Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Ruben Amorim deixou o Sporting dia 11 de novembro, pelo que nesta segunda feira se inicia nova era em Alvalade, com a chegada do novo treinador João Pereira aos comandos do Clube. Sabe-se já que Amorim leva consigo uma parte da equipa técnica - Carlos Fernandes, Adélio Cândido, Emanuel Ferro, Jorge Vital e Paulo Barreira – deixando alguns para o processo de transição - Gonçalo Álvaro, preparador físico, e Tiago Ferreira, um dos treinadores de guarda-redes são exemplos.
Resta, então, saber os elementos que vão compor o restante da equipa técnica do novo treinador do Sporting. Tiago Teixeira será o número 2, e vai ser figura de destaque no início da caminhada do novo técnico: isto porque o ex-jogador ainda não tem o diploma do nível 3 da UEFA (deverá acontecer em dezembro), pelo que será o português a fazer as comunicações pelo Clube, e oficialmente o treinador principal do Sporting até João Pereira o poder fazer.
A carreira do treinador adjunto de 42 anos é marcada por um grande salto em 2012. Antes disso, começou a carreira no UF Comércio e Indústria, antes de ser observador no Vitória de Setúbal. Foi aí que deu um passo grande no futebol e se mudou para o Barcelona.
Desde 2012/2013 foi scout do Barcelona, colosso do futebol mundial, numa altura em que a equipa ainda era treinada por Pep Guardiola, e que o diretor desportivo era Andoni Zubizarreta. Esteve duas épocas em Espanha, onde desenvolveu os seus conhecimentos, antes de rumar de novo a Portugal.
De volta a território nacional, começou o percurso de treinador adjunto. Esteve no Marítimo B, Olhanense, Belenenses, B SAD e Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos. Daí foi para o Vitória de Setúbal ser coordenador de scouting em 19/20, imediatamente antes de seguir em direção ao Sporting, onde se juntou a João Pereira, ligação que ainda não foi quebrada desde então.