
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Em momentos cruciais tanto para o campeonato quanto para a Taça de Portugal, o Sporting enfrenta também o desafio de planear o seu futuro defensivo devido ao interesse de grandes clubes europeus em Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande. A direção do Clube de Alvalade já se encontra em alerta, antecipando a possibilidade de perder ambos os jogadores e, com isso, já antecipa a contratação de substitutos à altura, prevendo uma receita que pode ultrapassar os 100 milhões de euros.
Gonçalo Inácio, promovido por Rúben Amorim na temporada 2020/2021, rapidamente se firmou como uma peça chave na defesa do Sporting, conquistando também um lugar na Seleção Nacional. As suas exibições em campo atraíram a atenção de importantes clubes europeus, reforçando a posição do Sporting de potencialmente negociá-lo por um valor que ronde sua cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, com a possibilidade de incluir variáveis que elevariam o negócio.
Entre os interessados em Inácio, destacam-se clubes da Premier League como Liverpool, Newcastle e Manchester United, além de um forte interesse do Real Madrid, que considera um plano de pagamento dividido para facilitar a transferência.
Além de Inácio, o Sporting também se prepara para a eventual saída de Diomande, jovem talento que se juntou ao clube proveniente do Midtjylland. A sua contratação, inicialmente por 7,5 milhões de euros, pode vir a custar até 12,5 milhões, dependendo de metas de desempenho. Contudo, a partida de Diomande pode não implicar o pagamento total desses valores adicionais, dada a expectativa de uma transferência milionária.
A cláusula de rescisão de Diomande é fixada em 80 milhões de euros, alinhando-o com outros jogadores chave do plantel do Sporting em termos de valor de mercado. No entanto, o processo de renovação de contrato do jogador está atualmente em pausa, com o clube aguardando a janela de transferências de verão para definir os próximos passos, uma vez que ambos Diomande e Inácio podem estar de saída.
Presidente dos leões estará a preparar estratégia especial para o dérbi entre leões e águias, que se disputa no primeiro fim de semana de agosto
|
Luís Miguel Henrique crê que Frederico Varandas está a tentar segurar Viktor Gyokeres até ao Sporting - Benfica da Supertaça. O advogado de Jorge Jesus levantou a hipótese de o sueco - que comentou uma eventual saída - continuar em Alvalade pelo menos até ao primeiro fim de semana de agosto, garantindo ainda que o vencedor do primeiro troféu da temporada poderá ditar "hegemonia" em Portugal.
Luís Miguel Henrique: "Varandas fará tudo para ganhar, inclusive atrasar venda de Gyokeres"
"Na verdade, não me parece coincidência que (Viktor) Gyokeres, (Geny) Catamo e (Eduardo) Quaresma, tenham sido dispensados dos seus compromissos com as seleções nacionais e tenham entrado imediatamente de férias", apontou Luís Miguel Henrique, ao jornal Record.
Para o comentador, "Varandas percebeu claramente a importância do que estará em jogo nessa próxima Supertaça e tudo fará para a ganhar (incluindo atrasar o mais possível uma eventual venda Gyokeres para após 4 de agosto e poder ainda contar com o jogador e ter equipa na máxima força?) e assim provar, não só ao seu rival como a todo o país, que o Sporting é a equipa mais forte, independentemente de erros de arbitragem".
Luís Miguel Henrique: "Sporting - Benfica será um jogo que colocará em causa a hegemonia"
"Reduzir a Supertaça à simples disputa de um troféu será um exercício intelectualmente preguiçoso, pois será um jogo que colocará em disputa a hegemonia, o poder, a influência e a eventual estabilidade institucional no futebol português", admitiu, antevendo um grande embate entre Sporting e Benfica.
Para terminar, Luís Miguel Henrique revela a importância de uma vitória para ambas as equipas, principalmente com o campeonato para disputar e os encarnados em época de possíveis mudanças na presidência: "Acredito que quem vencer, ganhará mais do que um título. Ganhará tração e embalo para o que se seguirá… e entre eleições e centralização, muito virá a caminho".
Avançado do Rio Ave está na lista de alvos do Clube de Alvalade, mas treinador que passou pelos verdes e brancos tem outros planos em mente
|
Pedro Martins, antigo jogador do Sporting, quer levar Clayton para o Al Gharafa. Os leões têm o avançado do Rio Ave bem referenciado para a próxima temporada, mas, face à situação financeira do emblema do Qatar, poderá ser difícil conseguir fechar o brasileiro.
Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, os qataris vão formalizar a oferta brevemente, mas o preço exigido pela SAD dos vilacondenses ronda os 15 milhões de euros, algo que não será problema face à realidade vivida no campeonato em questão.
A mesma fonte recorda que, além do Al Gharafa, Zenit e Torino estão interessados, sendo que os italianos foram, para já, o único clube, incluindo Sporting, Benfica e Porto, que terá apresentado uma proposta concreta junto da direção do Rio Ave, mas o valor não agradou.
Clayton: "Fico feliz por ser cobiçado"
Em entrevista recente, Clayton foi abordado sobre o facto de estar associado a vários clubes e não escondeu: “Sou muito grato pelo que tenho no Rio Ave. Trabalho o ano inteiro para conseguir objetivos. Quando conseguimos isso é natural os clubes maiores cobiçarem-nos. Fico feliz por isso”.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Jogador dos verdes e brancos já tem planos em mente, mas apresenta alguma indecisão entre as opções que estão em equação
|
Um dos grandes destaques da época do Sporting foi Zeno Debast, que se estreou com a Listada verde e branca. O internacional belga fez uma temporada de alto nível, que promete eternizar com uma tatuagem do golo na Liga dos Campeões, diante do Lille, ou de um dos títulos conquistados.
Zeno Debast: "Vou fazer uma tatuagem da época do Sporting"
"Com certeza que sim. Já tenho algumas ideias em mente [risos]. Talvez algo relacionado com o meu golo na Liga dos Campeões contra o Lille, a data, ou algo assim. Além disso, talvez algumas palavras em português ou um troféu. Mas só será depois do verão. Ainda preciso pensar um pouco", disse, ao HLN.
O golo diante dos franceses foi o primeiro de toda a carreira profissional de Zeno Debast, que se mostrou muito emocionado após marcar. Em Alvalade, o belga viria a fazer o gosto ao pé por mais uma ocasião - na Taça de Portugal, frente ao Gil Vicente.
No mesmo momento, o 'camisola 6' do Sporting revelou que ainda mantém contacto com Ruben Amorim e que o antigo treinador dos verdes e brancos deixou uma mensagem especial, após os leões terem conseguido conquistar o Bicampeonato Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 30 milhões de euros – fez 48 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.306 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.