
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão foi o protagonista da noite em Alvalade, no passado domingo, ao sair do banco para marcar dois golos decisivos e garantir a presença de Portugal na Final Four da Liga das Nações. O seu desempenho arrebatador levou a imprensa internacional a destacá-lo como uma das figuras emergentes do futebol europeu.
"Diante dos apelos da Premier League, o Sporting esfrega as mãos... Trincão é um jogador atraente. Faltava-lhe uma grande noite com a sua seleção, e agora ela chegou. Herói nacional. O seu desempenho confirmou a temporada excecional", escreveram os espanhóis.
"Francisco Trincão saiu do banco para marcar duas vezes. Assumiu o controlo, ao marcar aos 86 minutos para fazer o 3-3 no agregado da eliminatória e forçar o prolongamento antes de fazer o bis aos 91 minutos do jogo", destaca o conceituado diário britânico.
"O ex-Barça evitou o desastre português com dois golos para forçar o prolongamento e vencer a eliminatória. Um golaço para um jogador mais acostumado a dar assistências do que a marcar, e em quem Roberto confiou apenas em três jogos", reforça o jornal do país vizinho, apontando a falta de oportunidades do craque do Sporting na seleção.
"O impacto de Trincão foi total na noite de domingo, em Alvalade. O seu jardim. Decorriam 81 minutos de jogo quando Martínez decidiu lançá-lo. E, apenas cinco minutos depois, o número 20 seria visto a celebrar. Veio em socorro do seu país", lê-se na imprensa espanhola, que não esquece o desempenho do extremo pelo Sporting.
Com este rendimento impressionante, Trincão volta a colocar o seu nome no radar de clubes como o Manchester United, Newcastle e Arsenal, que já têm observado o jogador leonino. O futuro atacante canhoto pode passar por Inglaterra, onde o seu talento já começa a fazer eco nos principais emblemas no futebol europeu. Apesar dos olhos atentos dos tubarões europeus, Francisco Trincão demonstra algum interesse em ficar no Sporting.
Leões visitam terreno dos tricolores no próximo sábado, dia 29 de março, com a partida da 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic agendada para as 18h00
|
O apoio dos adeptos do Sporting continua em grande nível e prova disso foi a rápida venda de todos os bilhetes disponíveis para o duelo com o Estrela da Amadora, a contar para a 27.ª jornada do campeonato nacional. O jogo está marcado para as 18h00 de sábado, dia 29 de março, no Estádio José Gomes, na Reboleira.
O Cube de Alvalade anunciou esta segunda-feira que os ingressos destinados aos seus adeptos esgotaram, com o preço unitário de 15 euros. No entanto, a procura não parou por aqui, e há ainda muitos sportinguistas a tentar garantir um lugar em outras zonas do estádio, mostrando verdadeiro apoio à equipa de Rui Borges.
Com o regresso da Liga Portugal Betclic após a pausa para seleções, o Sporting procura manter a boa forma e somar mais três pontos numa fase decisiva da temporada. Os leões vêm de uma série positiva e querem continuar na luta pela conquista do bicampeonato.
Do outro lado estará um Estrela da Amadora, determinado a contrariar o favoritismo leonino. A equipa da Reboleira, que se encontra na 15.ª posição com 23 pontos, luta para não ficar nos lugares de despromoção da tabela classificativa da prova.
Para já, a previsão do adversário de Cristiano Ronaldo segue em aberto, com o Sporting em primeiro lugar no campeonato nacional - veja AQUI a classificação detalhada. Os leões somam 62 pontos, mais três do que o Benfica (59), que tem menos um jogo. O Porto fecha as contas do pódio, com 53, em igualdade com o Braga.
Atualmente no papel de técnico principal, treinador também passou pelo Braga, onde trabalhou com o 'camisola 17' dos verdes e brancos
|
Francisco Trincão é um dos assuntos do momento. Depois do brilharete diante da Dinamarca, o extremo do Sporting é apontado a uma possível mudança para a Premier League e Rui Santos, antigo preparador físico dos leões e coordenador da formação do Braga, destaca o crescimento do 'camisola 17', e aprova uma transferência para... o Manchester United.
"O segredo do Trincão para esta regularidade prende-se com a quantidade de jogos e minutos que vai tendo nas pernas e na cabeça. Um jogador forma-se assim. O trabalho mental que o Trincão tem vindo a fazer tornou-o mais completo. Não só na participação no processo ofensivo, mas também no defensivo", disse, ao Notícias ao Minuto.
"O talento dele já se vem denotando ao longo do tempo. Tem aquele refinamento técnico e na grande área teve discernimento, lucidez e a rapidez de perceber que um gesto técnico poderia valer um golo no meio de tantas pernas", atirou, voltando a realçar a solidariedade com a equipa: "Além da sua qualidade técnica, o que eu tenho vindo a notar é o seu compromisso defensivo. Tem atitude mental de nunca virar a cara à luta. Poderia ser um atleta que chegasse ao Barcelona e ficasse acomodado, mas ele é um miúdo que nunca vira a cara à luta e um verdadeiro guerreiro. Quem trabalha desta forma, aliada à capacidade técnica, tem tudo para dar certo como ele deu no domingo ao serviço da seleção".
Para Rui Santos, Ruben Amorim foi fundamental neste processo, uma vez que "numa altura de mais críticas para Francisco Trincão, o treinador nunca deixou de acreditar nele. Sempre o apoiou. Muitas vezes são estes trabalhos invisíveis que temos de fazer e de confiança total num jogador", afirmou. "Neste caso, Ruben Amorim foi um dos pilares para o sucesso de Trincão. No passado, muita gente tinha dúvidas e agora todos têm certezas. Não é por acaso que agora se fala na renovação e em ser um dos capitães do Sporting", garantiu.
Num momento em que o extremo é desejado em Inglaterra, o ex Sporting crê que "um atleta, quando vai abraçar novos projetos, não pode colocar de lado a parte financeira, mas também tem de pensar no passo a dar. No Sporting está a ter uma rentabilidade fabulosa, mas aqui está tudo alinhado porque, além da parte financeira, temos uma parte muito importante: trabalhar com alguém que acreditou nele quando todos duvidaram". Para terminar, Rui Santos aprova uma possível mudança para os red devils: "Manchester United, Premier League... Juntava-se o Teatro dos Sonhos com a equipa técnica que sempre acreditou nele".
Rui Jorge utilizou dois jogadores dos leões na preparação dos sub-21 da armada lusa para o Campeonato da Europa, que se realiza no próximo mês de junho
|
Eduardo Quaresma e João Muniz foram titulares na partida da passada segunda-feira, dia 24 de março, pelos sub-21 de Portugal, treinados por Rui Jorge. A armada lusa acabou derrotada, por 4-2, com a dupla do Sporting a ser escolhida de início pelo técnico que passou por Alvalade enquanto jogador.
A partida começou muito mal para os comandados do antigo lateral-esquerdo do Sporting, visto que aos 10 minutos a equipa das quinas já perdia por 2-0. Portugal conseguiu ainda reagir no primeiro tempo, numa jogada em que Mateus Fernandes, formado em Alcochete, teve grande influência.
Ao intervalo, Eduardo Quaresma, que foi chamado à última da hora devido a alterações na convocatória, acabou por ser substituído com algumas queixas físicas. Os segundos 45 minutos nem começaram mal para a armada lusa, mas, aos 76', os britânicos aumentaram a contagem para 3-1.
Portugal ainda reduziu para 3-2, por intermédio de Carlos Borges, porém viria a sofrer já no período de descontos. Nota que estes dois últimos tentos britânicos foram sofridos por Diogo Pinto, que rendeu João Carvalho ao minuto 62'.
A seleção de sub-21 de Portugal já está com setas apontadas para o Campeonato da Europa, que arranca já no próximo dia 11 de junho, na Eslováquia. A convocatória terá algumas baixas, como é o caso de Dário Essugo, devido à participação dos jogadores no Mundial de Clubes, que se realiza na mesma altura.