Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
01 Mar 2020 | 22:26 |
Sporting CP e Viseu 2001 encontraram-se na noite deste domingo, dia 1 de março, no Pavilhão João Rocha, em jogo da 19.ª jornada da Liga Placard. Os leões de Nuno Dias venceram por 8-3 a equipa beirã, perante 859 espetadores.
A equipa de Viseu até começou com mais remates nos primeiros minutos, mas a equipa do Sporting CP assumiu o jogo ainda nos primeiros cinco minutos e marcou precisamente à passagem do minuto 5, quando João Matos passou a Erick que, depois de passar por um jogador, descobriu Cavinato que só teve de encostar.
Os leões estavam por cima e, ao minuto 9, Cardinal fez o gosto ao pé depois do castigo de quatro jogos que sofreu pela expulsão na final da Taça da Liga. Logo no minuto seguinte, os leões voltaram a marcar. Cardinal passa a Cavinato que bisou no encontro com um remate forte.
A equipa do Viseu 2001 teve algumas boas oportunidades para marcar, com Gonçalo a bom nível, mas foram os leões que voltaram a fazer as redes balançar, desta vez por Taynan, num bom trabalho coletivo.
Até ao intervalo, as duas equipas ainda podiam ter marcado, mas foi Cavinato quem ficou mais perto do golo, ao mandar uma bola ao poste mesmo sobre a buzina.
A segunda parte começou com o golo do Viseu 2001. Júnior, com um remate forte, reduziu a desvantagem. Aos 26 minutos, Júnior voltou a marcar, reduzindo a diferença para dois golos.
O jogo estava feio até que, Rocha, fez o 5-2, mas no lance seguinte o Viseu voltou a reduzir, desta vez por Wesley. Com isto, o jogo ganhou algum ritmo e começaram a surgir mais oportunidades.
No entanto, só voltaram a haver golos a cinco minutos do fim. Cavinato descobriu Taynan, que bisou no encontro. A equipa verde e branca teve mais oportunidades para marcar, mas o golo só voltou a acontecer a dois minutos do fim, quando Cardinal aproveitou o guarda-redes avançado da formação vinda de Viseu.
A pouco mais de um minuto do fim, a equipa de Viseu fez a sua sexta falta e Pany Varela converteu com sucesso o livre de 10 metro. 8-3 final e liderança assegurada.
Na próxima jornada o Sporting CP desloca-se a casa dos Leões de Porto Salvo, num jogo marcado para domingo, dia 8, às 14h20.
Anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 7 de janeiro, e a ausência do nome do jogador do Clube de Alvalade foi um dos principais temas de conversa
07 Jan 2026 | 16:45 |
João Matos é o nome que está no centro de todas as discussões após o anúncio da convocatória oficial de Portugal para a fase final do Campeonato da Europa de Futsal. A ausência do icónico capitão e fixo do Sporting causou uma onda de choque, uma vez que o jogador tem sido, durante mais de uma década, a extensão de Jorge Braz dentro de quadra.
O selecionador nacional explicou publicamente as razões por trás desta lista de escolhas difíceis, justificando-as com base no momento atual dos atletas. Segundo o técnico, o facto de João Matos não ter integrado os últimos estágios de preparação pesou na balança, mas deixou uma nota final de reconhecimento: “Há algo que é claro, um respeito brutal para toda esta equipa que não vai e podia ir”.
Com Jorge Braz ao comando, esta é a primeira fase final que João Matos falha. Pela seleção nacional, o fixo já atuou em 213 ocasiões, somando 27 golos marcados e já venceu dois Campeonatos da Europa (2018 e 2022) e um Mundial no ano de 2021.
Outro jogador do Sporting que também ficou de fora dos eleitos de Jorge Braz foi Zicky Té, a contas com uma lesão. Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os atletas leoninos que vão representar Portugal na prova que começa a 21 de janeiro, a disputar-se na Letónia, Lituânia e Eslovénia.
A seleção lusa está inserida no grupo D, juntamente com Itália, Hungria e Polónia e irá disputar a primeira fase em Liubliana, cidade especial onde Portugal venceu o seu primeiro título europeu. No que toca ao Sporting, este segue na segunda posição da Liga Placard, com 39 pontos - menos seis que o Benfica, que é líder.
Lista de jogadores chamados para representar Portugal foi divulgada esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, com alguns destaques em consideração
07 Jan 2026 | 12:26 |
Jorge Braz divulgou, esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, os 14 convocados de Portugal para o Campeonato da Europa. O Selecionador Nacional chamou quatro jogadores do Sporting, deixando algumas figuras bastante importantes do Clube de Alvalade de fora da competição.
Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos e Pauleta são os nomes da turma de Nuno Dias que fazem parte da lista para a prova que se disputa entre 21 de janeiro e 7 de fevereiro na Letónia, Lituânia e Eslovénia. Destaque para as ausências de João Matos e Zicky Té - este último menos chamativo pelos poucos minutos na presente temporada.
De resto, também Erick Mendonça - que foi recentemente associado a um possível regresso ao Sporting -, faz parte da convocatória das quinas, como o único universal escolhido por Jorge Braz para representar Portugal nesta edição do Europeu.
João Matos, capitão dos leões, acaba por ficar de fora das opções - tal como se havia revelado em algumas convocatórias anteriores de preparação -, não deixando de ser uma ausência notória como figura-chave e lenda da Seleção Nacional de futsal.
Confira a lista de convocados:
Guarda-redes: Edu Sousa (Múrcia) e Bernardo Paçó (Sporting)
Fixos: André Coelho (Benfica) e Tomás Paçó (Sporting)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (Benfica)
Universal: Erick Mendonça (Barcelona)
Alas: Tiago Brito (Sp. Braga), Diogo Santos (Sporting), Pauleta (Sporting), Lúcio Rocha (Benfica), Pany Varela (Benfica), Kutchy (Benfica) e Bruno Coelho (Riga)
Pivô: Rúben Góis (Rio Ave)
Recorde este golo de João Matos por Portugal:
Jogador passou também por Corinthians, Inter Movistar, Joinville e Norilsk Nickel, seu último clube e que representava desde 2020
07 Jan 2026 | 11:40 |
O futsal leonino está de luto. O antigo internacional brasileiro Alex Felipe, que representou o Sporting durante as épocas de 2018/2019 e 2019/2020, faleceu aos 32 anos, no aeroporto de Ukhta, na Rússia, após perder os sentidos. O jogador preparava-se para regressar a Moscovo com a comitiva do Norilsk Nickel, clube que representava atualmente.
O Sporting, na terça-feira, divulgou uma nota de condolências na qual manifestou “profundo pesar” pela morte do atleta. “O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pela morte de Alex, ex-futsalista dos Leões, que faleceu de forma repentina aos 32 anos. O ala internacional brasileiro, que atualmente jogava no futsal russo, representou as cores do Sporting durante duas temporadas, em 2018/2019 e 2019/2020"
"Sob a liderança de Nuno Dias, Alex fez parte da equipa Leonina que conquistou a primeira UEFA Futsal Champions League do palmarés e ajudou, também, a vencer duas Taças de Portugal e uma Supertaça”, pode ler-se no comunicado, no qual os leões ainda endereçaram as mais sentidas condolências a familiares e amigos, agradecendo “os anos de esforço e dedicação ao clube”.
O ex-ala do Sporting, além dos títulos que ganhou em Alvalade, também venceu um Campeonato Espanhol e uma Taça de Espanha, ambos na época 2014/2015, ao serviço do Inter Movistar, bem como uma Copa América pelo Brasil em 2017.
Ao longo da sua carreira, Alex também passou por clubes como Corinthians e Joinville construindo um percurso sólido no futsal internacional antes de chegar ao Sporting, onde deixou uma marca duradoura, com 35 golos em 67 jogos.
Exclusivo Leonino - Zicky Té pouco ou nada tem jogado no Sporting, mas há um motivo
27 Dez 2025 | 15:05