Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

João Caiado Guerreiro dá os parabéns ao Sporting e deixa palavras para João Pereira e Rui Borges

Na sua rubrica de opinião quinzenal, o advogado de profissão felicitou o Clube de Alvalade pela conquista do bicampeonato e Taça de Portugal

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

04 Jun 2025 | 19:19 |

Icon Comentário0

João Caiado Guerreiro assinou a sua habitual rubrica quinzenal, Direito ao Golo. Já habituado a falar dos assuntos do Clube de Alvalade, o advogado de profissão felicitou o Sporting pelas conquistas desta temporada, aproveitando também para se dirigir a João Pereira e Rui Borges.


Caiado Guerreiro: "Rui Borges? Pegou na equipa quando esta parecia resvalar para o abismo"


A primeira palavra da rubrica do jornal A Bola é a de parabéns ao Sporting: ”Penso que foi um digno vencedor de ambas as competições depois de tudo o que a equipa passou durante o ano: saída de Amorim, pesadelo com João Pereira, lesões infindáveis. Houve uma altura na época em que jogou sem sete titulares. Ou seja, foi imparável e depois tremeu, ficou para trás, mas lutou, voltou a crescer e ganhou. Parabéns, por tudo isto, aos jogadores e ao staff.”


De seguida, Caiado Guerreiro dirigiu a sua palavra para Rui Borges: ”Permita-me, caro leitor, falar de Rui Borges: contratado a meio da época, o treinador de Mirandela pegou na equipa quando esta parecia resvalar para o abismo e, com toda a calma, fez a equipa voltar a acreditar. Disse um dia, e bem: «Quando não houver inspiração que não nos falte atitude.» E os rivais hesitaram, cometeram erros e perderam. Sim, caro leitor, penso que foi sobretudo uma questão de atitude e união. Rui Borges mereceu”.

Caiado Guerreiro: "João Pereira? Entrou e saiu da mesma forma, com dignidade"


“Deixo ainda uma palavra para João Pereira, que foi apanhado por uma tempestade perfeita, mas que entrou e saiu da mesma forma, com dignidade. E claro, Ruben Amorim, que com grande mérito construiu a equipa que depois deixou intempestivamente”, fazendo assim referência a todos os treinadores que marcaram a temporada 2024/25 do Sporting.

Apesar de fazer menção a Hjulmand, Rui Silva e Trincão, o maior destaque nos jogadores leonino é óbvio:” Como não falar de Gyokeres, que marcou 54 golos e fez 13 assistências nesta época. Incansável, motivado, forte, com técnica e sempre voraz na hora de colocar a bola nas redes. É, certamente, o melhor jogador de futebol a jogar em Portugal”.


Futebol

Revelado árbitro para AVS - Sporting e 'surpresa' nas nomeações

Verdes e brancos voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de abril, em partida válida para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Pedro Ramalho foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e AVS SAD, no próximo domingo, dia 26 de abril
Pedro Ramalho foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e AVS SAD, no próximo domingo, dia 26 de abril

23 Abr 2026 | 13:39 |

Icon Comentário0

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, na última quarta-feira, dia 23 de abril, a equipa de arbitragem nomeada para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Pedro Ramalho foi o escolhido para apitar o encontro entre Sporting e AVS SAD.


O juiz da Associação de Futebol de Évora foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Hugo Coimbra e Diogo Pereira como assistentes. Já o quatro juiz será Bruno Vieira, enquanto que o VAR contará com o contributo de João Casegas. Marco Vieira será o AVAR.


Esta é apenas a segunda vez em toda a sua carreira que Pedro Ramalho irá apitar uma partida do Sporting. A primeira foi na temporada 2024/25, na goleada dos verdes e brancos diante do Amarante (6-0), em partida válida para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.


Ainda no que às recentes nomeações diz respeito, vale ressalvar que João Pinheiro, que apitou o dérbi entre Sporting e Benfica na última ronda, vai dirigir o encontro entre Lusitânia de Lourosa e Paços de Ferreira, a contar para a Liga 2.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de abril, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á na Vila das Aves, às 20h30.



Futebol

Só falta o adversário! Sporting já conhece a data para a final da Taça de Portugal

Verdes e brancos bateram o Porto por apenas um golo no total das duas mãos e estarão no jogo de todas as decisões da prova rainha

Final da Taça de Portugal será disputa a 24 de maio, domingo, no Jamor. Sporting aguarda apenas por saber quem vai defrontar: Fafe ou Torreense
Final da Taça de Portugal será disputa a 24 de maio, domingo, no Jamor. Sporting aguarda apenas por saber quem vai defrontar: Fafe ou Torreense

23 Abr 2026 | 13:08 |

Icon Comentário0

O Sporting é o primeiro finalista da Taça de Portugal 2025/26, cuja decisão está marcada para 24 de maio. Os leões confirmaram o apuramento após empatarem a zero no terreno do Porto, fazendo valer o triunfo por 1-0 alcançado em Alvalade.


Esta será a 32.ª presença do Sporting na final da prova-rainha, competição que já venceu por 18 vezes, incluindo na última edição. No historial, o Porto soma 20 conquistas, enquanto o Benfica lidera o ranking com 26 troféus levantados.


Na final do Jamor, o Sporting irá medir forças com o vencedor do duelo entre Torreense e Fafe, que decidem a outra vaga esta quinta-feira, dia 23 de abril, em Torres Vedras, depois do empate a uma bola na primeira mão da eliminatória.


Vale lembrar que, caso conquiste mais um troféu, Frederico Varandas pode aproximar-se da dezena de títulos desde que assumiu o cargo em 2018 no Sporting. Um registo que conta com três Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, duas Taças da Liga e uma Supertaça, ou seja, oito títulos ao todo.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 26 de abril, frente ao AVS SAD. O encontro, a contar para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Henriques, jogar-se-á na Vila das Aves, às 20h30.



Futebol

Após semana infernal, é conhecido o plano usado por Rui Borges para levar o Sporting ao Jamor

Treinador dos verdes e brancos utilizou estratégia que se mostrou bem sucedida para garantir a presença dos leões na final da Taça de Portugal

Apesar dos recentes desaires, Rui Borges nunca deixou cair o balneário do Sporting e recorreu ao orgulho ferido como estratégia para chegar ao Jamor
Apesar dos recentes desaires, Rui Borges nunca deixou cair o balneário do Sporting e recorreu ao orgulho ferido como estratégia para chegar ao Jamor

23 Abr 2026 | 12:55 |

Icon Comentário0

Abril tem sido um mês intenso para o Sporting e a última semana espelhou isso mesmo. Entre a eliminação na Liga dos Campeões frente ao Arsenal e a derrota no dérbi com o Benfica (2-1), o cenário podia ter abalado o grupo, mas Rui Borges manteve o foco e conduziu a equipa até à final da Taça de Portugal, após o empate no Dragão frente ao Porto.


Apesar dos recentes desaires, o técnico nunca deixou cair o balneário. Pelo contrário, recorreu ao orgulho ferido dos jogadores e recordou-lhes o percurso já alcançado, como a presença nos quartos de final da Champions - algo que não acontecia desde 1982/83. A mensagem foi clara: nada de baixar os braços, até porque ainda há objetivos em jogo.


No plano estratégico, Rui Borges voltou a proteger o grupo do ruído exterior e centrou todas as atenções na eliminatória. Sem espaço para lamentos, a equipa entrou no Dragão com a vantagem da primeira mão e um plano bem definido.


Na primeira parte, os leões privilegiaram a posse de bola, obrigando o adversário a correr atrás dela e permitindo, ao mesmo tempo, gerir o desgaste físico de um plantel exigido - sobretudo depois da saída precoce de Gonçalo Inácio por lesão. Sem grandes riscos, o Sporting controlou o ritmo e chegou ao intervalo com o objetivo cumprido: manter o nulo.

Na segunda metade, o cenário mudou. Com a fadiga a instalar-se, a equipa recuou linhas, fechou os espaços interiores - zona onde o Porto mais procurava criar perigo - e apostou em saídas rápidas, ainda que com menor frescura. A prioridade passou a ser resistir.


Nesse contexto, Hidemasa Morita assumiu protagonismo no meio-campo, sobretudo após a saída de Morten Hjulmand. O japonês destacou-se nos duelos físicos e na capacidade de equilibrar a equipa, numa exibição que espelhou a identidade pedida pelo treinador: intensidade, agressividade e compromisso.

Apesar do objetivo alcançado na prova rainha, o treinador não abdica da luta no campeonato. Enquanto for matematicamente possível, o foco mantém-se no título; caso contrário, a meta passa por assegurar o segundo lugar, que garante acesso à fase de qualificação da Liga dos Campeões, e tentar juntar esse feito à conquista da Taça de Portugal.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Vermelho por mostrar a Gabri Veiga? O que diz Pedro Henriques após Porto - Sporting
Futebol

Vermelho por mostrar a Gabri Veiga? O que diz Pedro Henriques após Porto - Sporting

23 Abr 2026 | 12:45

Icon Comentário0
Após Porto - Sporting, Varandas aproxima-se de marca histórica
Futebol

Após Porto - Sporting, Varandas aproxima-se de marca histórica

23 Abr 2026 | 12:41

Icon Comentário0
Erick Noriega nos planos do Sporting? Há novidades sobre processo no mercado
Futebol

Erick Noriega nos planos do Sporting? Há novidades sobre processo no mercado

23 Abr 2026 | 11:45

Icon Comentário0