![Rui Silva: O guarda-redes que veio para dar nova segurança ao Sporting faz 31 anos](/storage/media-items/images/2025/01/rui-silva_20250114033328.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Nuno Moreira, jogador do Casa Pia com formação no Sporting que saiu de Alvalade na liderança de Frederico Varandas, foi eleito o melhor jogador do mês de janeiro da Liga Portugal Betclic pelo Sindicato de Jogadores, liderado por Joaquim Evangelista. O jogador do Casa Pia, de 25 anos, obteve 18,02% dos votos, batendo a concorrência do médio do Estoril, João Carvalho, e do camisola 9 dos leões, Viktor Gyokeres, que fechou o pódio.
As boas exibições de Nuno Moreira no primeiro ano de 2025, com destaque para o golo que marcou na 19.ª jornada à equipa do Benfica, na vitória dos Gansos, por 3-1, valeram-lhe não só o prémio já referido como também a cobiça de clubes de maior nomeada, como foi o caso do Braga, que esteve até à última da hora no mercado de transferências de janeiro a tentar a contratação do extremo português, algo que acabou por não acontecer.
Nuno Moreira é uma das principais armas de João Pereira no Casa Pia, numa época que está a ser de sucesso para os casapianos que estão atualmente no sexto lugar da Liga Portugal Betclic, com 30 pontos ao cabo de 20 jornadas. No jogo diante do Benfica, o extremo, para lá do golo, realizou uma excelente exibição.
Como já referido, Nuno Moreira, de 25 anos, está a fazer a sua melhor temporada na carreira no Casa Pia. Ao serviço dos Gansos, o extremo português soma esta temporada 21 encontros onde faturou por nova vezes e realizou cinco assistências. Avaliado em 1,4 milhões de euros, o atleta formado nos leões tem uma cláusula de rescisão de 3.5 milhões de euros,
Ao serviço da equipa principal do Sporting, Nuno Moreira não disputou qualquer jogo, tendo feito 25 pela turma B dos leões e 46 pelos sub-23 dos verdes e brancos. Pelas equipas secundárias do emblema de Alvalade, o extremo portuguêsn apontou 11 golos, não realizando qualquer assistência.
Atleta está de saída do Clube de Alvalade e fez questão de deixar uma mensagem ao universo verde e branco atavés do Instagram
|
Pedro Silva, defesa central que representou as camadas jovens e o conjunto secundário do Sporting, está oficalmente de saída do Clube de Alvalade, e confirmou isso mesmo através das redes sociais. Numa mensagem emocionada, o jovem agradeceu aos verdes e brancos pelos vários anos em Alvalade.
Pedro Silva: "Obrigado, Sporting"
Na hora da despedida, Pedro Silva, atleta de 19 anos, agradeceu ao Clube e aos adeptos por todo o apoio e carinho que demonstraram durante a sua passagem nos verdes e brancos: "Obrigado, Sporting. Até Sempre!", escreveu em jeito de despedida do emblema que o formou para o futebol.
Pedro Silva rumou ao Estrela da Amadora, equipa que alinha no principal escalão do futebol português a Liga Portugal Betclic e onde alinha o defesa direito Diogo Travassos, que está emprestado pela turma leonina aos tricolores, estando a correr de tal forma que os Estrelistas já manifestaram intenção de adquirir o jogador em definitivo, algo que parece complicado de se com«nsumar por não ser essa a vontade da Direção de Frederico Varandas.
No caso de Pedro Silva, apesar de ser um dos bons valores da formação do Sporting, o jovem não teve os minutos que desejava, nomeadamente na equipa orientada por João Pereira. A mudança para o Estrela da Amadora dá-se com a intenção do jogador poder ter espaço para evoluir, primeiro na equipa sub 23 dos Amadorenses e caso seja bem sucedido, fazer companhia a Travassos e ao ex Sporting Miguel Lopes, na equipa principal dos Tricolores.
Esta temporada, com a camisola do Sporting B, Pedro Silva realizou apenas quatro encontros. Nos 315 minutos que disputou, o jovem defesa-central de 19 anos não marcou qualquer golo nem fez qualquer assistência diante do Oliveira do Hospital, Crystal Palace, Académica e Southampton, na Liga 3 na Premier League Internation Cup.
182.º Clássico acontece esta sexta-feira e há craques que passaram por Alvalade que mostraram, ao longo da história, uma aptidão especial em marcar a este rival
|
O Sporting é recebido, esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, pelo Porto, no Estádio do Dragão, e esperam-se muitos golos por parte do conjunto verde e branco. Ao todo, os leões já marcaram 257 golos a este rival, mais cinco do que aqueles que sofreram, e há uma lista (de luxo) de jogadores que demonstraram uma aptidão especial nestes confrontos.
É o caso de Fernando Peyroteo, que ao todo apontou 23 golos ao emblema do Norte. A completarem o pódio estão mais dois emblemáticos que passaram pelo Sporting e que contam, ambos, com 14 tentos certeiros.
Confira, abaixo, a lista dos 10 melhores marcadores do Sporting diante do Porto:
1.º - Fernando Peyroteo: 23 golos em 25 Clássicos
2.º - João Cruz: 14 golos em 22 Clássicos
3.º - Albano: 14 golos em 29 Clássicos
4.º - João Martins: 12 golos em 23 Clássicos
5.º - Manuel Soeiro: 12 golos em 16 Clássicos
6.º - Vasques: 11 golos em 26 Clássicos
7.º - Jesus Correia: 10 golos em 17 Clássicos
8.º - Lourenço: 8 golos em 13 Clássicos
9.º - Adolfo Mourão: 7 golos em 26 Clássicos
10.º - Islam Slimani: 6 golos em 10 Clássicos
Ala internacional dos verdes e brancos tem sido titular indiscutível desde que Rui Borges assumiu o comando técnico dos leões
|
Maxi Araújo, internacional uruguaio, deverá ser o escolhido para alinhar do lado esquerdo da defesa no Estádio do Dragão, frente ao Porto, em jogo que marca o arranque da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O ala vai ser opção ao invés de Matheus Reis, que já se encontra recuperado de lesão.
Após a lesão grave de Nuno Santos frente ao Famalicão, ainda com Ruben Amorim ao comando dos leões, a ala esquerda ficou entregue a Matheus Reis e Maxi Araujo. Com a chegada de Rui Borges que, ao contrário dos seus antecessores, joga com defesa a quatro, o que obriga os alas a terem mais obrigações defensivas.
Numa fase inicial, Maxi Araújo torceu o nariz a esta nova função dada por Rui Borges, mas depressa foi convencido e atualmente sente-se perfeitamente adaptado à nova posição, estando de pedra e cal no xadrez do Sporting. Tal como foi noticiado anteriormente, ao início Maxi torceu o nariz a esta nova função dada por Rui Borges, mas depressa foi convencido e atualmente sente-se perfeitamente adaptado à nova posição, estando de pedra e cal no xandrez do leões.
Esta época, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 14 milhões de euros - disputou 31 jogos. No total, o canhoto alinhou durante 1.792 minutos, tendo feito dois golos - Estrela da Amadora e Manchester City - e apontando ainda outras tantas assistências, estando a realizar uma boa época.
Relembrar que, à entrada para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting é líder do campeonato, com 50 pontos somados em 20 jogos (16 vitórias, dois empates e duas derrotas). Atrás dos leões está o Benfica, com 44 pontos, e logo depois o Porto, com 42 pontos conquistados até ao momento.