
Futebol
Ataques a Rui Borges revoltam ex ala do Sporting: "Lage andou numa garagem a gritar e depois passou"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Fatawu vai mesmo assinar em definitivo pelo Leicester City. O emblema do Championship ficou obrigado a ativar a cláusula de opção de compra do jogador, por 17 milhões de euros, em caso de subida de divisão, que se concretizou. No entanto, a imprensa ganesa revela que os leões já têm na mira um sucessor para o extremo: Aziz Issah.
Segundo o World Sport Ghana, o Sporting está atento à evolução do jovem médio ofensivo de 18 anos, que joga no Dreams e já terá iniciado contactos pelo jogador. Issah mostrou o seu talento ao conduzir a sua equipa às meias-finais da Taça da Confederações Africanas, com quatro golos e duas assistências. Al Ahly e Zamalek (Egito) também estão atentos ao jogador.
Recorde-se que Fatawu teve um papel muito importante na caminhada triunfante do Leicester na presente temporada. No jogo do título, disputado na noite da passada segunda-feira, o camisola 18 deixou a sua marca na partida, depois de ter assistido para o tento de Kasey McAteer (o terceiro da partida) que fechou as contas do resultado (3-0) da turma de Enzo Maresca frente ao Preston North End.
Recorde-se que em 2022/23, Abdul Fatawu – avaliado em 7 milhões de euros – realizou 26 jogos entre a equipa principal, o conjunto secundário e os juniores do Sporting. Ao todo, o extremo marcou cinco golos e fez uma assistência, mas nunca foi, de facto, aposta de Rúben Amorim, sendo cedido ao conjunto que se sagrou campeão inglês, na temporada 2015/16.
Esta temporada, explodiu sob comando de Enzo Maresca. O treinador italiano conseguiu tirar partido do jogador, que, em 42 partidas disputadas (2.917 minutos), conseguiu marcar sete golos e fazer 13 assistências, ambos máximo de carreira.
Confira aqui os melhores momentos de Fatawu:
Emblema merengue anunciou chegada de futebolista que jogava na Premier League e descansa massa associativa verde e branca
|
O Real Madrid oficializou, na manhã deste sábado, dia 17 de maio, a contratação de Dean Huijsen, defesa central espanhol, contratado pelo Bournemouth à Juventus no último verão, e dá assim uma boa notícia a Frederico Varandas e aos adeptos do Sporting.
De recordar que o emblema liderado por Florentino Pérez tinha Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande - que continua na mira de vários emblemas - e Zeno Debast numa lista de potenciais alvos a contratar para a próxima temporada. A contratação de Dean Huijsen afasta assim a possibilidade de os merengues avançarem por um dos centrais leoninos.
"O Real Madrid e o Bournemouth chegaram a um acordo para a transferência do jogador Dean Huijsen, que assinou contrato com o nosso clube pelas próximas cinco temporadas desportivas, de 1º de junho de 2025 até 30 de junho de 2030", refere o emblema espanhol.
Titular indiscutível na turma de Andoni Iraola, o defesa de 20 anos acumulou 34 jogos, três golos e uma assistência em Inglaterra, despertando a cobiça de vários “tubarões”, entre os quais Liverpool. De acordo com a imprensa internacional, os merengues vão pagar a cláusula de Huijsen, a rondar os 59 milhões de euros.
Formado entre Málaga e Juventus, despontou na Roma e foi contratado pelo Bournemouth a troco de 15,20 milhões. Por isso, o emblema inglês – 10.º na Premier League – prepara-se para encher os cofres com a mudança. Internacional por Espanha, era público o interesse de Dean Huijsen em rumar à elite da liga do país vizinho.
Veja a publicação do Real Madrid:
Atacante do Clube de Alvalade que já marcou por 38 vezes na atual edição da Liga portuguesa, tem dois jogadores à perna na luta pelo galardão
|
Kylian Mbappé chegou aos 28 golos na Liga espanhola pelo Real Madrid, tantos quantos tem Mohamed Salah (Liverpool) na Premier League. A dupla soma 56 pontos na corrida pela Bota de Ouro, menos um do que o líder, Viktor Gyokeres, avançado do Sporting que já marcou por 38 vezes na atual edição da Liga portuguesa. O extremo egípcio está confiante de que irá ultrapassar o sueco.
"Acho que vou quebrá-lo"
"É importante para mim, porque abrandámos, desde que conquistámos o campeonato. Na semana passada, o Lucho [Luis Díaz] desperdiçou uma oportunidade e eu pensei 'Oh, por favor, o que mais posso fazer?'. Adoraria quebrá-lo, e acho que vou quebrá-lo", disse, à Sky Sports.
De momento, o 'camisola 9' dos leões continua na liderança, com 57 pontos, seguido do egípcio, em igualdade com Kylian Mbappé (56), mas a situação em nada é favorável a Gyokeres, uma vez que cada golo nas principais ligas é multiplicado por 2x e a Liga Portugal Betclic vale apenas 1.5x.
Para piorar a situação, o Sporting tem apenas mais um jogo no campeonato nacional, diante do Vitória de Guimarães - que deverá marcar a despedida de Gyokeres de Alvalade. Salah vai ainda disputar duas partidas, frente a Brighton e Crystal Palace, enquanto Mbappé joga com Sevilha e Real Sociedad.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
Guarda-redes uruguaio de 25 anos acredita no título do emblema verde e branco e recorda momentos de balneários vividos com estrela portuguesa
|
Franco Israel perdeu a titularidade no Sporting após a chegada de Rui Silva, mas mantém-se sereno e determinado na reta final da temporada. Em declarações à rádio Sport890, o guarda-redes uruguaio abordou a concorrência com o internacional português e falou da convivência com Cristiano Ronaldo na Juventus, a quem tece inúmeros elogios.
Começar por admitir, à rádio 'Sport890' que o capitão da Seleção nacional é "um monstro". Relembrar que, na Juventus, Cristiano Ronaldo marcou 101 golos e fez 19 assistências em 134 jogos oficiais pela Vecchia Signora, onde conquistou dois campeonatos italianos, uma Taça de Itália e duas Supertaças. Foi melhor marcador da Seria A por uma vez, três vezes jogador da época e duas vezes jogador do ano em solo italiano.
"É impressionante"
Franco Israel contou mais sobre como é partilhar o relvado com o português: "É impressionante. Não era fanático, mas desde miúdo sempre gostei muito dele", explicou o guardião uruguaio do Sporting, que explicou, depois, como é Cristiano Ronaldo fora do campo.
"Conhecê-lo e partilhar o dia a dia com ele... É diferente do que mostra em campo. Ele era como se fosse mais um, não era como se fosse o Cristiano e os outros", atirou, destacando, então, o caráter do astro português que joga no sauditas do Al Nassr.
"A presença que ele tem - a aura, como se diz agora - é impressionante, não senti isso com mais ninguém no futebol", rematou Franco Israel, para terminar o seu comentário acerca da experiência de conviver com Cristiano Ronaldo antes de ter rumado ao Sporting.