![Viktor Gyokeres faz história e iguala lenda do Clube no RB Leipzig - Sporting](/storage/media-items/images/2025/01/viktor-gyokeres_20250123070017.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim pode tornar-se no segundo treinador com mais vitórias no Sporting. Para que tal aconteça, o Clube de Alvalade tem de vencer o Olivais e Moscavide na terceira ronda da Taça de Portugal. Caso vença, o técnico verde e branco ultrapassa Paulo Bento na lista dos mais vitoriosos ao comando dos leões e pode ainda atingir os 100 triunfos nesta posição frente ao eterno rival Benfica, no que toca à Liga.
Vamos a números: o míster de 38 anos apresenta neste momento 116 vitórias, 26 empates e 27 derrotas, em 169 partidas, o que significa que tem 68,64% de triunfos ao serviço dos verdes e brancos. Amorim conquistou quatro títulos, incluindo o campeonato na temporada de 2020/21.
O antigo jogador das águias até pode somar a centésima vitória na liga, como treinador, em pleno Estádio da Luz. Para que essa possibilidade se torne verdadeira, Rúben Amorim precisa de vencer as próximas três partidas. Os oponentes são o Boavista, o Estrela da Amadora e a equipa de Roger Schmidt.
À frente do atual míster, encontra-se Paulo Bento (2006-09), tendo vencido 60,31% das partidas que disputou. Ao todo, esteve no comando técnico em 194 jogos, onde lidou a equipa até 117 triunfos, 41 empates e 35 derrotas. No total, conquistou quatro troféus.
No topo da tabela, com larga vantagem para os restantes candidatos, está o húngaro Joseph Szabo, que treinou os leões entre 1935-44 e 1953-55. São 236 jogos em que o ícone do Sporting se superiorizou aos adversários, nuns impressionantes 327 encontros. Com uma percentagem triunfante de 72,20%, conquistou 13 títulos.
Leões já tiveram a qualificação bem encaminhada, mas os últimos jogos complicaram as contas verde e brancas, que já precisam de calculadora
|
O Sporting jogou, na passada quarta feira, dia 22 de janeiro, o desafio referente à sétima jornada de Liga dos Campeões, frente ao Leipzig. Os leões, que se tinham deslocado à Alemanha, voltaram a Alvalade derrotados, por 2-1, e com as contas do apuramento mais complicadas.
Relembrar que os leões foram, a certa altura da competição, uma das melhores equipas desta fase inicial da prova. Feitos os primeiros quatro jogos, o Sporting somava 10 pontos e ocupava os lugares cimeiros da tabela com três vitórias e uma empate. Mas depois desse quarto jogo - a vitória em Alvalade por 4-1 frente ao Manchester City - os leões somaram três derrotas consecutivas. Isto deixa os verde e brancos com os mesmos 10 pontos, agora em sete jogos, e muito perto da zona de eliminação.
No entanto, nem tudo é mau: 'basta' à equipa comandada por Rui Borges um empate na última jornada da prova, em casa, frente ao Bolonha, para garantir presença nos playoffs de apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões - uma vitória garante, também, o apuramento, e ainda melhor classificação.
Mas mesmo que acabe por perder nesta última jornada, o apuramento continua a ser possível, ainda que fiquei dependendo de outros resultados. Nesse cenários, o Sporting ficaria a torcer pelo PSG, no jogo contra o Estugarda; pelo AC Milan (agora comandado por Sérgio Conceição), no jogo contra o Dínamo Zagreb; e pelo Club Brugge, no jogo contra o Manchester City - sendo que apenas num dos jogos poderia haver um resultado desfavorável aos verdes e brancos.
Destacar que o próximo jogo do Sporting na Liga dos Campeões está marcado para o Estádio de Alvalade, na próxima quarta feira, dia 29 de janeiro. Os leões vão defrontar os italianos do Bolonha que, com sete pontos somados, também mantém chances - ainda que muito pequenas - de passar à próxima fase.
Clube verde e branco foi derrotado pelo Leipzig em jogo a contar para a Champions e parece não conseguir quebrar enguiço que dura há muito
|
O Sporting defrontou na passada quarta feira, dia 23 de janeiro, a equipa do RB Leipzig, na Alemanha, em jogo a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões. O conjunto verde e branco saiu derrotado da partida na Red Bull Arena, complicou as suas contas na Liga dos Campeões, e prolongou a série negativa em solo germânico.
Foi, no total, em toda a história do Sporting, o 16º. jogo oficial que os leões disputaram na Alemanha. Nessas 16 partidas, os leões só venceram... por uma vez. A vitória solitária do Clube de Alvalade em terras alemãs veio recentemente, em 2022, no triunfo por 3-0 frente ao Eintracht Frankfurt, em jogo a contar para a Liga dos Campeões.
De resto, há ainda a assinalar um empate, conseguido pelo Sporting frente ao Bayern de Munique. Esta partida entre verdes e brancos e a equipa da Bavaria decorreu a 31 de outubro de 2006, para a Champions League, e terminou com empate a zero entre as duas equipas.
Tirando estas duas instâncias, a equipa dos leões perdeu sempre que visitou a Alemanha. São, as todo, 14 derrotas em 16 jogos no estrangeiro para o Clube de Alvalade. Entre as equipas que derrotaram o Sporting, destacam-se o Bayer Leverkusen e o Borussia Dortmund, como as equipas que mais vezes derrotaram os verdes e brancos (três e duas, respetivamente). São, a par do Bayern Munique, os únicos emblemas alemães que os leões defrontaram mais do que uma vez fora de portas (o clube da Bavaria venceu uma vez e empatou outra).
Tendo em conta que o último jogo do Sporting nesta primeira fase da Liga dos Campeões é frente ao Bolonha, em Alvalade, a única maneira dos leões melhorarem este registo seria na eventualidade de se qualificarem para o playoff de apuramento à próxima fase, e apanharem, no sorteio, uma equipa alemã - pelo menos para o fazerem já esta temporada. Mas primeiro, a qualificação.
Treinador dos leões estreou-se na prova milionária com derrota e quebrou duas séries que tinha no Clube de Alvalade e nas competições europeias
|
O Sporting jogou, na passada quarta feira, dia 22 de janeiro, a partida da sétima jornada da Liga dos Campeões, frente ao Leipzig, na Alemanha. Os leões saíram de campo derrotados, por 2-1, num jogo que marcou a estreia do treinador principal verde e branco, Rui Borges, em jogos da prova milionária.
O treinador tinha-se juntado aos leões a 26 de dezembro de 2024, e ao sexto jogo, realizou o primeiro desafio na Liga dos Campeões. A estreia terminou, no entanto, com derrota para o técnico principal verde e branco.
Essa vitória do Leipzig sobre o Sporting marcou, então, duas 'primeiras vezes' para Rui Borges, comandante verde e branco. Em primeiro lugar, na passada quarta feira, na Alemanha, o treinador português perdeu, pela primeira vez, um jogo nos 90 minutos - tal ainda não tinha acontecido desde que chegou aos leões, com a única derrota a chegar depois da discussão das grandes penalidades.
Em segundo lugar, foi também a primeira derrota do treinador português nas competições europeias. Foi ao décimo terceiro jogo, entre Vitória de Guimarães e Sporting, que o técnico perdeu pela primeira vez. Tinha, até ao momento, um registo de 10 vitórias e dois empates em 12 partidas disputadas, ainda que todas elas tivessem sido na Liga Conferência.
O treinador do Sporting, e a equipa verde e branca, têm a primeira hipótese de reação à derrota na Alemanha já no próximo sábado, no desafio frente ao Nacional da Madeira, em Alvalade, a contar para a 19ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Terminam a primeira fase da Liga dos Campeões dia 29 de janeiro, em casa, frente aos italianos do Bolonha.