Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Gyokeres 'fora' da luta pela Bota de Ouro, mas não é por falta de golos do craque do Sporting

Avançado sueco de 26 anos tem mais golos do que Mohamed Salah, mas critérios prejudicam pupilo de Rui Borges na corrida pelo prémio

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

06 Abr 2025 | 19:32 |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres bisou na visita do Sporting ao Estrela da Amadora (3-0) e subiu à terceira posição da tabela da Bota de Ouro. No entanto, o goleador sueco, que soma 30 golos, dificilmente ganhará o prémio, apesar de ter mais golos do que Mohamed Salah (primeiro classificado com 27).


A explicação é simples: a classificação do galardão é apurada mediante a multiplicação do número de golos que cada jogador marca pelo coeficiente atribuído pela UEFA à liga do país onde atua. Neste sentido, os golos marcados nos designados big-5 (Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha) são multiplicados por 2, enquanto, nos campeonatos dos países classificados entre o 6.º e o 22.º lugares – entre os quais, a primeira liga portuguesa -, o valor desce para 1,5. A partir da 22.ª posição, a multiplicação é feita por 1.


A aplicação desta regra leva a que nem sempre os atletas com mais golos surjam nos primeiros lugares do ranking da Bota de Ouro. E é por isso que, apesar de Gyokeres e Tamm serem os jogadores com mais golos marcados em termos absolutos, os dois primeiros nomes na corrida à Bota de Ouro sejam Mohamed Salah, avançado egípcio do Liverpool, com 27 golos e 54 pontos, e Robert Lewandowski, ponta-de-lança polaco do Barcelona, que totaliza 25 golos e 50 pontos. O pódio é fechado por Harry Kane, atacante inglês do Bayern Munique, com 23 golos e 46 pontos.


Viktor Gyokeres surge na quarta posição, com os já referidos 30 remate certeiros que são transformados em 45 pontos. Em pior posição está Alex Tamm – os seus 32 golos valem-lhe apenas 32 pontos e um modesto 15.º lugar na classificação da Bota de Ouro. Recorde-se que, na temporada passada, o goleador sueco dos leões terminou no 10.º lugar da classificação final da Bota de Ouro, com 29 tentos que se converteram em 43.5 pontos, numa edição do prémio que foi conquistada por Harry Kane.

Apesar dos muitos golos marcados, Gyokeres dicilmente conseguirá arrecadar o prestigiado galardão, repetindo o feito já alcançado por dois ex-históricos do Sporting. Em 1973/74, Hector Yazalde foi o vencedor, numa época em que faturou por 46 ocasiões no campeonato português - um recorde nacional. Já em 2001/02, foi a vez de Mário Jardel conquistar a Bota de Ouro, graças aos 42 tentos que apontou.


Confira alguns dos melhores momentos de Viktor Gyokeres:


Futebol

Exclusivo Leonino – Pilar do Sporting desilude Varandas e pode ter lugar em risco

Estrutura verde e branca ainda está a analisar o recente trabalho realizado para tomar a decisão final, mas perspectivas não são as melhores

Exclusivo Leonino – Varandas avisou Micael Sequeira, treinador da equipa de futebol feminino do Sporting, que pode ter o lugar em risco
Exclusivo Leonino – Varandas avisou Micael Sequeira, treinador da equipa de futebol feminino do Sporting, que pode ter o lugar em risco

05 Nov 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Micael Sequeira pode ter o seu lugar em risco no Sporting, sabe o Leonino. Os recentes resultados da equipa de futebol feminino do Clube de Alvalade têm vindo a desagradar a estrutura de Frederico Varandas, que se encontra a analisar qual a melhor medida a tomar.


Segundo informações de fonte próxima do processo, em declarações ao nosso Jornal, o treinador das leoas tem ainda uma oportunidade para 'reagir' a esta senda mais negativa que vive ao leme da turma do Sporting, mas os responsáveis verdes e brancos não darão grande margem, uma vez que esperam títulos nesta época desportiva.


Para já, o empate para a Taça da Liga (1-1, Rio Ave) e a derrota na Liga BPI (3-2, Torreense) fizeram abanar a confiança da Direção do Sporting em Micael Sequeira, apesar de leões terem confiado no técnico mesmo após a sua equipa não ter garantido a qualificação inédita para a fase de liga da Champions League - descendo à Taça da Europa feminina, onde se encontra nos oitavos de final.


Com a recente derrota - a segunda em 10 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira encontram-se, por esta altura, no segundo lugar do campeonato nacional, com 10 pontos somados. O Benfica é líder (13).

O emblema verde e branco mantém o foco na Liga BPI. O próximo encontro do Sporting está marcado para sábado, dia 8 de novembro, frente ao Braga, às 15h00. O duelo diante da turma orientada por Marwin Bolz jogar-se-á no Estádio Amélia Morais, no Minho.



Futebol

Rui Borges abraçou jogador da Juventus que passou pelo Sporting: "É um miúdo com qualidade"

Treinador do Clube de Alvalade marcou presença na conferência de imprensa, após o empate na quarta jornada da Liga dos Campeões

Rui Borges falou do abraço dado a jogador que passou pelas camadas jovens do Sporting e agora representa a Juventus
Rui Borges falou do abraço dado a jogador que passou pelas camadas jovens do Sporting e agora representa a Juventus

04 Nov 2025 | 23:48 |

Icon Comentário0

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa, após o empate entre Juventus e Sporting (1-1). O técnico destacou primeira parte leonina, identifica dores de crescimento mas, no geral, regressa a casa satisfeito com o empate em Turim. Além do mais, falou do abraço dado a Francisco Conceição, jogador que passou pelas camadas jovens dos leões.


Rui Borges sobre F. Conceição: "É um miúdo, um jogador que é reconhecido pela sua qualidade e pela sua competitividade"


"Ali no momento, olhei e vi alguém que é do nosso país e acabamos por ter um carinho diferente. É um miúdo, um jogador que é reconhecido pela sua qualidade e pela sua competitividade, alguém que respeitamos", disse o treinador, depois de avaliar a exibição do Clube de Alvalade.


"Acho que na primeira parte tivemos as duas coisas. Tivemos a capacidade, inspiração e qualidade em termos de jogo posicional no processo ofensivo. No defensivo, conseguimos anular, às vezes com maior dificuldade, mas jogámos contra uma grande equipa. Na segunda parte, faltou um pouco mais de inspiração para controlar melhor o jogo com bola, mas tivemos o compromisso e a atitude competitiva. O jogo foi difícil, contra um adversário com muita qualidade, num campo difícil. Teve de tudo um pouco. A equipa deu uma grande resposta e se queremos andar entre os melhores temos de ter esta capacidade, humildade e coragem com e sem bola", referiu.

Rui Borges: "Não jogámos contra uma equipa qualquer. É uma grande equipa, em sua casa, perante os seus adeptos"


O treinador falou no poderio europeu da Juventus: "Não jogámos contra uma equipa qualquer. É uma grande equipa, em sua casa, perante os seus adeptos, onde ainda ninguém ganhou esta época. Tivemos muita qualidade na primeira parte. Fizemos o 1-0, o Francisco Trincão acertou depois na barra. Não tivemos tantos remates como costumamos ter no nosso campeonato, mas a exigência é muito maior. Eles tiveram dois remates para duas defesas do Rui Silva na primeira parte. Na segunda, eles tiveram alguma superioridade e nós tivemos alguma posse, mas pouco objetiva".

Rui Borges falou ainda no que não correu tão bem: "Fomos perdendo alguma frescura e notava-se nas tomadas de decisões. Andámos mais vezes em transições e não queríamos andar nesse jogo. Houve mais frescura da Juventus, mas só conseguiram perigo nos últimos minutos. Até aí, estávamos competitivos e a linha defensiva estava muito bem. Jogamos contra grandes equipas e o desafio é sermos constantes na qualidade de jogo durante mais tempo. No nosso campeonato, temos tido essa capacidade, mas aqui a exigência é muito maior", completou.


Futebol

Rui Borges analisa exibição de dupla no Juventus - Sporting: "Estavam a ter alguma dificuldade"

Treinador do emblema verde e branco marcou presença na conferência de imprensa, em Turim, e analisou prestação dos seus jogadores

Na conferência de imprensa, Rui Borges confessou que dupla do Sporting teve "algumas dificuldades" frente à Juventus
Na conferência de imprensa, Rui Borges confessou que dupla do Sporting teve "algumas dificuldades" frente à Juventus

04 Nov 2025 | 23:10 |

Icon Comentário0

No final do empate (1-1) do Sporting em casa dos italianos da Juventus, em duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa e analisou a exibição dos seus jogadores, confessando que Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda tiveram "algumas dificuldades".


R. Borges: "Na segunda parte até melhoraram um bocadinho, mas faltava alguma frescura"


"Na primeira parte ambos estavam a ter alguma dificuldade. Estávamos a deixar rodar e encarar a nossa linha defensiva, o que nos obrigava a correr muito mais. Na segunda parte até melhoraram um bocadinho, mas faltava alguma frescura. Para ser honesto, fiquei tentado a mexer mais cedo pela dificuldade que estávamos a ter nesse espaço, que até era o lado mais forte da Juventus", começou por dizer o técnico.


R. Borges sobre João Simões: "Esteve em dúvida até ao início do jogo"

Relativamente a João Simões, Rui Borges admitiu que o médio não esteve a 100% durante a semana: "Esteve em dúvida até ao início do jogo. Teve um pequeno percalço no treino, mas sentia-se muito bem hoje e fez um belíssimo jogo. Quando saiu, estava no limite do esforço e saiu pelo cansaço".


Sobre o facto de Luis Suárez ter começado no banco em detrimento de Fotis Ioannidis, o treinador explicou que não se tratou de qualquer problema físico: "Foi por opção. Teve, também, um ligeiro desconforto no joelho no jogo passado, mas não era impeditivo", justificou.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges radiante com gesto de titular do Sporting: "Percebo e não estou surpreendido"
Futebol

Rui Borges radiante com gesto de titular do Sporting: "Percebo e não estou surpreendido"

04 Nov 2025 | 22:47

Icon Comentário0
Pote foi eleito o MVP do Juventus - Sporting, mas vai dar prémio a colega: "Empatámos graças a ele"
Futebol

Pote foi eleito o MVP do Juventus - Sporting, mas vai dar prémio a colega: "Empatámos graças a ele"

04 Nov 2025 | 22:27

Icon Comentário0
Sporting empata com a Juventus e segue na luta pelo playoff na Liga dos Campeões (Vídeos)
Futebol

Sporting empata com a Juventus e segue na luta pelo playoff na Liga dos Campeões (Vídeos)

04 Nov 2025 | 22:03

Icon Comentário0