Futebol
Confirmado! Casa Pia tem novo treinador interino e João Gião fica no Sporting
04 Nov 2025 | 19:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Dez 2024 | 15:48 |
João Caiado Guerreiro abordou a situação que envolve a queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) contra João Pereira. No espaço quinzenal de opinião 'Direito ao golo', do jornal A Bola, o advogado recordou que a qualificação do antigo lateral-direito está a ser questionada, uma vez que, apesar de ter concluído o Nível 3 do UEFA Pro, apenas concluiu o Grau 2 de forma oficial.
"Frederico Varandas continua a insistir em não ter treinadores totalmente qualificados no Sporting. Na última vez correu muito bem, sabemos como correu com Ruben Amorim, vamos ver como corre com João Pereira. Mas aos dois, quando começaram, faltava o desejado grau 4 de treinador da UEFA", disse.
"A Associação Nacional de Treinadores veio logo apontar isso e queixar-se. Os órgãos corporativos são muito assim, mas não tem muita razão, porque o curso de treinadores é quase impossível de fazer em Portugal, culpa das associações e das organizações que gerem o futebol português", acrescentou.
"O artigo 82, do regulamento da Liga, diz que só pode treinar um clube quem tiver este grau 4 e o João Pereira não se enquadra. O artigo 78 diz mesmo que é sancionado, com uma suspensão de 15 dias a um ano, quem treinar um clube nessas condições e é por isso que João Pereira não é o treinador inscrito. O treinador inscrito é outro, João Pereira está inscrito como adjunto. O antigo internacional português não pode dar as entrevistas de antevisão do jogo ou após o jogo. Mas deu, e se calhar preferia não ter dado, no jogo frente ao Arsenal, porque a UEFA fez vista grossa e aceitou a situação", explicou.
Os órgãos corporativos têm tido muito más experiências com este tipo de graus conseguidos, sabe-se lá como e com que critérios, os tribunais europeus não costumam ir nesta conversa e os portugueses também não foram. Ora, recorde-se que nos tribunais comuns, Rúben Amorim ganhou contra a Federação (FPF) e continuou a treinar o Sporting sem stresses", recordou João Caiado Guerreiro.
"Não é um caso de um médico ou de um piloto de avião que é mesmo necessário ter qualificações para isso. É o tipo de profissão que a maioria das pessoas faz e faria com alguma experiência sem haver necessidade de ter estas qualificações todas. O João Pereira já era jogador de futebol", alertando ainda, "Vamos ver como esta história acaba, porque há boas possibilidades de correr mal para a Federação Portuguesa de Futebol e para a Associação Nacional de Treinadores", disse, por fim.
Veja o comentário ao caso no vídeo abaixo:
Situação gerou enorme desconforto à massa associativa verde e branca, dada a prática pouco usual antes do encontro da quarta jornada da Liga dos Campeões
04 Nov 2025 | 20:22 |
Os adeptos do Sporting foram obrigados a tirar os sapatos à entrada para o Juventus Stadium, em Turim, antes do duelo da quarta jornada da Liga dos Campeões. Ao que o nosso Jornal apurou, a situação gerou enorme desconforto à massa associativa verde e branca.
A polícia e os membros da segurança do estádio dedicaram-se a inspecionar minuciosamente todos os adeptos, deixando-os descalços, um por um, para garantir que não introduzissem nenhum objeto proibido, de forma a evitar a entrada de engenhos pirotécnicos no recinto.
Apesar de não ser inédita, esta prática é mais recorrente em provas da UEFA. A revista de segurança rigorosa visa aumentar a segurança dos adeptos presentes nos estádios. As revistas são normalmente mais complexas nos encontros das provas europeias. Ainda assim, a 'inspeção' não costuma ser tão profunda.
Embalado por cinco vitórias consecutivas, o Sporting procura um triunfo inédito em Itália. Os leões podem dar um passo importante para garantir, no mínimo, a presença no play-off da Liga dos Campeões, sendo que o calendário de dezembro antecipa visitas à Luz e a Munique no espaço de cinco dias.
Antes da partida, o emblema verde e branco estava na 11.ª posição com seis pontos conquistados. Por outro lado, a Juventus, agora orientada por Luciano Spalletti - que elogiou um jogador do Sporting na conferência - soma apenas dois pontos e estava na 25.ª posição da tabela, fora da zona de apuramento para a próxima fase.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas
04 Nov 2025 | 19:49 |
Vitor Roque tem estado em destaque no Palmeiras e voltou a despertar a atenção de Ruben Amorim. Depois de o jogador ter rejeitado rumar ao Sporting no mercado de verão de 2024, o técnico do Manchester United pode voltar à carga pelo avançado e oferecer 50 milhões de euros.
No entanto, André Cury, agente do futebolista de 20 anos, que trocou o Barcelona pelo Palmeiras há cerca de meio ano - por 25,5 milhões de euros - deixou claro que o canarinho está feliz no Brasil, mas confirmou a chegada de propostas pela sua contratação.
Segundo o 'Fichajes', além do Manchester United, também Chelsea e Tottenham estão atentos ao atleta: "Hoje, temos uma chuva de ligações de europeus, principalmente, da Premier League e de Itália. Ligam para perguntar valores e condições, mas estamos estamos a meio da temporada", disse o empresário, em declarações ao Globoesporte.
"Já tivemos uma oferta do mundo árabe, de 35 milhões de euros, que não interessava, e, agora, vai chegar uma proposta na casa dos 50 milhões [de euros], da Premier League", adiantou ainda, mas deixando claro que, para já, Vitor Roque "não tem pressa" em sair do Brasil.
"O plano era voltar para cá, ficar forte novamente e estudar o mercado, também. Se chegar uma proposta boa para todos e tiverem o entendimento de que ele tem de sair, ele está aberto para escutar, mas ele está muito feliz no Palmeiras, logo, agora, quer tentar ganhar o Brasileirão e a Taça Libertadores", concluiu.
Um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa para futebolista que não tem sido aposta de Rui Borges
04 Nov 2025 | 19:36 |
Rodrigo Ribeiro, avançado do Sporting, pode voltar a ser, mais uma vez, cedido na reabertura do próximo mercado, em janeiro, e desta vez para a Bundesliga, sendo que já há negociações em andamento pelo futebolista que tem atuado na equipa B dos verdes e brancos.
Florian Plettenberg, jornalista da Sky Sports, informa que um eventual empréstimo com cláusula de opção de compra é um dos cenários em cima da mesa, apesar de não referir clubes em concreto que queiram contar com os serviços do internacional sub-20 português, que recentemente marcou à Alemanha.
F. Plettenberg: "Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento"
"Rodrigo Ribeiro, um jogador para ficar de olho na janela de transferências de inverno. O talentoso atacante de 20 anos pode deixar o Sporting por empréstimo com opção de compra. O seu contrato é válido até 2028. Vários clubes da Bundesliga estão interessados e as negociações estão em andamento", pode ler-se na rede social 'X'.
Vale a pena recordar que, caso seja emprestado, esta será a terceira cedência do jogador natural de Viana do Castelo, depois de uma passagem discreta pelos ingleses do Nottingham Forest na segunda metade de 2023/24 e outra pelo AFS na temporada transata.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rodrigo Ribeiro - avaliado em 2,5 milhões de euros - leva oito partidas disputadas: sete pela equipa B e uma com o plantel principal. No total, o avançado soma 527 minutos, nos quais marcou quatro golos e fez uma assistência na Liga 2.
Veja a publicação: