o que tinha, todo o esforço e dedicação por este símbolo que tanto sonhei representar. Nesse sentido, quero agradecer a todas as pessoas com quem me cruzei dentro de portas, pois cada uma, à sua maneira, teve impacto naquilo em que me tornei. Acredito piamente que muitos dos valores com que me sustento e guio são fruto do crescimento e aprendizagem que tive neste percurso”.
Por sua vez, o Sporting CP, também utilizou as redes sociais para agradecer aos seus jogadores que se mudaram para os vilacondenses:
https://twitter.com/Sporting_CP/status/1296864729089138690
“Obrigado por todo o esforço e dedicação. Boa sorte, Francisco Geraldes e Gelson Dala”, referiu o Clube.
Ao serviço da equipa principal dos leões, Francisco Geraldes realizou apenas 15 jogos, não tendo marcado qualquer golo.
Treinador português analisou ainda a vaga de lesões no Clube de Alvalade, destacando os principais problemas com que o técnico dos leões se depara de momento
08 Jan 2026 | 18:02 |
O crescente número de lesões no Sporting continua a marcar a atualidade leonina e foi alvo de análise por Paulo Robles, em comentário no canal d’A Bola. O treinador começou por destacar a postura de Rui Borges na conferência de imprensa após a derrota no encontro com o Vitória de Guimarães (2-1).
“Quem assistiu à conferência de imprensa depois do Vitória SC, viu que o semblante do Rui Borges era realmente diferente dos últimos jogos. E quase que, não digo que deu pena, mas compreende-se o novo posicionamento do treinador em relação a esta situação. Realmente leva a que existam muitas dificuldades do ponto de vista de apresentar uma equipa condizente e consistente, porque a consistência também depende da regularidade dos jogadores que jogam”, frisou Robles.
O mesmo fez ainda questão de diferenciar os tipos de problemas físicos que têm afetado o plantel: “Há lesões traumáticas, mas também há lesões musculares e essas lesões musculares, nesse ponto de vista, embora Rui Borges tenha dito que é um caso estudo, é também um caso estudo interno no sentido de perceber o que é que está a acontecer para que estas lesões tenham voltado”.
No plano desportivo, o eixo central defensivo é apontado como o setor que mais preocupa Rui Borges e Paulo Robles não escondeu a realidade, também apontando o nome do jovem brasileiro, Rômulo Júnior: “Acho que o eixo central defensivo é, sem dúvida, neste momento, o setor onde o Rui Borges tem mais preocupações. O Rômulo, que tem feito um bom desempenho na equipa B, não esteve ao nível da exigência, o que é normal. De repente dizemos que o jogador não tem essa qualidade. Há jogadores que são integrados e que demonstram, óbvio e claramente, que têm essa condição e a partir daí ganham um pulso”.
“O Sporting terá tempo para poder-se preparar para o próximo jogo para o campeonato, penso que será também determinante para serenar um pouco os ânimos, para voltar à terra e para não fazer cair as expectativas dos adeptos do Sporting”, Robles concluiu apelando claramente à serenidade no universo leonino.
Antigo dirigente do Clube e Alvalade aponta as dificuldades atuais da equipa, ao justificar o desaire contra o Vitória SC na Taça da Liga
08 Jan 2026 | 16:44 |
Bruno Mascarenhas: “A equipa está desfalcada de jogadores que fazem muita falta”
Apesar de ter direito a 13,8 milhões de euros pela rescisão com os red devils, o técnico português verá o valor final encolher drasticamente
08 Jan 2026 | 16:20 |
A saída de Ruben Amorim do comando técnico do Manchester United, confirmada na última segunda-feira, ficou marcada não apenas pelo impacto desportivo, mas também por um desfecho financeiro bastante menos favorável do que os números iniciais indicavam. Embora o treinador português ainda tivesse a receber cerca de 13,8 milhões de euros relativos ao que faltava cumprir do contrato, o montante líquido será substancialmente inferior.
De acordo com cálculos divulgados pelo Manchester Evening News, a elevada tributação aplicada no Reino Unido fará com que o antigo treinador do Sporting consiga reter 'apenas' 6,3 milhões de euros. Entre impostos sobre o rendimento e outros encargos obrigatórios, o fisco britânico absorverá uma fatia significativa da compensação, reduzindo de forma drástica o ganho real do técnico.
O impacto financeiro não se limita, no entanto, ao treinador português. O Manchester United também sai penalizado com esta rescisão, uma vez que terá de pagar cerca de 1,7 milhões de euros adicionais em contribuições obrigatórias enquanto entidade empregadora. Assim, a separação representa um processo dispendioso para ambas as partes, num contexto já sensível para o clube inglês.
Este desfecho encerra um ciclo de pouco mais de um ano de Ruben Amorim em Inglaterra. O técnico chegou a Old Trafford em novembro de 2024, após uma passagem altamente bem-sucedida pelo Sporting, onde conquistou títulos e se afirmou como um dos treinadores mais promissores do futebol europeu.
Ao serviço dos red devils, Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. Apesar de alguns momentos positivos, a irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o seu despedimento.
Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio
08 Jan 2026 | 16:13
Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting
08 Jan 2026 | 15:26
Rui Borges vê-se obrigado a fazer a 15.ª alteração no Sporting esta época
08 Jan 2026 | 14:55