
Futebol
Nuno Santos e Daniel Bragança deixam adeptos do Sporting em êxtase (vídeo)
11 Out 2025 | 10:00
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
29 Jul 2024 | 10:27 |
Breves momentos após a despedida de Sebastián Coates que deixou o Estádio de Alvalade em lágrimas, o antigo capitão do Sporting seguiu rumo a Montevidéu, local onde terá pela frente um novo desafio. O internacional uruguaio já foi anunciado como o mais recente reforço do Nacional de Montevidéu, clube onde se formou. Na base da decisão de abandonar o emblema verde e branco após oito épocas e meia de leão ao peito, teve muito peso a questão familiar, nomeadamente um problema de saúde de um elemento da família.
Segundo informações avançadas pelo diário desportivo Record, o central de 33 anos seguiu viagem no domingo à tarde em direção ao seu país natal, acompanhado pela família. Contudo, antes disse, o agora ex-capitão leonino deixou uma nova mensagem de agradecimento aos Sportinguistas: “Foi muito emocionante sentir o vosso carinho! Desejo o melhor e que em maio sejamos novamente felizes. Até já!”, destacou Coates.
Além do pai, Peter, que demonstrou o seu “enorme orgulho” pelo trajeto do filho ao serviço do Sporting, também Edinson Cavani frisou ter “grande respeito e admiração” pelo antigo ‘camisola 4’ dos verdes e brancos. Outro companheiro uruguaio, e, ex-leão, Manuel Ugarte, mostrou apoio ao atleta, ao partilhar a imagem de uma tarja, em Alvalade, onde se podia ler que Coates seria “sempre um leão”.
Na temporada que terminou (2023/24), Sebastián Coates – avaliado em 3,5 milhões de euros – somou 44 encontros: 29 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Ao todo, 3.350 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão do Sporting marcou seis golos e fez uma assistência.
Ao todo, Sebastián Coates realizou 369 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22), deixando um legado histórico com a Listada verde e branca. O capitão deixa Alvalade como o estrangeiro com mais jogos na história e com um lugar no coração dos adeptos.
Médio do Famalicão é muito apreciado pela estrutura verde e branca, que procura reforçar meio-campo da equipa orientada por Rui Borges
11 Out 2025 | 12:36 |
Mathias de Amorim é um dos nomes na lista de possíveis reforços do Sporting. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, a estrutura verde e branca tem o médio do Famalicão muito bem referenciado para o meio-campo de Rui Borges.
A confirmada saída de Hidemasa Morita no final da temporada e a também possível despedida de Morten Hjulmand 'obrigam' o Clube de Alvalade a manter-se atento a oportunidades no mercado de transferências e o nome do jogador de 20 anos é um dos que saltam à vista. Também os resultados após exibições aquém do esperado fazem com que os leões sondem as suas possibilidades.
Fonte próxima do nosso Jornal confirmou, ainda, que os responsáveis do Sporting não têm qualquer problema de, caso seja necessário, perguntarem ao emblema do norte do país sobre as condições de Mathias de Amorim, uma vez que são clubes com boas relações depois dos negócios de Pedro Gonçalves e Manuel Ugarte.
Ainda assim, o Sporting ainda não está em posição de avançar com este processo, mas mantém o médio sinalizado e continuará a seguir as suas exibição durante a presente temporada desportiva, que promete ser de 'revelação' para o futebolista que realizou toda a sua formação no Bordeux.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Famalicão, Mathias de Amorim - avaliado em 4 milhões de euros - disputou 26 jogos, nos quais somou um golo e duas assistências. Esta época, serviu uma vez os colegas de equipa em sete partidas (588 minutos).
Antigo capitão dos red devils acredita que tempo do treinador em Old Trafford está a chegar ao fim e revela nome do sucessor preferido
11 Out 2025 | 10:42 |
Ruben Amorim é tabu em Inglaterra. O despedimento do antigo treinador do Sporting é visto como iminente e são vários os nomes apontados como próximo técnico do Manchester United. Roy Keane crê que Diego Simeone seria a escolha acertada.
Roy Keane: "Há anos que o tenho dito, gostaria que o treinador do Atlético Madrid [Diego] Simeone fosse para lá"
"Há anos que o tenho dito, gostaria que o treinador do Atlético Madrid [Diego] Simeone fosse para lá. Gostaria de vê-lo lá. Sei que o companheiro dele [Andrea Berta] foi para o Arsenal", começou por dizer o antigo médio dos red devils, no podcast Stick to Football.
Numa análise à possível chegada de Simeone a Old Trafford, Keane foi direto: "Acho que iria simplesmente fazer estragos, mas bons estragos. Iria arrasar naquele lugar. Sem garantias, mas gostaria de ver a personalidade dele, o histórico dele. As pessoas devem pensar em estilos de futebol, marcaram cinco golos contra o Real Madrid no fim de semana passado [5-2]. Ele não gosta que as equipas dele concedam muitos golos ou oportunidades, mas conseguem jogar um pouco e lutar".
Roy Keane: "Ainda diria 'deem uma oportunidade ao Ruben Amorim', absolutamente. Outra semana"
"Em Liverpool, há algumas semanas, a equipa não esteve tão bem como há uns anos, mas ainda tem espírito combativo [2-3]. Foi expulso nessa noite. Gostaria de uma grande personalidade", atirou, antes de brincar com a situação de Amorim: "Ainda diria 'deem uma oportunidade ao homem', absolutamente. Outra semana".
Vale recordar que, apesar das muitas opiniões e pedidos para o ex Sporting ser despedido, Jim Ratcliffe, proprietário do United, garantiu que não irá demitir o técnico: "Não teve a melhor das temporadas, mas precisa de demonstrar que é um bom treinador a três anos. Às vezes não compreendo a imprensa. Querem que o Ruben tenha sucesso do dia para a noite. Pensam que é como um interruptor. Que carregam no interruptor e são tudo rosas. Não se pode gerir um clube como o Manchester United a tomar decisões em cima do joelho".
Ex-futebolista internacional pela Suécia não esquece influência de jogador que passou por Alvalade e defende atleta das críticas recentes
11 Out 2025 | 10:11 |
Zlatan Ibrahimovic é admirador confesso de Rafael Leão - que viveu um momento tenso com Massimiliano Allegri. Já retirado dos relvados, o atual conselheiro do Milan lembrou a campanha do ex Sporting na Serie A em 2021/22, para responder às críticas das quais o internacional português tem sido alvo.
Zlatan Ibrahimovic: "Durante a pré-época Leão era o melhor, depois ficou dois meses de fora [por lesão], agora tem de voltar à forma"
"Em Turim, eu estava no balneário. Estavam todos zangados, todos, Allegri, porque se poderia ter ganhado. E também o Leão, que tinha falhado dois golos. Lembremo-nos de que durante a pré-época ele era o melhor, depois ficou dois meses de fora [por lesão], agora tem de voltar à forma", disse, à Gazzetta dello Sport.
"É claro que esperamos a magia, porque o Leão é magia!", assegurou Ibrahimovic, recordando grandes exibições do ex Sporting: "É claro que vamos falar sempre dele, porque é um dos melhores jogadores do mundo e não digo isto por marketing, mas porque joguei futebol. Vi-o quando era miúdo, agora tem dois filhos: é um percurso. Dizem que ele já tem 26 anos, mas eu amadureci aos 28. E, de qualquer forma, quando ganhámos o campeonato [em 2021/22], posso dizer que ele ganhou sozinho..."
Na presente temporada de 2025/26, a sétima ao serviço do Milan, Rafael Leão - avaliado em 70 milhões de euros - realizou três jogos pelo conjunto rossonero. Ao longo dos 65 minutos disputados, o ex Sporting apontou um golo e ainda procura a primeira assistência.
Rafael Leão estreou-se na equipa principal do Sporting na temporada 2017/18, por decisão de Jorge Jesus. Nesse jogo, o agora internacional português marcou um golo no Clássico frente ao Porto, no Estádio do Dragão. A sua estadia no Clube de Alvalade não acabou da melhor forma, uma vez que, no verão de 2018, acabou por rescindir unilateralmente com os verdes e brancos, após o ataque à Academia, assinando a custo zero com o Lille.